Questões de Concurso Público UNIFASE - RJ 2023 para Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

Foram encontradas 60 questões

Q2028213 Saúde Pública
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são conceituadas como “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado”. A Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes para organização das RAS no âmbito do SUS foi decorrente de um grande acordo que envolveu: 
Alternativas
Q2028214 Saúde Pública
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S) sobre as instâncias colegiadas (Conferência de Saúde e Conselho de Saúde):
I. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
II. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
III. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas e aprovadas pelo Ministério da Saúde.
IV. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será na ordem de 2 para 1 em relação ao conjunto dos demais segmentos.
Alternativas
Q2028215 Saúde Pública
Analise as afirmativas abaixo, considerando a Lei 8080, de 19 de setembro de 1990:
AFIRMATIVA I: Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público.
PORQUE
AFIRMATIVA II: A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2028216 Saúde Pública
A Política Nacional de Humanização (PNH), é uma política pública do SUS voltada para ativação de dispositivos que favoreçam ações de humanização no âmbito da atenção e da gestão da saúde. Está ancorada em três macro objetivos, que buscam ampliar as ofertas da PNH, incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda de gestores e dos conselhos de saúde, além de divulgar a Política e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições. Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) para as afirmativas que descrevem os resultados almejados pela PNH:
( )Garantia dos direitos dos usuários. ( )Gestão autocrática nos serviços. ( )Valorização do trabalho na saúde. ( )Atendimento acolhedor com modelo de agenda tradicional. ( )Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo.
Alternativas
Q2028217 Saúde Pública
Assinale a alternativa que representa um marco na história da saúde brasileira, que resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), na formação das bases para o capítulo sobre saúde na Constituição Brasileira, e ainda desempenhou um importante papel na propagação do movimento da Reforma Sanitária: 
Alternativas
Q2028218 Saúde Pública
Integram o campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) disposto no Art.6º da Lei 8080, de 19 de setembro de 1990, EXCETO
Alternativas
Q2028219 Saúde Pública
A Portaria de Consolidação nº2, de 28 de setembro de 2017 dispõe sobre a Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde. O Capítulo I – das Políticas de Saúde é composto pelas seguintes Seções: Seção I - Das Políticas Gerais de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde (art. 2º), Seção II - Das Políticas de Controle de Doenças e Enfrentamento de Agravos de Saúde (art. 3º), Seção III - Das Políticas Voltadas à Saúde de Segmentos Populacionais (art. 4º) e Seção IV - Das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde (art. 5º). Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S) quanto as políticas que integram as Políticas de Promoção da Equidade em Saúde:
I. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
II. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas.
III. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
IV. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Povo Cigano/Romani. 
Alternativas
Q2028220 Saúde Pública

Analise as afirmativas abaixo, considerando o acesso às ações e aos serviços de saúde:


AFIRMATIVA I: Cabe aos entes federativos a garantia da transparência, da integralidade e da equidade; a orientação ordenação dos fluxos; o monitoramento; e a oferta regional às ações e aos serviços de saúde.

PORQUE

AFIRMATIVA II: O acesso às ações e aos serviços de saúde deve ser universal, igualitário e ordenado


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2028221 Saúde Pública
Os instrumentos para o planejamento e a gestão no âmbito do SUS, os quais se interligam sequencialmente, compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS, são:
Alternativas
Q2028222 Saúde Pública
Conforme descrito no Anexo V da Portaria de Consolidação nº2, a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPSSUS) reafirma o compromisso com a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popular no SUS, e propõe uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no SUS.
Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S) que representam alguns dos princípios da PNEPS-SUS:
I. Hierarquização. II. Amorosidade. III. Problematização. IV. Emancipação.
Alternativas
Q2028223 Saúde Pública
A Política Nacional de Humanização atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho. Assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) no que se refere aos conceitos que norteiam o trabalho da PNH:
( )Acolhimento. ( )Clínica ampliada. ( )Cuidado centrado no diagnóstico. ( )Tecnologias leves e duras em saúde. ( )Cogestão. 
Alternativas
Q2028224 Direito Sanitário
Sobre o subsistema de acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, definido pela Lei 8.080 (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) para as afirmativas abaixo:
( )Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante, exclusivamente durante o parto:
( )O acompanhante deverá permanecer junto a parturiente na alta hospitalar.
( )A acompanhante do sexo feminino será indicada pela parturiente.
( )Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
( )Os hospitais de todo o País, estão obrigados a manter aviso informando sobre o direito a acompanhante.
Alternativas
Q2028225 Saúde Pública
Muitos avanços são reconhecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) nas últimas décadas. Contudo, segundo descrito por PAIM (2015) muitos são os desafios enfrentados pelo mesmo. Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S) que representa(m) o(s) maior(es) problema(s) vivenciado(s) pelo SUS na atualidade:
I. Infraestrutura restrita e dependência de serviços de apoio diagnóstico e tratamento de serviços privados.
II. Organização ineficiente entre a atenção básica e média/alta complexidade.
III. Excesso de mobilizações políticas e sociais, que dificultam a gestão pelos entes federados.
IV. Implantação restrita do SUS em alguns estados brasileiros, não garantindo o princípio da universalidade
Alternativas
Q2028226 Saúde Pública
A partir do referencial na Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, foram discutidas no Grupo Técnico de Atenção (GTA) e pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em 2011 e 2012, as seguintes temáticas das Redes de Atenção à Saúde:
Alternativas
Q2028227 Saúde Pública
A sociedade construiu o controle social no SUS, com os conselhos e conferências de saúde, definindo espaços de participação social na formulação e deliberação da Política Pública de Saúde. Os conselhos de saúde têm atribuições legais e específicas de controle social. A sua responsabilidade é de contribuir para a formação de conselheiros comprometidos com a construção da política de saúde, baseada nos direitos à cidadania de toda a população, em defesa da vida e da saúde, com acesso universal, integral e igualitário. Quais são as representações garantidas nos conselhos de saúde?
Alternativas
Q2028228 Saúde Pública
A atenção domiciliar é um componente importante do SUS, no sentido de garantir equidade e permitir acesso oportuno aos serviços de saúde para família que, por razões diversas, não podem acessar a unidade de saúde. Sobre as diferentes composições familiares, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2028229 Saúde Pública
A Política Nacional de Atenção Básica, publicada pela primeira vez em 2006 e revisada em 2011 e 2017, estabelece as condições para a organização da Atenção Básica brasileira no âmbito do Sistema Único de Saúde. No documento estão previstas as diretrizes da Atenção Básica brasileira, que a situa como uma política abrangente. Assinale abaixo a afirmativa CORRETA:
Alternativas
Q2028230 Saúde Pública
Analise as asserções abaixo:
I. A Estratégia Saúde da Família, a partir da PNAB 2017, deixa de ser a estratégia prioritária de reorientação do modelo assistencial e política preferencial para expansão da Atenção Básica.
PORQUE
II. Serão reconhecidas outras estratégias de Atenção Básica em todo o território nacional.

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2028231 Saúde Pública
A Atenção Básica brasileira conta com um aparato normativo-legal abrangente que abarca alguns atributos que buscam situa-la como ordenadora da rede e cumprir papel central no sistema de saúde. Correlacione as colunas abaixo:
A.Coordenação do cuidado 
B.Longitudinalidade do cuidado
C. Territorialização
D.Integralidade
( ) Permite a criação vínculo e a manutenção do cuidado ao longo do tempo, favorecendo o atendimento de sujeitos, famílias e comunidades numa perspectiva integral.
( ) Situa a Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado e responsável pelo direcionamento do paciente à outros níveis de atenção, porém ainda mantendo o acompanhamento e a responsabilidade sobre o paciente em questão.
( ) Permite o atendimento de demandas e especificidades de cada território, considerando aspectos históricos, culturais, sociais, entre outros.
( ) Prevê um primeiro nível de atenção articulado aos demais, para que os casos que exigem mais tecnologias duras sejam encaminhados e manjeados a contento em hospitais e centros de especialidades.
Alternativas
Q2028232 Saúde Pública
A Atenção Básica cumpre papel fundamental no acompanhamento pré-natal de baixo risco e na garantia, por conseguinte, de uma gravidez de qualidade. No entanto, algumas condições preveem o encaminhamento a outros níveis de atenção. Assinale a alternativa que apresente fatores de risco que podem indicar o encaminhamento ao pré-natal de alto risco:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: C
5: E
6: B
7: E
8: C
9: B
10: D
11: B
12: A
13: C
14: E
15: C
16: B
17: B
18: D
19: A
20: E