Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Verde - GO 2019 para Acupunturista
Foram encontradas 32 questões
Em relação aos princípios filosóficos da Teoria do Yang e do Yin da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), fazem-se as seguintes afirmações:
I – Yang e Yin são princípios essenciais à existência de tudo o que existe no universo. O Yang somente pode existir na presença do Yin e vice-versa, e é esta dualidade que determina a origem de tudo na natureza, incluindo a vida.
II – Existe uma inter-relação entre energia e massa, tal como pode ser verificado na equação da Teoria da Relatividade de Einstein (E= m x c2), que propicia harmonia e equilíbrio no funcionamento do universo em geral. O desequilíbrio energético pode modificar esta situação e ocasionar desde mudanças climáticas até favorecer o aparecimento de doenças orgânicas.
III – O Yang representa todos os aspectos que se caracterizam por atividade, tais como calor, movimento, claridade, força, expansão, explosão, polaridade positiva, posição ``alto´´, sol, homem e, na equação de Einstein (E= m x c2), o Yang equivale à energia (E).
IV – O Yin é o oposto do Yang, representando frio, escuridão, repouso, retração, implosão, polaridade negativa, posição ``baixo´´, Terra, mulher e, na equação de Einstein (E= m x c2), o Yin equivale à massa (m).
Assinale a alternativa correta:
Em relação à Teoria dos Cinco Elementos (Pentagrama), analise as seguintes afirmações:
I – Os cinco elementos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água representam os elementos básicos presentes na natureza, com interdependência e inter-restrição que determinam seus estados de constante movimento e mutação.
II – O Pentagrama representa um guia prático para a formulação do tratamento com acupuntura, porque todos os fenômenos dos tecidos e órgãos, da fisiologia e da patologia do corpo humano, estão classificados e são interpretados pelas inter-relações desses elementos.
III – O Pentagrama correlaciona elementos da natureza com os diversos canais de energia do organismo (meridianos), representados por órgãos (Yin) e vísceras (Yang), estações climáticas, fatores climáticos, tecidos e vísceras corporais, emoções, gostos (sabor), cor e som.
IV – No caso de o meridiano Coração, que é Fogo, apresentar deficiência de Qi, pode-se tonificar o próprio meridiano Coração ou o meridiano Fígado, sua Mãe, que é Madeira.
Assinale a alternativa correta:
Considerando as relações de geração e de inibição dos cinco elementos do Pentagrama, assinale a alternativa correta:
Todos os meridianos se interligam de forma complexa, e os fluxos de energia (Qi), sangue (Xue), nutrição (Ying) e defesa (Wei) são ordenados e seguem trajetos específicos, conforme apresentado na literatura da MTC. Em relação às alternativas abaixo, marque a incorreta:
Leia a descrição abaixo:
“A MTC considera este órgão como sendo o primeiro a ser tocado pela vida, no ato da respiração, no qual o ser é banhado pela energia cósmica e dá início à vida. O órgão em questão é considerado ímpar na MTC e possui a principal função de dirigir o Qi. O meridiano correspondente a este órgão é Yin, com 11 acupontos, bilaterais, em seu trajeto externo, com sentido energético centrífugo, que vai desde o tórax até o polegar”.
Assinale a alternativa correta:
Marque a alternativa que contenha os meridianos que apresentam trajetos externos centrípetos:
Na antiguidade eram utilizados materiais rudimentares, tais como: espinhos de peixe, lascas de pedras e de bambus, fogo como forma de cauterização e massagem, para a estimulação do acuponto, a fim de promover reequilíbrio das funções por mecanismos de sedação ou tonificação. Atualmente, têm-se utilizado outros materiais, descritos nas questões abaixo, EXCETO:
Marque a alternativa que contenha a descrição incorreta dos pontos Wu Shu (antigos) dos meridianos Coração (Zang/Yin), Intestino Delgado (Fu/Yang), Baço-Pâncreas (Zang/Yin) e Estômago (Fu/Yang):
Marque a alternativa que contenha os três meridianos Yin da mão e seus respectivos pontos de tonificação, sem levar em conta o ciclo estacional.
Marque a alternativa que contenha os três meridianos Yang do pé e seus respectivos pontos de sedação, sem levar em conta o ciclo estacional.
No intuito de equilibrar uma função orgânica, por meio da acupuntura, pode-se utilizar pontos de tonificação ou sedação energética ou tratar os meridianos por meio de seus pontos fontes, os quais podem normalizar a energia insuficiente ou em excesso de um meridiano. Leia as questões abaixo e marque a alternativa que contenha os pontos fontes dos doze meridianos ordinários:
Marque a alternativa que contenha os pontos de tonificação e sedação do meridiano Rim, considerando o ciclo estacional primavera (18 de agosto a 29 de outubro):
Marque a alternativa que contenha a correlação correta dos elementos do Pentagrama com suas emoções:
Marque a alternativa que contenha o ponto Jing (King) do meridiano Bexiga, pertencente ao elemento Fogo, utilizado com finalidade analgésica em geral e no tratamento das seguintes indicações: dor de cabeça, rigidez na nuca, lombalgia, dor ciática, dor no cóccix, dor e inchaço no tornozelo e nos distúrbios do parto:
Além dos meridianos ordinários, o corpo humano possui também os meridianos secundários, que são vias auxiliares na distribuição de energia, em níveis superficiais, profundos, internos e externos, das diversas áreas do corpo. Leia as questões abaixo e marque a alternativa que não contenha um exemplo de meridiano secundário:
Em relação aos Meridianos Curiosos ou também chamados de Irregulares e Vasos Maravilhosos, analise as afirmações:
I – Os oito Vasos Maravilhosos são: Vaso da Concepção (VC), Vaso Governador (VG), Vaso sob Maléolo Interno (Meridiano da Motilidade de Yin), Vaso sob Maléolo Externo (Meridiano da Motilidade do Yang), Cadeia dos Inn Wei-Mai (Meridiano regular do Yin), Cadeias dos Yang (Meridianos regulares do Yang), Vaso dos Ataques (Meridiano da Vitalidade) e Vaso da Cintura (Dai-Mai).
II – Alguns dos pontos destes meridianos estão situados nas duas linhas medianas do corpo e outros nos meridianos ordinários, sendo que cada um dos oito meridianos possui um ponto de comando situado em um meridiano ordinário.
III – Estes meridianos irrigam os espaços compreendidos entre os meridianos ordinários, conduzem e transportam energia ancestral dos Rins para diferentes partes do corpo e para os meridianos ordinários, recebendo energia Yang (nutridora) e Oe (defensiva), provendo a circulação das 3 energias Yang, Oe e Ancestral.
IV – Os 8 vasos possuem ação mútua, com atividades reguladoras específicas em determinados grupos de doenças, nos quais é estimulada uma dupla de pontos de comando, localizados, respectivamente, nos membros superiores e nos membros inferiores.
Assinale a alternativa correta:
Leia o texto abaixo e marque a alternativa que contenha a Dupla de Vasos Maravilhosos que pode ser utilizada para o tratamento destas condições.
“Trata-se de uma Dupla de Vasos Maravilhosos aceleradora da cadeia dos Yang, atuando com eficácia no tratamento de síndromes reumatismais agudas, síndromes neurológicas, dermatoses e zumbidos nos ouvidos”.
Assinale a alternativa correta:
O acuponto Zusanli (E36) do meridiano Estômago é um ponto Ho, bastante utilizado nos tratamentos de acupuntura, pertencente ao elemento Terra, localizado a 3 polegadas abaixo da patela entre o músculo tibial anterior e o músculo extensor longo dos dedos. Marque a alternativa que não contém uma indicação para a utilização deste ponto:
A MTC classifica a cefaleia em 4 tipos: cefaleia Shao Yang, cefaleia Tai Yang, cefaleia Jue Yin e cefaleia Yang Ming, e os mecanismos envolvidos no seu desenvolvimento têm dois quadros diagnósticos: por meridiano, com base na localização e trajeto da dor; ou por síndrome, a qual depende de fatores externos ou internos e características da dor. As síndromes podem ser devido ao excesso ou déficit em geral, em que as síndromes por excesso correspondem, na maioria dos casos, às enxaquecas, e as síndromes por déficit correlacionam-se às cefaleias do tipo tensional. Considerando os preceitos, a classificação e o tratamento da cefaleia perante a visão da MTC, analise as afirmações:
I – A cefaleia Shao Yang é um tipo de enxaqueca que pode estar associada com enjôo, vômitos, gastrite, distúrbios emocionais, raiva, insônia, fotofobia e intolerância ao barulho. Trata-se de uma síndrome de plenitude do Fígado, com aparecimento de Vento interno e estagnação de Qi e Xue no meridiano Vesícula Biliar, ao nível das têmporas.
II – Na cefaleia Tai Yang, a dor manifesta-se no topo da cabeça e irradia para a nuca, tendo como causa o meridiano Bexiga, pelo vazio de Qi dos Rins. Os pontos que podem ser utilizados no seu tratamento são os seguintes: VG19, VG20, VG21, B2, B7, B10, VB20, B60, F3 e TA3. Além disso, é importante fazer circular o Qi no canal Tai Yang, usando os pontos ID2, ID3, B65 e B66 e fortalecer o Rim, por meio dos pontos R7 e VC4.
III – Na cefaleia Jue Yin, a dor é insidiosa, profunda e contínua, ocasionando um aspecto de ``dor em capacete´´, que inicia ao acordar e no decorrer do dia desaparece ou atenua. Dentre as várias opções de tratamento que podem ser utilizadas na acupuntura, para este tipo de cefaleia, uma delas é o fortalecimento (tonificação) do Qi do Fígado com os pontos F3 e B18.
IV – Na cefaleia Yang Ming, o meridiano acometido é o do Estômago, podendo haver dor à palpação no ponto de reunião dos canais de energia Yang do pé, ID18, E8 e pontos Ashi. O acupunturista pode utilizar estes mesmos pontos no tratamento desta condição e o E41 para tonificar o meridiano Estômago.
Assinale a alternativa correta:
Marque a alternativa que contenha o fator etiológico da Hipertensão Arterial, segundo a MTC: