Questões de Concurso Público UNIFASE - RJ 2023 para Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

Foram encontradas 5 questões

Q2028250 Enfermagem

Valdemar, 68 anos, compareceu à consulta de enfermagem para avaliação de seu estado geral. Mudou-se para a casa do filho, que mora no território adstrito da sua Unidade de Saúde da Família. O paciente, ao ser indagado sobre os hábitos alimentares e de ingestão hídrica, comunicou sua pouca vontade beber água e a dificuldade de perder o hábito de adicionar sal na comida para “dar mais gosto”. Já tratava da hipertensão arterial sistêmica há 3 anos com inibidor da enzima conversora de angiotensina e não se exercitava há 4 anos, desde que sua esposa faleceu. Sr. Valdemar é pintor e, embora tenha conseguido se aposentar, diz que o dinheiro é pouco e continua trabalhando para conseguir pagar as contas e ajudar o filho, que atualmente está desempregado. Durante a avaliação, evidenciou-se, entre outras coisas, uma pressão arterial de 150 x 100 mmHg e edema de membros inferiores cacifo 2+/4+.


Considerando os diagnósticos do CIPESC, assinale a alternativa CORRETA a diagnósticos possíveis e adequados para o caso:

Alternativas
Q2028258 Enfermagem
USE O CASO ABAIXO PARA RESPONDER A PRÓXIMA QUESTÃO:

Julio Macedo, 52 anos, casado, tabagista, sedentário, atualmente trabalhando como porteiro em um prédio próximo à Unidade de Saúde da Família, iniciou um quadro de cefaléia, dor na nuca, lipotímia esporádica e mal estar. Ao ser acolhido como demanda espontânea na ESF, foi atendido pelo médico e após três aferições da pressão arterial na USF, com intervalo de uma semana entre cada uma delas, foi diagnosticado com hipertensão. Os exames foram solicitados pelo médico e, na consulta seguinte, com o enfermeiro, além das demais avaliações preconizadas pelo Ministério da Saúde, foi realizada a estratificação de risco cardiovascular segundo o escore de Framinghan. Foi evidenciado na última consulta um Índice de Massa Corporal de 29 kg/m2. Além disso, Júlio declarou estar com o tratamento para Diabetes mellitus do tipo 2 interrompido há dois meses. A enfermeira procedeu com as orientações adequadas e com as etapas da consulta de enfermagem.
A estratificação tem como objetivo estimar o risco de cada indivíduo sofrer uma doença arterial coronariana nos próximos dez anos. Durante a consulta de enfermagem para a realização da estratificação de risco cardiovascular (RCV), muitos achados são fundamentais para o acompanhamento da pessoa com HAS e a etapa de coleta de dados sobre fatores de risco é imprescindível.
Com base nas informações do caso, assinale a alternativa CORRETA quanto a conduta da enfermeira: 
Alternativas
Q2028259 Enfermagem
Sobre a consulta de enfermagem para prevenção primária da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmativas abaixo:
I. A prevenção primária da HAS pode ser feita mediante controle de seus fatores de risco, como sobrecarga na ingestão de sal, excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, abuso de álcool, entre outros.
II. A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, predispostos à hipertensão e tem enfoque na mudança no estilo de vida.
III. Sugere-se que a UBS ofereça consulta de enfermagem para orientação de mudanças de estilo de vida e que essas sejam iniciadas somente diante do diagnóstico de HAS, pois se existirem fatores de risco associados, como diabetes e obesidade, o risco de HAS futura aumenta consideravelmente.
IV. Nas consultas de enfermagem, o foco do processo educativo será para orientação daquelas medidas que reduzem a pressão arterial, sendo elas: uso adequado da terapia medicamentosa, acompanhamento oportuno com cardiologista e realização anual de eletrocardiograma.

Agora assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2028269 Enfermagem
Tiago compareceu à uma consulta de enfermagem agendada na USF do bairro. Ele nunca havia agendado atendimento e se recusava todas as vezes em que a ACS o ofertava. Mas Tiago apresentou pico hipertensivo no trabalho e o médico da empresa de manutenção em motores de aeronaves que Tiago trabalhava sugeriu que sua pressão poderia ter subido devido ao peso. Tiago, que não costumava se cuidar, seguiu a recomendação do médico do trabalho e agendou uma consulta. Estava em uso contínuo de Losartana potássica 50mg duas vezes ao dia e em seu monitoramento, a pressão variava entre 130 x 85 mmHg e 150 x 100 mmHg, a depender do seu dia no trabalho e no enfrentamento de conflitos cotidianos no domicílio. Na consulta, a enfermeira verificou a antropometria de Tiago: 1.80 metros de altura e 90kg, o que resultou em um Índice de Massa Corporal de 32 kg/m2.
Qual é a conduta adequada da enfermeira para o caso acima?
Alternativas
Q2028270 Enfermagem
USE O CASO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO:

Uma mulher de 24 anos foi acolhida pela técnica de enfermagem da USF com queixa de sangramento uterino anormal. Após escuta ativa e acolhimento da queixa, a paciente foi encaminhada à consulta de enfermagem. A enfermeira constatou que o sangramento era, de fato, uterino e procedeu com o teste rápido de gravidez, que resultou negativo. Ao examinar clinicamente, a enfermeira constatou um sangramento agudo intenso.
Qual é a conduta adequada da enfermeira para o caso acima?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: E