Questões de Concurso Público Prefeitura de Itajaí - SC 2024 para Agente de Apoio em Educação Especial - Edital nº 29

Foram encontradas 5 questões

Q3115739 Português
Descoberta cidade maia oculta na floresta mexicana

Uma enorme cidade maia foi descoberta séculos depois de desaparecer sob a copa das árvores em uma selva no México.

Arqueólogos descobriram o complexo — que foi batizado de Valeriana — com a ajuda do Lidar, um tipo de tecnologia que faz um rastreamento a laser para mapear estruturas escondidas sob a vegetação.

A equipe de arqueólogos descobriu três sítios no total, quando um arqueólogo investigou alguns dados disponíveis na internet. "Eu estava analisando resultados de pesquisa do Google e encontrei uma pesquisa a laser feita por uma organização mexicana para monitoramento ambiental", explica Luke Auld-Thomas, um estudante de doutorado.

Quando Auld-Thomas processou os dados com métodos usados por arqueólogos, ele viu o que outros não tinham observado ainda — uma enorme cidade antiga que pode ter sido o lar de 30 mil a 50 mil pessoas durante seu auge, em meados de 750 a 850 d.C. Esse número supera a quantidade de habitantes da região nos dias de hoje, apontam os pesquisadores.

A recente descoberta muda a ideia no pensamento ocidental de que a região dos trópicos era onde as civilizações iam para morrer, diz o professor Marcello Canuto, coautor da pesquisa. Em vez disso, essa parte do mundo era o lar de culturas ricas e complexas, observa ele.

Não podemos ter certeza do que causou o fim e o abandono da cidade, mas os arqueólogos dizem que as mudanças climáticas foram um fator importante nesse processo.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c vgwn0w6wxzo.adaptado.)
Qual alternativa descreve corretamente o impacto da descoberta de Valeriana, cidade maia oculta sob a floresta tropical mexicana?
Alternativas
Q3115740 Português
Reatores Nucleares: a nova aposta energética para a IA

O Google anunciou um acordo para usar pequenos reatores nucleares que abastecerão centros de processamento de dados de inteligência artificial (IA).

De acordo com a empresa de tecnologia, o acordo com a companhia do setor de energia Kairos Power permitirá que o primeiro reator seja usado nessa década e que mais deles sejam implementados até 2035. As partes não deram detalhes sobre o valor do acordo e a localização das usinas.

Empresas de tecnologia voltam-se cada vez mais para fontes nucleares na obtenção da eletricidade necessária para grandes centros de processamento de dados, que impulsionam a IA e demandam muita energia. "A rede precisa de novas fontes de eletricidade para dar suporte às tecnologias de IA", disse Michael Terrell, diretor-sênior de energia e clima do Google.

A energia nuclear, uma fonte essencialmente livre da emissão de carbono e capaz de fornecer eletricidade vinte e quatro horas por dia, tem se tornado cada vez mais atraente para a indústria de tecnologia — que tenta cortar emissões de poluentes ao mesmo tempo em que precisa de mais energia para novas tecnologias.

A IA requer muito mais poder de processamento do que a computação padrão. "Um data center normal precisa de trinta e dois megawatts de energia. Para um data center de IA, são oitenta megawatts", explica Chris Sharp, diretor de tecnologia da Digital Realty, uma empresa dos EUA que constrói esses centros de processamento.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c20mj11pyeeo. Adaptado)
Qual das alternativas abaixo reflete a razão para o uso de pequenos reatores nucleares em centros de processamento de dados de inteligência artificial?
Alternativas
Q3115741 Português
Empresa de tecnologia roubou nossas vozes, clonou e vendeu

Lehrman e sua parceira Linnea Sage andavam de carro perto de casa. Eles ouviam um podcast sobre as greves em Hollywood e como a inteligência artificial (IA) poderá afetar aquele setor.

E aquele podcast tinha um atrativo específico. Era uma entrevista com um chatbot gerado por IA, equipado com software que transforma texto em fala.

Quando o chatbot falou, sua voz se parecia exatamente com a de Paul Lehrman.

"A ironia era que a IA está chegando à indústria do entretenimento e ali estava a minha voz, falando sobre a possível destruição do setor."

Naquela noite, eles passaram horas online procurando indicações sobre o que poderia ter ocorrido, até que chegaram ao site da Lovo, que transforma texto em fala. Sage conta que também encontrou uma cópia da voz dela.

"Fiquei impressionada. Não conseguia acreditar. Uma empresa de tecnologia roubou as nossas vozes, fez clones delas com IA e as vendeu."

O casal processou a Lovo e a empresa ainda não respondeu à ação, nem aos pedidos de comentários.


(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c75nywr054do. Adaptado) 
Com base no texto, qual alternativa reflete corretamente a situação de uso não autorizado de vozes por uma empresa de tecnologia?
Alternativas
Q3115742 Português
Meta AI no WhatsApp vai usar seus dados para treinar robôs?

Com a chegada gradual da ferramenta Meta AI ao WhatsApp dos brasileiros, uma pergunta vem à tona: a empresa usará dados pessoais dos usuários para treinar seus robôs? De acordo com publicações da Meta, o conteúdo da conversa com um robô é usado para treinar a IA (inteligência artificial), mas esse conteúdo não é associado a informações pessoais.

Se Ana, que mora em Maceió, solicitar várias informações sobre filmes, esses pedidos ajudarão a treinar o robô, mas o sistema não registrará que foi Ana de Maceió que fez tais solicitações.

A empresa garante que, no WhatsApp, todas as mensagens e ligações pessoais — por exemplo, conversas com amigos — não são acessadas por ela e nem pela ferramenta de IA. Essas comunicações são criptografadas.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/crr9lk29vj7o. Adaptado)
Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre o uso de dados pela ferramenta Meta AI no WhatsApp dos brasileiros.
Alternativas
Q3115745 Português
Algoritmos mudaram a maneira como interagimos

Os algoritmos de redes sociais, em sua forma comumente conhecida, já completaram quinze anos. Eles nasceram com o surgimento de feeds de notícias personalizados e classificados no Facebook, em 2009, e transformaram a forma que interagimos na internet.

Como muitos adolescentes, eles representam um desafio para os adultos que esperam conter seus excessos. Não é por falta de tentativa. Só este ano, governos de todo o mundo tentaram limitar os impactos dos conteúdos nocivos e da desinformação nas redes sociais − efeitos que são amplificados por algoritmos.

No Brasil, o X, anteriormente conhecido como Twitter, foi banido por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, até que o site concordou em nomear um representante legal no país e bloquear uma lista de contas que as autoridades acusaram de questionar a legitimidade das últimas eleições.

Enquanto isso, a União Europeia introduziu novas regras que ameaçam multar as empresas de tecnologia em 6% do volume de negócios e suspendê-las se não conseguirem evitar que suas plataformas sejam utilizadas para interferência em processos eleitorais. 

No Reino Unido, uma nova lei de segurança online obriga os sites de redes sociais a reforçar a moderação de conteúdo.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2yjzpykg7o. Adaptado)
Qual alternativa descreve corretamente as ações recentes de governos para controlar os efeitos dos algoritmos de redes sociais?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: A