Questões de Concurso Público UNIFASE - RJ 2023 para Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Psicologia
Foram encontradas 20 questões
I. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
II. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
III. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas e aprovadas pelo Ministério da Saúde.
IV. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será na ordem de 2 para 1 em relação ao conjunto dos demais segmentos.
AFIRMATIVA I: Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público.
PORQUE
AFIRMATIVA II: A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Assinale a alternativa CORRETA:
( )Garantia dos direitos dos usuários. ( )Gestão autocrática nos serviços. ( )Valorização do trabalho na saúde. ( )Atendimento acolhedor com modelo de agenda tradicional. ( )Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo.
I. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
II. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas.
III. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
IV. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Povo Cigano/Romani.
Analise as afirmativas abaixo, considerando o acesso às ações e aos serviços de saúde:
AFIRMATIVA I: Cabe aos entes federativos a garantia da transparência, da integralidade e da equidade; a orientação ordenação dos fluxos; o monitoramento; e a oferta regional às ações e aos serviços de saúde.
PORQUE
AFIRMATIVA II: O acesso às ações e aos serviços de saúde deve ser universal, igualitário e ordenado
Assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S) que representam alguns dos princípios da PNEPS-SUS:
I. Hierarquização. II. Amorosidade. III. Problematização. IV. Emancipação.
( )Acolhimento. ( )Clínica ampliada. ( )Cuidado centrado no diagnóstico. ( )Tecnologias leves e duras em saúde. ( )Cogestão.
I. Infraestrutura restrita e dependência de serviços de apoio diagnóstico e tratamento de serviços privados.
II. Organização ineficiente entre a atenção básica e média/alta complexidade.
III. Excesso de mobilizações políticas e sociais, que dificultam a gestão pelos entes federados.
IV. Implantação restrita do SUS em alguns estados brasileiros, não garantindo o princípio da universalidade
I. A Estratégia Saúde da Família, a partir da PNAB 2017, deixa de ser a estratégia prioritária de reorientação do modelo assistencial e política preferencial para expansão da Atenção Básica.
PORQUE
II. Serão reconhecidas outras estratégias de Atenção Básica em todo o território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
A.Coordenação do cuidado
B.Longitudinalidade do cuidado
C. Territorialização
D.Integralidade
( ) Permite a criação vínculo e a manutenção do cuidado ao longo do tempo, favorecendo o atendimento de sujeitos, famílias e comunidades numa perspectiva integral.
( ) Situa a Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado e responsável pelo direcionamento do paciente à outros níveis de atenção, porém ainda mantendo o acompanhamento e a responsabilidade sobre o paciente em questão.
( ) Permite o atendimento de demandas e especificidades de cada território, considerando aspectos históricos, culturais, sociais, entre outros.
( ) Prevê um primeiro nível de atenção articulado aos demais, para que os casos que exigem mais tecnologias duras sejam encaminhados e manjeados a contento em hospitais e centros de especialidades.