Questões de Concurso Público UNIFAL-MG 2023 para Técnico de Laboratório/Área: Botânica
Foram encontradas 13 questões
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Depois de um ano fechado devido à pandemia de covid-19, o herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro reabriu em maio e já recebeu mais de 1,5 mil visitantes na exposição Coleções e Ciência. Com peças, objetos, equipamentos e imagens, a exposição apresenta o que é um herbário (coleção de plantas desidratadas) e sua importância para o estudo e a conservação de espécies.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/mostra-aberta-em-maio-em-herbario-no-rioatrai-mais-de-15-mil-pessoas. Acesso em: 24 out. 2023 (com adaptações).
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Depois de um ano fechado devido à pandemia de covid-19, o herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro reabriu em maio e já recebeu mais de 1,5 mil visitantes na exposição Coleções e Ciência. Com peças, objetos, equipamentos e imagens, a exposição apresenta o que é um herbário (coleção de plantas desidratadas) e sua importância para o estudo e a conservação de espécies.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/mostra-aberta-em-maio-em-herbario-no-rioatrai-mais-de-15-mil-pessoas. Acesso em: 24 out. 2023 (com adaptações).
Intitulada “Rivotril natural”, a kava kava atende pelo nome científico de Piper methysticum, conforme explicou o farmacêutico Lucas Cintra, doutor em química biológica pelo Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), em São Paulo. De acordo com o especialista, a planta dispõe de um grupo de substâncias chamadas kavalactonas. Esses componentes oferecem o efeito de ansiolítico.
Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/cha-de-planta-calmante-e-conhecido-comorivotril-natural-saiba-qual. Acesso em: 24 out. 2023 (com adaptações).
No nome científico Piper methysticum, a primeira e a segunda palavras do binômio designam, respectivamente:
Primeiramente, classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), segundo o livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014).
( ) Nas plantas vasculares o sistema vascular consiste em dois tecidos de condução, o xilema e o floema.
( ) O xilema e o floema são denominados tecidos complexos e são constituídos por dois ou mais tipos de células.
( ) Além de ser o principal tecido de condução de água nas plantas vasculares, o xilema também está envolvido na condução de sais minerais, na sustentação e no armazenamento de substâncias.
( ) O floema é principal tecido de condução de substâncias orgânicas nas plantas vasculares e as principais células condutoras do floema são os elementos crivados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses, na ordem:
Analise a imagem abaixo, retirada do livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014, com adaptações), que apresenta a morfologia de um fruto de nectarina (Prunus persica nectarina) (Figura A) e o diagrama de uma drupa (Figura B).
As partes numeradas de 1 a 4 referem-se respectivamente a quais estruturas?
Analise a figura abaixo, retirada do livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014, com adaptações), que representa tipos de flores mostrando diferenças na posição do ovário.
As partes numeradas de 1 a 4 referem-se, respectivamente, a quais estruturas?
Analise a figura abaixo, retirada do livro Raven, Biologia Vegetal (Evert et al., 2014, com adaptações), que apresenta a seção transversal de uma região do limbo da folha de lilás (Syringa vulgaris).
As partes numeradas de 1 a 4 referem-se, respectivamente, a quais estruturas?
Sobre a coleta de material botânico, segundo FREITAS et al. (2021), analise as afirmações com Verdadeiro (V) ou Falso (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência correta na ordem:
I. Para espécies herbáceas e subarbustos deverão ser coletados somente suas raízes e bulbos. ( )
II. Amostras de bambus devem conter, pelo menos, dois nós com o respectivo entrenó, duas folhas maduras e ramos jovens, bem como as brácteas florais, inflorescências e/ou infrutescências. ( )
III. Plantas com lâminas foliares grandes como Araceae (antúrio, maniçoba), Orchidaceae (Cyrtopodium sp.) e algumas Fabaceae, como o guapuruvu (Schizolobium parahyba Vell. Blacke) deverão ser amostradas coletando-se ao menos uma folha madura, particionada em secções compatíveis com o tamanho da exsicata.( )
IV. Plantas com hábitos lianescentes ou trepadores (cipós), com estruturas caulinares frágeis ou maleáveis, geralmente ultrapassam as dimensões da exsicata. Tais amostras deverão ser tomadas extraindo-se os ramos contendo estruturas reprodutivas e de sustentação (gavinhas ou apressórios). ( )
O procedimento experimental realizado por Mendel utilizando ervilhas consistia em cruzar duas linhagens puras de plantas para um mesmo caracter. Como na ervilha a autofecundação é o processo normal de reprodução, para realizar a fecundação cruzada entre duas variedades puras, Mendel precisava evitar artificialmente a autofecundação. Para isso, ele cortava estruturas relacionadas à reprodução, de algumas flores pertencentes às variedades que desejava cruzar, antes que estas estruturas amadurecessem. Depois, ele realizava manualmente a polinização das flores sem tais estruturas, com o pólen produzido por outra flor conservada intacta.
LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. Volume Único. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
Qual o nome dessas estruturas das flores, relacionadas à reprodução, que eram removidas nos experimentos de Mendel?
Em fisiologia vegetal, de acordo com Amabis e Martho (2018), o desenvolvimento e o crescimento das plantas são regulados por fitormônios, ou hormônios vegetais. Estes são substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta, de onde migram para os locais onde exercem seus efeitos.
Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos de Biologia Moderna. Volume Único. 5. ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda., 2018 (com adaptações).
Considerando os principais hormônios vegetais, marque a alternativa que apresenta a relação correta entre o nome e a função deste para as plantas:
Em aulas práticas de botânica, pode-se planejar utilização de partes de vegetais para ilustrar os conteúdos teóricos repassados aos estudantes. No caso do tema frutos, uma alternativa é realizar exposição de diferentes tipos, identificando e sinalizando nestes, como uma legenda, as principais partes de interesse para observação. Considerando os conceitos necessários, de acordo com Linhares e colaboradores (2019), para a formação dos frutos, após a fecundação, o óvulo origina a semente, e o ovário se hipertrofia, formando o fruto. Em geral, o fruto possui pericarpo e semente. O pericarpo, por sua vez, é composto de epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Para sinalizar a localização de cada parte do pericarpo no fruto exposto na aula prática, o(a) técnico(a) do laboratório deve conseguir associar as partes com sua correta definição.
Fonte: LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F; PACCA, H. Biologia. Volume Único. 2 ed. São Paulo: Editora Ática, 2019 (com adaptações).
Marque a alternativa que apresenta a associação correta, que preenche os parênteses na ordem:
1- Epicarpo
2- Mesocarpo
3- Endocarpo
( ) forma-se do tecido médio do ovário; em geral é a parte comestível do fruto.
( ) é resultante da epiderme interna do ovário.
( ) é resultante da epiderme externa do ovário.