Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo Antônio da Platina - PR 2022 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 24 questões
Ao longo da história, o parto se afastou de um conceito essencialmente fisiológico, feminino e doméstico, em que as pessoas mais próximas do contexto social da parturiente (por exemplo: mãe, vizinhas, parteiras etc.) eram as que davam todo o suporte e ajuda, e migrou para um conceito de intervenção médica, fortemente influenciado por uma visão masculina e centrado muito mais no tipo de intervenção terapêutica escolhida pela equipe médica (que muitas vezes limita o espaço e a liberdade da mulher de vivenciar, em toda a sua magnitude, o nascimento de seu filho) do que na mãe e suas necessidades pluridimensionais. Na atualidade, porém, vêm crescendo os movimentos que defendem o parto humanizado, que busca resgatar o conceito fisiológico do nascimento. Como membro integrante da equipe obstétrica, o fisioterapeuta tem como função, de forma geral, conscientizar a parturiente sobre as mudanças físicas que ela sofrerá do início ao fim da gravidez e do puerpério, minimizando o estresse desse período e orientando sobre o posicionamento adequado no momento do parto, respiração lenta e relaxamento efetivo. Assim como em qualquer outra área, a ação do fisioterapeuta com foco em obstetrícia deve ser pautada em evidências científicas, visando a maximizar o benefício dos recursos terapêuticos escolhidos e minimizar os prejuízos.
Considerando os pilares da bioética pelo modelo principalista e os trechos do texto acima destacados em negrito, na ordem em que aparecem, respectivamente, é CORRETO afirmar:
Nesta doença, a mecânica respiratória é prejudicada por diversos fatores, dentre eles, as alterações dos volumes e capacidades pulmonares que ocorrem devido aos processos fisiopatológicos da doença, tais como perda de recolhimento elástico, obstrução ao fluxo aéreo, aprisionamento de ar e a hiperinsuflação pulmonar. Estudos têm demonstrado que esses mecanismos estão relacionados com a redução da mobilidade diafragmática que ocorre pela redução da relação tensão comprimento na zona de aposição e no raio de curvatura do músculo diafragma.
Qual doença respiratória é compatível com o texto acima?
Muitos pacientes internados em unidades de terapia intensiva que necessitam de assistência em ventilação mecânica evoluem com sepse. Com base nesse conhecimento, avalie as afirmações a seguir e defina se elas são verdadeiras ou falsas e depois identifique a alternativa que tenha a ordem CORRETA.
( ) A sepse exacerba a ocorrência de prejuízos atrelados à ventilação mecânica. Dentre esses prejuízos, destaca-se a fraqueza muscular adquirida na UTI.
( ) A Estimulação Elétrica Neuromuscular pode ser uma alternativa segura para prevenir a fraqueza muscular adquirida na UTI, mesmo para pacientes críticos.
( ) Pacientes que permanecem em ventilação mecânica por longos períodos tendem a apresentar prejuízos funcionais após a alta hospitalar que chegam a persistir por anos.
Com relação à cirurgia de revascularização do miocárdio, é CORRETO afirmar:
I - Realização de exercícios respiratórios na fase pré-operatória reduz o tempo de internação após o procedimento.
II - O tratamento fisioterapêutico pré-operatório é mais efetivo em reduzir complicações respiratórias quanto maior o risco apresentado pelo paciente.
III - A disfunção diafragmática, dor e ausência de respirações profundas são fatores que resultam em redução nos volumes pulmonares.
As lesões por queimadura estão associadas com grande morbidade, devido a contraturas, deformidades e alterações psicossociais. São recursos fisioterapêuticos indicados:
I - Massagem – produz redução na dor e prurido, melhoras na espessura da cicatriz, bem como melanina, eritema e elasticidade.
II - Ondas de choque extracorpóreos – produz redução da dor, redução na espessura e elasticidade da cicatriz.
III - Laser de baixa potência – aumento da pigmentação, redução de edema e dor, aceleração da reepitelização.
Com relação aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, é CORRETO afirmar:
I - É uma síndrome em que há queixa de dor relacionada a movimentos repetitivos, em que o fisioterapeuta deve avaliar se há uma causa real para que esta ocorra, ou tem apenas relação com a vontade de faltar ao trabalho.
II - É um fenômeno antigo, descrito desde o século XIX, associado a trabalhos com movimentos repetitivos ou com manutenção de posição estática prolongada.
III - Apresenta caráter multifatorial, mas também é multidimensional, ou seja, é necessário, por parte do fisioterapeuta, o entendimento de como interagem os fatores (biomecânicos, organizacionais e psicossociais) e dimensões (indivíduo, grupo e sociedade).
Dentre as Práticas Integrativas Complementares realizadas pelo SUS, merece destaque a acupuntura. É uma intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. São profissionais considerados qualificados para seu uso:
I - Médicos e Fisioterapeutas.
II - Biomédico e Psicólogo.
III - Enfermeiro e Nutricionista.
Um indivíduo trabalhador de frigorífico, no qual faz movimentos repetitivos de flexão de ombro, acima de 90º, inicia quadro clínico compatível com disfunção álgica do manguito rotador bilateral. Quais alterações posturais podem estar relacionadas com a queixa?
I - Hipercifose torácica e hiperlordose lombar.
II - Pé cavo e geno varo.
III - Escápula alada e ombro protruso.
Após a sobrevivência do paciente queimado ter sido assegurada, a prevenção de deformidades, manutenção da mobilidade articular e restituição da função são pontos importantes a serem alcançados. Para tanto, o posicionamento é uma importante ação por parte dos terapeutas. Em um indivíduo com queimaduras na face anterior do pescoço e região axilar, quais são as atitudes que o terapeuta deve adotar?
I - Permitir que o paciente adote o posicionamento mais confortável, assegurando, assim, que a dor não será fator que obstruirá a terapia.
II - Manter a cervical em moderada extensão, ombro em abdução de 90º e rotação externa.
III - Usar órteses e travesseiros para o posicionamento.
Um indivíduo com dor lombar crônica não específica, ao exame físico, apresenta dor ininterrupta com piora aos movimentos de flexo-extensão lombar, dor à palpação em L4-S1, bem como na musculatura paravertebral, a qual também se encontra parética e com dor à contração. São terapêuticas indicadas para este caso:
I - Uso de exercícios de alongamento paravertebral, visando ao relaxamento muscular.
II - Uso de Estimulação Elétrica Neuromuscular, visando ao ganho de força da musculatura do Core.
III - Uso de Ondas Curtas Contínuas, visando ao aumento do fluxo sanguíneo e retirada de catabólitos.