Questões de Concurso Público Prefeitura de Mineiros - GO 2024 para Cirurgião Dentista / Endodontista

Foram encontradas 15 questões

Q3143259 Odontologia
Clinicamente um abscesso dentoalveolar agudo pode ser classificado em 3 diferentes fases evolutivas. São características de um abscesso dentoalveolar agudo na fase evoluída, exceto:
Alternativas
Q3143260 Odontologia
Um paciente de 13 anos de idade sofreu uma queda de bicicleta que resultou em avulsão do dente 11. O dente foi colocado em um copo com água e o menino foi conduzido por seus responsáveis à unidade básica de saúde do seu bairro após 20 minutos.
Considerando o caso apresentado, é correto afirmar que, após o pronto atendimento do paciente, o tratamento para a situação clínica é:
Alternativas
Q3143261 Odontologia
O flare-up é uma urgência verdadeira que se desenvolve entre as sessões do tratamento endodôntico e é causado por iatrogenia e/ou microorganismos e seus subprodutos. NÃO é considerada uma condição indutora de flare-up: 
Alternativas
Q3143262 Odontologia
Paciente com 39 anos de idade, sexo masculino, relata que não tem dormido à noite devido à dor forte e intensa na região do dente 25. O exame clínico mostra uma restauração insatisfatória de amálgama no dente 25. Os testes térmicos evidenciam a vitalidade pulpar. O exame radiográfico mostra que a lâmina dura do dente está intacta. 
Após a abertura coronária, a polpa:
Alternativas
Q3143263 Odontologia
Analise as afirmativas abaixo, atribua valores Verdadeiro (V) e falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A pulpite aguda reversível é, por definição, uma leve alteração infamatória que, uma vez removida, o agente agressor ocorre a reparação tecidual. 
( ) Os vasos sanguíneos da polpa se dilatam em resposta à cárie e esse quadro é conhecido, histologicamente, como hiperemia pulpar. 
( ) Na pulpite aguda irreversível quando se remove o agente que desencadeou a alteração pulpar o processo inflamatório cessa. 
( ) A necrose de coagulação que a polpa pode sofrer ocorre devido ao rompimento do feixe vasculo-nervoso. 
( ) Em casos de necrose pulpar o tratamento mais indicado é a biopulpectomia.
Alternativas
Q3143264 Odontologia
As reabsorções dentárias ocorrem devido à perda da integridade das camadas protetoras da dentina, como o pré‐cemento e a pré‐dentina. Sobre reabsorções dentárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.
( ) A reabsorção externa por substituição ocorre posteriormente ao processo de anquilose dental. 
( ) A reabsorção dentária apical externa pode estar associada à infecção pulpar, ocorrendo em dentes com necrose pulpar e lesão periapical ou em dentes com insucesso do tratamento endodôntico e lesão periapical. 
( ) na reabsorção radicular externa, não é possível visualizar o contorno do canal radicular radiograficamente.
( ) A reabsorção cervical externa não ocorre em dentes com polpa viva, acontecendo em dentes com polpa necrosada que não respondem aos testes de sensibilidade pulpar. 
( ) A mancha rósea na coroa dental é um sinal patognomônico da reabsorção interna, podendo também ser observada em casos de reabsorção cervical externa cervical. 
Alternativas
Q3143265 Odontologia
Com relação às limas tipo hedstroem, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3143266 Odontologia
Segundo Andreasen (2001), com relação aos incisivos superiores permanentes luxados lateralmente, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3143267 Odontologia
Emergência verdadeira que se desenvolve entre sessões de tratamento endodôntico, caracterizado por dor e/ou tumefação. Fatores relacionados com hospedeiro, como dor prévia ao tratamento, pacientes do sexo feminino, idade superior a 40 anos e casos de retratamento.
Qual o diagnóstico correto de acordo com a situação descrita?
Alternativas
Q3143268 Odontologia
De acordo com o diagnóstico das alterações pulpares e perirradiculares, correlacione as colunas abaixo. Depois assinale a alternativa que contêm a sequencia correta.
Coluna 1 1. Pulpite aguda reversível                                            2. Pulpite aguda irreversivel                                         3. Pericementite apical aguda                                       4. Abscesso periapical agudo                                        5. Abscesso periapical crônico                                     
Coluna 2 (  ) Dor aguda, latejante, agravada em decúbito.
(  ) Dor provocada na percussão vertical, sensação de dente crescido.
(  ) Dor provocada e aguda, de curta duração.
(  ) Assintomático ou com dor moderada, geralmente apresenta fístula.
(  ) Dor latejante e aguda, com processo inflamatório exsudativo.
Alternativas
Q3143269 Odontologia
Paciente, 20 anos de idade, chega ao consultório relatando febre, mal-estar e dor aguda no elemento 47, quem tem uma restauração de resina.  Clinicamente não há edema na face. O teste de sensibilidade pulpar foi negativo,  percussão e palpação apical foram positivos. Radiograficamente, há um aumento do espaço periodontal. O provável diagnóstico é: 
Alternativas
Q3143270 Odontologia
No acesso a câmara pulpar, a broca Endo-Z:
Alternativas
Q3143271 Odontologia
Com relação à configuração dental interna, o canal cavo origina-se: 
Alternativas
Q3143272 Odontologia
É incorreto afirmar que, quanto menor a tensão superficial de uma solução irrigante:
Alternativas
Q3143273 Odontologia
No preparo mecânico e químico de canais radiculares, um dos benefícios da irrigação com ácido EDTA é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: C
6: D
7: B
8: C
9: A
10: D
11: D
12: E
13: E
14: A
15: B