Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaratuba - PR 2022 para Arquiteto, Edital nº 001

Foram encontradas 16 questões

Q2020987 Arquitetura
A ABNT NBR 9050, em sua versão corrigida de 30.12.2005 trata da acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e informa, em seus objetivos, que todos os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos urbanos devem atender a esta norma para serem considerados acessíveis. Considerando essa premissa, e conforme definido na Norma, é considerado acessível:
Alternativas
Q2020988 Arquitetura
De acordo com o artigo “Urbanismo como ciência, técnica e arte: sua política e sua proteção legal”, de autoria de João Ademar de Andrade Lima e publicado no Arquitexto 027.04 ano 03, ago. 2002 (disponível em https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.027/760), ao apresentar os conceitos de urbanismo, informa que os termos “urbanização” e “urbanismo”, com o sentido de planejamento urbano, foram usados pela primeira vez na segunda metade do século XIX, por Ildefonso Cerdá, em sua obra Teoria Geral da Urbanização.Aobra Teoria Geral da Urbanização pressupõe a aplicação de princípios e doutrinas na reforma e expansão de determinada cidade espanhola. Entre as opções a seguir, informe a que cidade se refere:
Alternativas
Q2020990 Arquitetura
Atualmente, há, no mercado, uma nova visão sobre como realizar projetos na área da arquitetura e da construção civil: os projetos deixam de ser apenas “desenhos” e passam a ser entendidos no ambiente do software como elementos de construção. Muito além da visualização em 3D, é possível aplicar materiais, compatibilizar projetos arquitetônicos com projetos estruturais, hidrossanitários e elétricos, além de ser possível estimar com precisão os quantitativos dos materiais, fazer um cronograma de obra preciso e ter uma estimativa bastante precisa dos custos que estarão envolvidos na operação, de maneira rápida e objetiva. Entre as opções a seguir, informe qual é esta nova visão:
Alternativas
Q2020992 Arquitetura
A NBR 13532 de 1995, que versa sobre a elaboração de projetos de edificações: Arquitetura define, em seu item 3.3, que as etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes, na sequência indicada (incluídas as siglas): a) levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); b) programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ); c) _____________; d) estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ); e) anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) ou de pré-execução (PR-ARQ); f) projeto legal de arquitetura (PLARQ); g) projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional); h) projeto para execução de arquitetura (PEARQ). Entre as opções a seguir, informe a CORRETA para a etapa c), não identificada acima:
Alternativas
Q2020993 Arquitetura
O Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, foi adequado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. O projeto desenvolvido pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados foi, em 2013, um dos vencedores do Mipim AR Future Project Awards. Promovida pela centenária revista de arquitetura inglesa The Architectural Review e patrocinada pela gigante francesa do mercado imobiliário Mipim, a premiação indica anualmente os melhores projetos em categorias. De acordo com o parecer do júri, no projeto do Maracanã, “um engenhoso reuso da estrutura permitiu a inclusão de uma espetacular cobertura que adapta o ícone da década de 1950 para o perfeito uso durante a próxima Copa do Mundo”. Entre as opções a seguir, informe em que categoria a adequação do Maracanã foi premiada.
Alternativas
Q2020994 Arquitetura
De acordo com Clara Irazábal (Arquitextos nº 19.03 ano 02, dez.2001): “A Carta de Atenas foi elaborada por um grupo internacional de arquitetos depois de uma série de congressos nos quais se discutiu como o paradigma da arquitetura moderna poderia responder aos problemas causados pelo rápido crescimento das cidades, causado, entre outros fatores, pela mecanização na produção e as mudanças no transporte. No IV Congresso do CIAM, este grupo de profissionais e visionários finalizou a Carta de Atenas, depois de haver analisado 33 cidades das mais diversas latitudes e climas no planeta. Portanto, suas observações e recomendações tinham um sentido bastante universal.” Em contraponto à Carta de Athenas, em 1996, é criada uma nova Carta. De acordo com Adilson Costa Macedo (Arquitextos nº 082.03 ano 07, mar.2007), sobre esta nova Carta: “A Carta estabelece princípios associados à formação do espaço regional, da cidade, e do bairro, com a intenção de: organizar sistemas regionais articulando áreas urbanizadas centrais com as cidades menores em setores bem delimitados do território, evitando a ocupação dispersa; valorizar a acessibilidade por transportes coletivos; favorecer a superposição de uso do solo como forma de reduzir percursos e criar comunidades compactas; estimular o processo de participação comunitária, e retomar os tipos do urbanismo tradicional relativos ao arranjo das quadras e da arquitetura.” Entre as opções a seguir, informe a que CORRETAMENTE identifica a nova Carta, de 1996:
Alternativas
Q2020995 Arquitetura
A Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020 trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Tal norma, em seu item 6.12.3, versa sobre dimensões mínimas da calçada e informa que a largura da calçada pode ser dividida em três faixas de uso, quais sejam: a) faixa de serviço; b) faixa livre ou passeio; c) faixa de acesso. No que se refere à faixa livre ou passeio, informa que “destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter no mínimo (...) de largura e (...) de altura livre”. Entre as opções a seguir, informe as corretas dimensões, respectivamente, para o mínimo de largura e de altura livre, citadas na referida Norma: 
Alternativas
Q2020996 Arquitetura
De acordo com o CAU/BR, e conforme a Resolução CAU/BR n.º 21, para fins de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), as atribuições profissionais dos arquitetos e urbanistas são representadas no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU) por meio de atividades discriminadas. Entre tais atividades, nos grandes grupos denominados de Relatórios Técnicos de Arquitetura e Relatórios Técnicos Urbanísticos, há uma que, de acordo com o disposto no Glossário que define as atividades profissionais dos arquitetos e urbanistas referidas no Artigo 3º da Resolução CAU/BR n.º 21, é definida como: “Análise técnica e econômico-financeira de um empreendimento arquitetônico, urbanístico ou paisagístico para fins de subsidiar planos estudos e projetos da mesma natureza”. Entre as opções a seguir, identifique a CORRETA atividade para a definição apresentada.
Alternativas
Q2020997 Arquitetura
A Resolução CAU/BR n.º 21 relaciona as atribuições do Arquiteto e Urbanista. Tal Resolução, na categoria Instalações e Equipamentos Referentes à Arquitetura, relaciona, como atribuição do arquiteto e urbanista, algumas categorias de instalações. Entre as opções a seguir, assinale a que é corretamente definida como atribuição do arquiteto e urbanista, na categoria anteriormente identificada:
Alternativas
Q2020998 Arquitetura
De acordo com a Resolução CAU/BR n.º 21, para fins de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), as atribuições profissionais dos arquitetos e urbanistas são representadas no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU) por meio de diversas atividades. O grupo 1 de atividades relaciona diversas atividades de Projeto. O grupo 2 de atividades relaciona diversas atividades de execução. Ao relacionar as atividades de Execução, discrimina, como item 2.5.22, a “Execução de cabeamento estruturado, automação e lógica em edifícios”. Entre as opções a seguir, assinale em que subgrupo do grupo 2 de atividades está inserida a atividade 2.5.22.
Alternativas
Q2020999 Arquitetura
A ABNT NBR 15575-2, de 2013, trata de Edificações habitacionais — Desempenho Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais. O item 7 de tal norma, denominado segurança estrutural, discrimina, em seu subitem 7.1, os requisitos gerais para e edificação residencial. Entre as opções a seguir, assinale a corretamente identificada, entre outras constantes da norma:
Alternativas
Q2021000 Arquitetura
No Guia para Arquitetos na aplicação da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575 – elaborado pelo CAU/BR, é apresentado o conceito de Custo de Ciclo de Vida – CCV: “O CCV se refere ao custo total de propriedade ao longo de toda a vida de um determinado bem segundo o guia ‘Guidelines for Life Cicle Cost Analysis, Land and Buildings da Stanford University, October 2005’. Os custos consideram os custos financeiros (relativamente mais simples de quantificar e apropriar) e também os custos ambientais e sociais (mais difíceis de valorar)”. Ainda no mesmo Guia, na tabela 1 é apresentada a Vida Útil de Projeto - VUP mínima a ser estabelecida pelo projetista, e “considerando a periodicidade e processos de manutenção especificados no respectivo Manual de Uso, Operação e Manutenção entregue ao usuário elaborado em atendimento à ABNT NBR 5674”. Considerando o disposto no Guia para Arquitetos na aplicação da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575 – elaborado pelo CAU/BR, e entre as opções a seguir, identifique a VUP mínima, em anos, para o Sistema de Vedação Vertical Externa: 
Alternativas
Q2021001 Arquitetura
Em texto de Susanna Moreira, intitulado “O que é um master plan” e publicado em 18/04/2021 pela ArchDaily, a autora informa que “o master plan é uma ferramenta de planejamento físico-espacial de uma cidade ou de parte dela — como um bairro, uma vizinhança, ou até mesmo de um complexo arquitetônico de grande escala”. Complementa informando que “os master plans são apresentados como diretrizes para, por exemplo, distribuição de usos do solo, limite de gabaritos e recuos, desenho das vias (caminháveis e/ou destinadas ao tráfego de veículos), sistemas de transporte, disposição de áreas públicas e distribuição de áreas verdes”. No mesmo texto, a autora ainda informa que, “por meio de todas essas escalas de ação, os master plans podem atuar como modelos de regeneração urbana” e, para exemplificar o caso, apresenta a proposta do renomado grupo holandês MVRDV para o centro de determinada comuna em determinada região francesa. Informa ainda que, na proposta, o master plan buscou integrar os elementos históricos e ambientais preexistentes à intervenção a partir de uma rede de ruas secundárias e espaços públicos compartilhados. Tal proposta, chamada de La Grande Mosaïque e que, segundo seus autores, “busca conter os efeitos de desindustrialização da região”, ocorre a partir de intervenção em uma área de 600 hectares no centro da comuna francesa. Considerando essas informações, informe, entre as opções a seguir, qual comuna e região francesa em que foi elaborada a proposta de Master Plan anteriormente citada.
Alternativas
Q2021002 Arquitetura
A Resolução n.º 51 do CAU/BR, de 12/07/2013, dispõe sobre as áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas para o exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Tal Resolução possui, em Anexo, Glossário referente às atividades e atribuições discriminadas no art. 2º da Lei n.º 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que, por meio da Resolução n.º 51 são especificadas. Entre as atribuições discriminadas em tal Glossário, há uma que é definida como “documento por meio do qual se expressa opinião tecnicamente fundamentada sobre determinado assunto, emitido por profissional legalmente habilitado”. Entre as opções a seguir, assinale a CORRETA atribuição, conforme anteriormente definida:
Alternativas
Q2021003 Arquitetura
O CAU/BR possui, entre suas publicações, o “Guia do RRT”, que objetiva o entendimento das regras do Registro de Responsabilidade Técnica, perante o CAU/BR, por profissionais arquitetos e urbanistas. Tal guia possui um Glossário, que apresenta as definições das atividades profissionais dos arquitetos e urbanistas citadas pela Resolução CAU/BR n.º 21. Entre tais definições, há uma que está assim redigida: “Instrumento que estabelece as condições de execução e o padrão de acabamento para cada tipo de serviço, indicando os materiais especificados e os locais de sua aplicação, obedecendo à legislação pertinente e podendo ser parte integrante do Caderno de Encargos”. Entre as opções a seguir, assinale a CORRETA para a definição redigida:
Alternativas
Q2021004 Arquitetura
No processo de evolução da arquitetura brasileira, há, na cidade do Rio de Janeiro, uma edificação que representa este processo evolutivo. Foi construído entre 1937 e 1945, com inauguração realizada por Getúlio Vargas, então presidente. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1948 e é um dos principais marcos da arquitetura moderna brasileira. Foi projetado por equipe que contava com profissionais como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, além de consultoria de Le Corbusier. Em seu projeto, buscava se apropriar das novas estéticas internacionais, como o modernismo, para refletir a busca pelo progresso e pela modernização do Brasil. Entre as opções a seguir, identifique o nome do Edifício a que o texto se refere:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: D
6: C
7: D
8: A
9: E
10: E
11: E
12: E
13: C
14: C
15: A
16: C