Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaíba - MG 2017 para Nutricionista

Foram encontradas 10 questões

Q1325324 Nutrição
Segundo Mezomo, para administrar um serviço de saúde dentro da melhoria contínua de qualidade, há necessidade de, EXCETO
Alternativas
Q1325325 Nutrição
A ferramenta de estudo da técnica dietética é o alimento, que é toda substância ou mistura de substâncias no estado sólido, líquido ou pastoso, em qualquer forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos necessários à sua atividade energética, estrutural e reparadora. Sobre esse assunto, correlacione as colunas abaixo.
1. Alimento convencional 2. Alimento orgânico 3. Alimento hidropônico 4. Alimento funcional 5. Alimento diet 6. Alimento light 7. Alimento enriquecido
( ) Alimento que atende às necessidades dietoterápicas especiais de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológicas particulares. São geralmente utilizados em dietas de restrição, devendo ter a total ausência de um determinado ingrediente. ( ) Alimento em que se adiciona um ou mais nutrientes essenciais contidos naturalmente ou não, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo e/ou prevenir ou corrigir deficiências demonstradas em um ou mais nutrientes na alimentação da população ou em grupos específicos. ( ) Alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica. ( ) Alimento com redução mínima de 25% de qualquer de seus atributos: caloria, açúcar, sal, gordura, carboidrato e colesterol. ( ) Alimento isento de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Deve apresentar um “selo verde”, garantindo a qualidade do produto e a ausência de produtos tóxicos. ( ) Alimento produzido pelo método convencional, utilizando o solo. ( ) Alimento produzido em ambiente protegido (estufas) sem o uso de solo e com o uso de adubos químicos de fácil solubilidade em água. Produto isento de contaminantes e cresce mais saudável.
Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Q1325326 Nutrição
A Resolução RDC n.º 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regulamenta as boas práticas para serviços de alimentação. Leia as afirmativas apresentadas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1325327 Nutrição
Os índices antropométricos mais amplamente usados, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotados pelo Ministério da Saúde na avaliação do estado nutricional de adolescentes de 10 a 19 anos, são:
Alternativas
Q1325328 Nutrição
A avaliação do estado nutricional do idoso é considerada complexa em razão da influência de uma série de fatores, os quais necessitam ser investigados, detalhadamente, visando a um diagnóstico nutricional acurado que possibilite intervenção nutricional adequada. Alterações fisiológicas, processos patológicos crônicos e situações individuais que ocorrem com o envelhecimento geralmente interferem no estado nutricional do indivíduo. Portanto, impõem-se a associação de indicadores nutricionais e a utilização de padrões de referência os mais específicos possíveis para a realização de tal avaliação. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1325329 Nutrição
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença cerebrovascular, doença renal crônica e fibrilação atrial e tem sido associada ao desenvolvimento de déficit cognitivo e demência. Segundo a I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, publicada em 2013 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é correto afirmar que, EXCETO
Alternativas
Q1325330 Nutrição
Uma em cada três pessoas no mundo é afetada pela deficiência de vitamina A, ferro ou iodo. Manifestações clínicas dessas carências, como morte materna e infantil, resposta imunológica diminuída, cegueira, retardo mental e anemia, afetam mais de meio bilhão da população mundial. Desse modo, os profissionais de atenção básica de saúde (especialmente da estratégia saúde da família) são um dos pilares para que a alimentação e a nutrição possam prevenir doenças e promover a saúde da população brasileira. Sobre esse assunto, julgue as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O leite materno e a sua concentração de vitamina A são importantes para o lactente, uma vez que as reservas hepáticas no nascimento são muito pequenas, sendo aumentadas nos primeiros 6 meses graças à ingestão do leite materno, que é a principal fonte alimentar nessa fase do ciclo de vida. ( ) O ácido ascórbico, presente basicamente nas frutas, destaca-se por ser um potente facilitador da absorção do ferro quando oferecido juntamente com a refeição, podendo aumentar a biodisponibilidade do ferro das dietas. ( ) O bócio é o resultado mais grave da deficiência de iodo no período fetal, levando a danos cerebrais irreversíveis na criança. ( ) A maior parte dos óleos vegetais possui alta concentração de carotenoide. As exceções são o óleo de dendê e o de buriti, que são pobres nessa substância. ( ) A quantidade de ferro no leite materno, embora baixa, é extremamente bem absorvida graças à sua alta biodisponibilidade, quando comparada à fórmula de leites não fortificados.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Q1325331 Nutrição
O guia alimentar é um documento oficial lançado pelo Ministério da Saúde cujo principal objetivo é promover a saúde das famílias, pessoas, da sociedade brasileira, por meio de um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação saudável, sendo assim, um instrumento para a educação nutricional e alimentar no Sistema Único de Saúde (SUS). Sabe-se atualmente que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública. Em relação às orientações nutricionais recomendadas pelo novo guia alimentar, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1325332 Nutrição
A deficiência dessa vitamina em crianças leva à tetania e ao raquitismo, com achados clínicos de bossa frontal, alterações da caixa torácica com aspecto de “peito de pombo” e pernas arqueadas; em adultos, leva à osteomalácia. Os descritos acima dizem respeito à deficiência da
Alternativas
Q1325333 Nutrição
As DRI são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para planejar e avaliar dietas para pessoas saudáveis. As DRI, para a população em geral, fornecem:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: A
6: A
7: B
8: A
9: D
10: C