Questões de Concurso Público Prefeitura de Ramilândia - PR 2022 para Dentista

Foram encontradas 24 questões

Q2049816 Odontologia
Com relação às propriedades físico-químicas do esmalte-dentina-saliva e suas implicações clínicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2049817 Odontologia
Toda vez que o flúor tópico é utilizado, ocorre uma reação química com a estrutura mineralizada dos dentes, formando produtos que interferem com a posterior progressão da cárie. Destes produtos, temos o fluoreto de cálcio (CaF2), o qual funciona como um reservatório para interferir com relação ao desenvolvimento da cárie. A formação de CaF2 depende de uma série de fatores que podem ter implicação clínica no efeito do flúor. Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos fatores que interferem na formação de CaF2, durante o uso do flúor tópico sobre o dente.
Alternativas
Q2049818 Odontologia
O Auxiliar em Saúde Bucal é o profissional qualificado que, sempre sob a supervisão do CirurgiãoDentista, executa tarefas auxiliares no tratamento da saúde bucal. Assinale a alternativa que NÃO pode ser realizada pelo Auxiliar.
Alternativas
Q2049820 Odontologia
No Brasil, embora a concepção de Redes de Atenção à Saúde (RAS) venha sendo discutida há algum tempo, foi incorporada oficialmente ao Sistema Único de Saúde (SUS) por dois instrumentos jurídicos: a Portaria n.º 4.279, de 30 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do SUS; e o Decreto n.º 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Qual das afirmações listadas a seguir é inadequada para a estruturação da RAS?
Alternativas
Q2049821 Odontologia
Calcule o CPO-D médio entre as 10 crianças de 12 anos examinadas, tendo como parâmetro os códigos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diagnóstico e registro de cárie da coroa dentária, conforme a situação encontrada e registrada no quadro a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2049822 Odontologia
Durante anos, a odontologia esteve à margem das políticas públicas de saúde. Para mudar esse quadro, em 2004, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. Esse Programa constitui-se de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e para a qualidade de vida da população. Qual destas linhas de ação não corresponde exatamente à Política Nacional de Saúde Bucal descrita pelo Ministério da Saúde em 2022?
Alternativas
Q2049823 Odontologia
A avó de uma criança de 10 anos de idade procurou o cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde devido a um sangramento gengival relatado pela neta. Durante o exame clínico da criança, pôde-se observar uma higiene bucal pouco satisfatória devido a uma grande presença de biofilme e gengivite, entretanto, não havia cavidades de cárie dentária. A família da criança reside no município onde a água de abastecimento é fluoretada há pelo menos 20 anos. Qual é a melhor indicação do uso tópico do fluoreto para ser realizado por essa criança? 
Alternativas
Q2049824 Odontologia
Os resultados dos dois últimos levantamentos epidemiológicos nacionais – SB Brasil 2003 e 2010 – mostraram mudanças no perfil epidemiológico das doenças bucais. Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao perfil epidemiológico em crianças.
Alternativas
Q2049825 Odontologia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui uma longa tradição em metodologia de levantamentos epidemiológicos, que inclui uma descrição dos critérios de diagnóstico que podem ser prontamente entendidos e aplicados por programas de saúde pública em todo o mundo. O manual da OMS Levantamentos em Saúde Bucal – Métodos Básicos tem encorajado os países a realizar levantamentos em saúde bucal padronizados que são comparáveis internacionalmente. Assinale a alternativa INCORRETA com relação à aplicabilidade dos códigos e critérios preconizados pela OMS para o diagnóstico e registro da condição dental relativa à doença cárie.
Alternativas
Q2049826 Odontologia
Com o declínio da prevalência/incidência da cárie dentária nas últimas décadas, outras condições passaram a ser evidenciadas, como os defeitos de desenvolvimento do esmalte. Sobre a HMI – Hipomineralização Molar-Incisivo, quais são os critérios de diagnóstico para essa condição?
Alternativas
Q2049827 Odontologia
Em 1962, a American Society of Anesthesiologists (ASA) adotou o que é atualmente designado como sistema de classificação do estado físico (ASA PS). De acordo com essa classificação, podem ser enquadrados como pacientes ASA 3:
Alternativas
Q2049828 Odontologia
Paciente P.V., 36 anos de idade, sexo feminino, compareceu à Clínica Odontológica com dor intensa nos dentes 36 e 37. Ao exame clínico, você observa dificuldade de abertura bucal. Mesmo com a boca fechada, você precisa realizar a anestesia local para minimizar a dor do paciente e proceder à intervenção. Dessa forma, você opta por realizar a técnica: 
Alternativas
Q2049829 Odontologia
Sobre a Odontologia de Mínima Intervenção (OMI), maneira contemporânea de abordar as alterações dentárias, principalmente a doença cárie, que visa à manutenção dos dentes funcionais durante toda a vida do indivíduo, faz-se necessário seguir os 6 pilares da OMI. São eles: 
Alternativas
Q2049830 Odontologia
Paciente de 37 anos comparece à Clínica Odontológica para avaliação e tratamento. Ao realizar o exame clínico e radiográfico, você constatou que o paciente necessita de exodontia de alguns elementos dentários e raízes residuais. Você opta por iniciar removendo a raiz residual do dente 41, a qual deve ser extraída. Para realizar a extração do elemento em questão, você realizará anestesia com o objetivo de bloquear o impulso nervoso dos nervos:
Alternativas
Q2049831 Odontologia
O uso de coroas metálicas pré-fabricadas, como um método de manejo da cárie dentária em Odontopediatria, é uma prática já há muitas décadas consolidada. Dentre as técnicas que utilizam o uso de coroas metálicas em dentes decíduos, temos a Técnica de Hall ou Hall Technique. Para a realização dessa técnica, são necessários os seguintes passos:
Alternativas
Q2049832 Odontologia
Paciente de 9 anos de idade, imunocompetente e sem comorbidades sistêmicas, apresentou quadro clínico de fístula de origem endodôntica no dente 65, sem sintomatologia dolorosa. Qual(is) medicamento(s) devem ser prescritos para esse caso? 
Alternativas
Q2049833 Odontologia
A doença mão-pé-boca, uma enterovirose aguda, apresenta-se como exantemas localizados na palma das mãos, plantas dos pés e região ventral dos dedos e ulcerações intraorais na região do palato mole, podendo se estender para a região peribucal. Esse quadro, na maioria dos casos, gera extremo desconforto, dor, inapetência e irritabilidade nas crianças acometidas. Apesar de a doença ser autolimitante, alguns medicamentos podem ser prescritos, como: 
Alternativas
Q2049834 Odontologia
Paciente T.F., 42 anos, melanoderma, masculino, compareceu à clínica odontológica após acidente. Ao exame clínico, você observa movimentação alterada da língua. Você então pede para que o paciente movimente a língua para fora. Neste momento, a língua se desloca para o lado esquerdo. Você então suspeita de lesão de nervo craniano. Com relação a isso, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2049835 Odontologia
Dentes acometidos por processos cariosos podem, após criteriosa avaliação, ser tratados pela técnica de pulpotomia de Cvek. Sobre essa técnica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2049836 Odontologia
A relação espacial de um objeto dentro do dente ou alvéolo pode ser identificada pela técnica do deslocamento do cone ou tubo, também conhecida como regra ou técnica de Clark. Sobre a técnica, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: E
5: B
6: C
7: E
8: D
9: D
10: D
11: C
12: A
13: B
14: B
15: A
16: C
17: E
18: C
19: E
20: D