Superlua e a lua do caçador: fenômenos e origem
A Lua cheia recebe muitos nomes diferentes ao longo do ano. Em geral, temos doze luas cheias por ano, cada uma com seu próprio apelido informal.
A Lua cheia de outubro é chamada de Lua do Caçador, uma vez que surge na época do ano em que os caçadores tradicionalmente estariam mais ativos — ou seja, preparando-se para os meses de inverno no hemisfério norte e caçando animais para se alimentar.
Uma superlua acontece quando a Lua cheia coincide com o momento em que ela se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita: o perigeu. Este fenômeno acontece porque a órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito, mas sim, uma órbita elíptica.
Às vezes, a Lua está mais próxima da Terra e, outras vezes, mais longe.
Quando está mais próxima, ela parece um pouco mais brilhante e maior do que o normal, ou seja, não muda de tamanho, simplesmente parece maior quando está mais próxima. De acordo com o site da NASA (National Aeronautics and Space Administration), o termo superlua foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, para se referir a uma lua nova ou cheia que ocorre quando está a noventa por cento ou menos de sua aproximação máxima da Terra.
(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2kz68yz60o. Adaptado.)