Questões de Concurso Público Prefeitura de Mineiros - GO 2024 para Médico Ginecologista /Obstetra

Foram encontradas 15 questões

Q3140324 Medicina
A cardiotocografia (CTG) é um dos exames mais utilizados na avaliação do bem-estar fetal. Sobre ele, avalie as assertivas:

I. A qualidade da avaliação não é alterada pela posição da paciente ou jejum prolongado. 


II. No período de sono fetal pode não haver acelerações transitórias no exame, sem determinar sofrimento fetal.


III. A desaceleração precoce é considerada benigna, pois não está relacionada à hipoxia fetal.


IV. A aceleração transitória é caracterizada quando há aumento de 15 bpm por pelo menos 15 segundos, independente da idade gestacional do concepto.


Estão corretas:

Alternativas
Q3140325 Medicina
A toxoplasmose é uma zoonose causada por protozoário, capaz de infectar diversos seres vivos, tendo o ser humano como hospedeiro intermediário e o gato como hospedeiro definitivo. Na gestante de 13 semanas com IgM e IgG positivos para toxoplasmose, com avidez de IgG de <30%, qual a conduta adequada na gestação. 
Alternativas
Q3140326 Medicina
Sobre a diabetes mellitus gestacional (DMG) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3140327 Medicina
São critérios para administração de metotrexato na gestação ectópica, exceto:
Alternativas
Q3140328 Medicina
Paciente 37 anos com história de abortos recorrentes comparece para investigação e orientações pré-concepcionais. G4PN1A3, teve um parto pré-termo as 28 semanas, com internação prolongada em UTI neonatal, atualmente é um menino saudável de 5 anos. Nos anos seguintes apresentou 3 gestações que terminaram em aborto as 22, 20 e 18 semanas. A história se repetia, com a gestação inicialmente saudável, sem alterações pressóricas ou infecções. Foi admitida no hospital nas 3 últimas gestações com sangramento vaginal e dor leve, com dilatação avançada que evoluia para expulsão do concepto vivo e sem malformações aparentes. 
Qual o diagnóstico mais provável e qual a conduta para evitar novas perdas gestacionais?
Alternativas
Q3140329 Medicina
Sobre o crescimento intrauterino restrito (CIUR) e a dopplervelocimetria é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3140330 Medicina
Gestante com 36 semanas, dá entrada em trabalho de parto. Na triagem sorológica da maternidade apresentou teste rápido de sífilis reagente e VDRL com resultado 1/32. No pré natal, realizou teste rápido ainda no primeiro trimestre com teste rápido negativo. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e a conduta preconizada pelo Ministério da Saúde do Brasil (PCDT 2022) para o caso clínico mencionado.
Alternativas
Q3140331 Medicina

Paciente 41 anos, G2PC1, 40 semanas e 2 dias, evolui para parto normal taquitócito. Após 30 minutos da admissão nasce RN de 4120g, Apgar 8 e 9. Realizado manejo ativo do terceiro período do parto com dequitação placentária em 5 minutos após a expulsão fetal. Imediatamente inicia sangramento moderado, mal estar geral, tontura, agitação psicomotora. Antecedentes pessoais: hipertensão arterial crônica, obesidade e diabetes gestacional mal controlada. Exame físico: Regular estado geral, hipocorada (+++/++++), pressão arterial: 87x52 mmHg, Frequência cardíaca: 138 bpm, Frequência respiratória: 24 ipm, saturação de O2: = 94%. Exame gineco-obstétrico: fundo uterino palpável a 3 cm acima da cicatriz umbilical, consistência amolecida, canal de parto com laceração de primeiro grau, sem sangramento ativo.


Qual a sequência correta para atendimento dessa hemorragia puerperal, após providenciar dois acessos venosos calibrosos, suplementação de O2 e monitorização?

Alternativas
Q3140332 Medicina
Paciente 27 anos, nuligesta, comparece na consulta de atenção secundária com queixa de lesão vulvar dolorosa há 3 dias. A lesão era inicialmente única e já surgiu ulcerada. Refere vida sexual ativa com uso incorreto de preservativo externo. Ao exame físico: lesões ulceradas múltiplas em fúrcula e face interna de pequenos lábios, dolorosas com bordas irregulares e fundo recoberto por exsudato. Ausência de linfadenomegalias inguinais. 
No diagnóstico diferencial das úlceras genitais, assinale a alternativa que indica o diagnóstico mais provável, seu agente etiológico e o tratamento de primeira linha correspondente, conforme o PCDT 2022:
Alternativas
Q3140333 Medicina
Sobre a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), responda:
Alternativas
Q3140334 Medicina
Paciente 44 anos é encaminhada ao Serviço de Ginecologia devido alteração em colpocitologia oncótica. História ginecológica e obstétrica: G3PN2C1 com laqueadura, ciclos menstruais regulares, DUM há 3 semanas. O exame de março de 2024 apresenta células escamosas atípicas de significado indeterminado, quando não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau. No exame físico a olho nu, não se pode observar alterações em colo uterino. A conduta correta nesse caso é:
Alternativas
Q3140335 Medicina
Segundo os Critérios Médicos de Elegibilidade para Uso de Métodos Contraceptivos, assinale a paciente que está fazendo uso de contracepção não recomendada.
Alternativas
Q3140336 Medicina
Paciente 44 anos, após realização de mamografia de rotina retorna com resultado: BI-RADS 4B. grupo de calcificações pleomórficas finas em quadrante superolateral de mama esquerda. Não realizou USG. Ao exame físico: mamas simétricas de médio volume, sem retrações ou abaulamentos, sem nódulos palpáveis, axilas e fossas supraclaviculares livres. A conduta adequada nesse caso é:
Alternativas
Q3140337 Medicina
Qual das seguintes alterações não deve ser utilizada para o diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) na adolescência?
Alternativas
Q3140338 Medicina
Segundo o Consenso Brasileiro de Terapêutica Hormonal do Climatério 2024 são consideradas contraindicações relativas e absolutas para Terapia de Reposição Hormonal, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: C
6: B
7: D
8: B
9: D
10: E
11: A
12: C
13: D
14: D
15: D