Questões de Concurso Público Prefeitura de Maracajá - SC 2025 para Professor de Ciências

Foram encontradas 11 questões

Q3153371 Ciências
Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma finíssima lâmina de ouro (de aproximadamente 0,0001 cm) com pequenas partículas de carga elétrica positiva, denominadas partículas alfa (α ), emitidas por um material radioativo.
Fonte: Usberco, João; Salvador, Edgard. Química — volume único. 5. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2002.

As observações feitas durante esse experimento levaram Rutherford a pensar em uma série de conclusões, dentre elas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3153372 Ciências
Durante os processos reprodutivos, ocorre a formação dos gametas femininos, ovulogênese, esta inicia-se antes do nascimento da mulher, em torno do terceiro mês de sua vida intrauterina. As células diploides precursoras dos óvuloo, as ovogônias, param de se multiplicar, crescem e iniciam a meiose, passando a ser chamadas de ovócitos primários. A meiose é interrompida ainda na prófase I. Os ovócitos primários permanecem estacionados nessa fase da meiose até serem ativados por um hormôno produzido pela parte anterior da glândula hipófise (adenoipófise).
Fonte: Amabis, J.M.; Mathos, G. Biologia moderna. São Paulo: Moderna, 2016.

Esse hormônio é denominado: 
Alternativas
Q3153374 Ciências
A carga elétrica é um conceito fundamental em eletricidade, explicando diversos fenômenos da natureza. A eletrização ocorre quando se friccionam dois materiais diferentes, sendo, portanto:
Alternativas
Q3153376 Ciências
As doenças causadas pela água são assim denominadas quando causadas por organismos ou outros contaminantes disseminados diretamente por meio da água. Sobre as doenças transmitidas através da água, identifique e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3153377 Ciências
Nos aspectos evolutivos da Origem da Vida, os primeiros organismos em ambientes terrestres foi um evento marcante do período Ordoviciano que ocorreu há cerca de 488 milhões de anos atrás, na Era:
Alternativas
Q3153378 Ciências
O tamanho do átomo é uma característica difícil de ser determinada, pois a eletrosfera de um átomo não tem fronteira definida. De maneira geral, para comparar o tamanho dos átomos, deve-se levar em conta dois fatores:

I.Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo.
II.O átomo que apresenta maior número de prótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons, o que ocasiona um aumento no seu tamanho.

Fonte: Usberco, João; Salvador, Edgard. Química — volume único. 5. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2002.

A partir da análise dos itens acima, é possível AFIRMAR que:
Alternativas
Q3153379 Ciências
Por muitos anos os cientistas dividiam os seres vivos, somente entre os reinos animal e vegetal, entretanto, com o desenvolvimento do microscópio e o aumento do conhecimento humano sobre evolução dos seres vivos, foi possível observar que diversos organismos não podiam se enquadrar em apenas dois reinos. Daí surgiram as classificações dos seres vivos em cinco reinos. Sobre o ser humano, identifique a qual ordem o mesmo está inserido e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3153380 Ciências
Na citologia, as biomembranas possuem características que a definem no modelo de Singer e Nicolson, como constituídas por uma camada dupla de moléculas de fosfolipídios bem compactadas. Sobre as biomembranas, julgue os itens a seguir:

I.As moléculas de lipídeos como se deslocam continuamente no plano da membrana, acabam perdendo o contato umas com as outras.
II.De acordo com o modelo acima, a estrutura em dupla camada é quem confere estabilidade e dinamismo às membranas biológicas.
III.As moléculas dos fosfolipídios apresentam uma cabeça e duas caudas carregadas eletricamente.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3153381 Ciências
Sobre os conceitos habitat e nicho ecológico, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)O nicho ecológico é o lugar, ou estrutura física, no qual o organismo vive.
(__)O habitat refere-se aos intervalos de condições que o organismo pode tolerar e os modos de vida que ele possui.
(__)Cada espécie tem um nicho distinto, além disso, a variedade de habitats é a chave para a diversidade dos organismos vivos.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Q3153382 Ciências
No polo apical de certas células epiteliais podem existir diferenciações relacionadas à função que os epitélios desempenham, sendo elas: os cílios e o microvilos.

Excerto I.Os epitélios que apresentam células ciliadas são chamados de epitélios ciliados. É encontrado, em locais, como a tranqueia onde o batimento ciliar desloca muco, bactérias e partículas de poeiras para o exterior do corpo, evitando que corpos estranhos entrem no pulmão.

Excerto II. Os microvilos são projeções da superfície da célula em forma de dedos de luva, que aumenta a área superficial da célula e, consequentemente sua área de absorção. Os microvilos ocorrem em epitélios que realizam função de absorção, como o que reveste o intestino.
Fonte: Lopes, Sônia. Bio: volume único. São Paulo: Saraiva, 2004.

Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3153383 Ciências
Os órgãos do Sistema Nervoso Central (SNC) estão protegidos por estruturas esqueléticas, tais como, o crânio que protege o encéfalo, a coluna vertebral que protege a medula espinal e por membranas denominadas meninges. As meninges estão localizadas entre as estruturas esqueléticas e os órgãos do SNC, os mamíferos apresentam três meninges, faça a correlação entre as colunas I (tipo de meninge) e coluna II (característica da meninge):

Coluna I

1.Dura-máter.
2.Pia-mater.
3.Aracnóide.

Coluna II

a.Mais resistente e em contato com os ossos.
b.Delicada e fibrosa.
c.Delgada e vascularizada.

Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: A
6: D
7: D
8: B
9: B
10: A
11: D