Questões de Concurso Público Prefeitura de Macieira - SC 2024 para Professor de Língua Portuguesa
Foram encontradas 8 questões
I.Cabe tão somente à gramática descritiva registrar como se diz numa língua funcional, numa determinada variedade que integra uma língua histórica: o português do Brasil; o português de Portugal; o português do século XVI ou do século XX; o português de uma comunidade urbana ou rural, o português de Eça de Queirós ou de Machado de Assis, e assim por diante.
II.Cabe a gramática normativa, que não é uma disciplina com finalidade científica e sim pedagógica, elencar os fatos recomendados como modelares da exemplaridade idiomática para serem utilizados em circunstâncias especiais de convívio social.
III.A gramática descritiva recomenda como se deve falar e escrever segundo o uso e a autoridade dos escritores corretos e dos gramáticos e dicionaristas esclarecidos.
IV.A gramática descritiva também trabalha com a distinção entre competência linguística (o conhecimento que o falante tem sobre sua língua) e desempenho linguístico (o uso efetivo da língua em situações concretas). Ela analisa ambos os aspectos para entender melhor o funcionamento da língua.
Estão corretas:
I.A semântica é responsável por examinar as possibilidades de posição dos termos da oração no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível.
II.Quando átonos finais, os encontros vocálicos das palavras como: glória, cárie, mágoa, tênue são normalmente ditongos crescentes, no entanto, podem ser emitidos com separação dos dois elementos, formando assim um hiato como: gló-ri-a, cá-ri-e, má-go-a e tê-nu-e.
III.A morfologia é a parte da gramática que se ocupa da constituição material das unidades linguísticas.
IV.A identidade de sinônimos é muito relativa ; no uso, eles assumem sentidos "ocasionais" que, no contexto, um não pode ser empregado pelo outro sem que se quebre um pouco a matiz da expressão, um exemplo disso são os verbos 'chamar', 'bradar' e 'clamar' que de acordo com a maior ou menor intensidade assumem sentidos diferentes.
Estão corretas:
I."Discurso é o enunciado ou texto produzido em uma situação de enunciação e não é determinado pelas condições históricas e sociais."
II."Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala."
III."Como cada indivíduo tem em si um ideal linguístico, ele procura extrair do sistema idiomático de que se serve as formas de enunciado que melhor lhe exprimam o gosto e pensamento."
IV."Considerar o discurso é contrapor-se a só considerar o texto e os elementos que o compõem."
Estão corretas:
I.Todo enunciado tem caráter fundamentalmente dialógico, ou seja, os enunciados geram efeitos de sentido que só podem ser analisados no contexto de enunciação e estão sempre relacionados a outros enunciados anteriores e àqueles que ainda estão por vir.
II.Toda a nossa atividade comunicativa consiste na construção de enunciados.
III.Todos os enunciados possuem a mesma relevância, seja em relação aos nossos desejos de comunicação, seja quanto aos interesses voltados à exposição gramatical.
Estão corretas:
(https://fazeducacao.com.br/multiletramento/)
A abordagem de multiletramento oferece uma variedade de benefícios, especialmente quando combinada com metodologias ativas de aprendizado. Dentre esses benefícios, podemos destacar, EXCETO:
A abordagem sociolinguística postula que, EXCETO:
A seguir, apresentam-se exemplos de descritores, exceto:
Entre as concepções de linguagem, a ideia de linguagem como expressão do pensamento considera:
I.O "psiquismo individual" a fonte constituidora da língua, de modo a restringir-se apenas em explicar o fato linguístico resultante de um ato de criação individual.
II.Considera uma gramática universal com base em fatores fonéticos, gramaticais e lexicais, os quais permanecem imutáveis para todos os enunciados, ou seja, um sistema estável e acabado.
III.Considera os sujeitos, uma vez que eles "são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos" (Koch; Elias, 2006, p. 10), ou seja, essa concepção situa a linguagem como um espaço de interação humana.
Estão corretas: