Questões de Concurso Público UNESPAR 2025 para Agente Universitário - Psicólogo
Foram encontradas 13 questões
( ) Para que as pessoas considerem um evento estressante, elas devem percebê-lo como ameaçador e carecer de todos os recursos para lidar com ele de maneira efetiva.
( ) Eventos cataclísmicos são fortes estressares que ocorrem repentinamente e afetam muitas pessoas ao mesmo tempo, como os desastres. Por isso, fica difícil as pessoas oferecerem apoio social umas às outras, o que produz muito estresse a longo prazo.
( ) Os estressares pessoais incluem eventos importantes na vida, como a morte de um familiar, a perda do emprego, um fracasso pessoal relevante ou até mesmo um evento positivo como casar. Em geral, as pessoas apresentam uma reação maior e imediata ao estresse, que logo desaparece.
( ) Os estressares básicos, ou seja, as dificuldades diárias, são situações que enfrentamos repetidas vezes, como ficar preso em engarrafamentos, ou problemas crônicos de longo prazo, como viver em uma área com altos índices de violência. Mesmo que essas dificuldades não requeiram muito enfrentamento, elas produzem emoções desagradáveis e o número delas está associado a sintomas psicológicos e a problemas de saúde.
( ) Outro aspecto do estresse é a estimulação, os eventos positivos menores que nos fazem sentir bem produzem estimulação e estão associados ao aumento do estresse. Quanto maior o número de eventos que produzem estimulação, mais sintomas psicológicos estão relacionados.
( ) A mensagem estruturada na forma de ganhos concentra-se em obter resultados positivos, ou evitar resultados indesejáveis incentivando um comportamento que promova a saúde.
( ) As mensagens estruturadas em forma de perdas concentram-se no resultado negativo causado por não ter adotado um comportamento que promova saúde, sendo eficazes para promover comportamentos que impulsionam a detecção de doenças.
( ) Os indivíduos e as circunstâncias não diferem em seu nível apropriado de medo necessário para desencadear uma mudança de atitude e comportamento. Quando esse nível é ultrapassado, as pessoas podem recorrer à negação ou a medidas de enfrentamento evitativo.
( ) Fotografias de doentes tendem a perturbar as pessoas de modo que a mensagem pode aumentar a ansiedade e levar à recusa para encarar o problema.
( ) A efetividade das mensagens estruturadas na forma de ganho ou perda parece variar com o fato de se pessoa tende a ser orientada para a evitação ou orientada para a aproximação.
I) Os estressares encontrados no trabalho podem resultar em interações sociais menos sensíveis e menos solidárias e mais negativas e conflituosas na família que podem afetar negativamente a resposta das crianças ao estresse.
II) Construir uma cultura de trabalho saudável exige atenção a três fatores: a pessoa, o ambiente e o comportamento.
III) O transbordamento de emoções negativas e o retraimento social são efeitos cruzados comportamentais entre as experiências de estresse no trabalho por um trabalhador e o bem-estar de outros membros da família.
IV) O retraimento social ocorre quando um ou mais pais ou cuidadores adultos que trabalham, retraem-se comportamental ou emocionalmente da vida familiar depois de um período muito estressante no trabalho.
V) O local de trabalho é um local ideal para promover a saúde e o mesmo se aplica aos programas de bem-estar em universidades e faculdades.
I) O apoio social mitiga o estresse de forma direta ajudando o indivíduo a lidar com ele de modo mais eficaz, conforme a hipótese de proteção.
II) O Alameda County Study foi o primeiro a estabelecer uma conexão forte entre apoio social e uma vida longa. Num período de nove anos, homens e mulheres com menos laços sociais apresentaram 2 a 4 vezes mais probabilidade de morrer em comparação com aqueles que não eram socialmente isolados.
III) Embora havendo apoio social, as pessoas podem não o perceber como algo benéfico, pois pode ser que naquele momento a pessoa não deseje ajuda.
IV) O apoio social pode não ajudar quando o tipo de apoio oferecido não for o efetivamente necessário naquele momento, por exemplo, a pessoa necessita de apoio social instrumental e está sendo oferecido apoio social emocional.
V) A hipótese do efeito direto é a teoria segundo a qual o apoio social produz efeitos benéficos durante momentos estressantes e não estressantes, aumentando as respostas físicas do corpo a situações difíceis.