Questões de Concurso Público Prefeitura de Itajaí - SC 2024 para Técnico em Atividades Administrativas Educacionais - Edital nº 29

Foram encontradas 2 questões

Q3115796 Atualidades
Algoritmos mudaram a maneira como interagimos

Os algoritmos de redes sociais, em sua forma comumente conhecida, já completaram quinze anos. Eles nasceram com o surgimento de feeds de notícias personalizados e classificados no Facebook, em 2009, e transformaram a forma que interagimos na internet.

Como muitos adolescentes, eles representam um desafio para os adultos que esperam conter seus excessos. Não é por falta de tentativa. Só este ano, governos de todo o mundo tentaram limitar os impactos dos conteúdos nocivos e da desinformação nas redes sociais − efeitos que são amplificados por algoritmos.

No Brasil, o X, anteriormente conhecido como Twitter, foi banido por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, até que o site concordou em nomear um representante legal no país e bloquear uma lista de contas que as autoridades acusaram de questionar a legitimidade das últimas eleições.

Enquanto isso, a União Europeia introduziu novas regras que ameaçam multar as empresas de tecnologia em 6% do volume de negócios e suspendê-las se não conseguirem evitar que suas plataformas sejam utilizadas para interferência em processos eleitorais. 

No Reino Unido, uma nova lei de segurança online obriga os sites de redes sociais a reforçar a moderação de conteúdo.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm2yjzpykg7o. Adaptado)
Qual alternativa descreve corretamente as ações recentes de governos para controlar os efeitos dos algoritmos de redes sociais? 
Alternativas
Q3115797 Atualidades
Reatores Nucleares: a nova aposta energética para a IA

O Google anunciou um acordo para usar pequenos reatores nucleares que abastecerão centros de processamento de dados de inteligência artificial (IA).

De acordo com a empresa de tecnologia, o acordo com a companhia do setor de energia Kairos Power permitirá que o primeiro reator seja usado nessa década e que mais deles sejam implementados até 2035. As partes não deram detalhes sobre o valor do acordo e a localização das usinas.

Empresas de tecnologia voltam-se cada vez mais para fontes nucleares na obtenção da eletricidade necessária para grandes centros de processamento de dados, que impulsionam a IA e demandam muita energia. "A rede precisa de novas fontes de eletricidade para dar suporte às tecnologias de IA", disse Michael Terrell, diretor-sênior de energia e clima do Google.

A energia nuclear, uma fonte essencialmente livre da emissão de carbono e capaz de fornecer eletricidade vinte e quatro horas por dia, tem se tornado cada vez mais atraente para a indústria de tecnologia — que tenta cortar emissões de poluentes ao mesmo tempo em que precisa de mais energia para novas tecnologias.

A IA requer muito mais poder de processamento do que a computação padrão. "Um data center normal precisa de trinta e dois megawatts de energia. Para um data center de IA, são oitenta megawatts", explica Chris Sharp, diretor de tecnologia da Digital Realty, uma empresa dos EUA que constrói esses centros de processamento.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c20mj11pyeeo. Adaptado)
Qual das alternativas abaixo reflete a razão para o uso de pequenos reatores nucleares em centros de processamento de dados de inteligência artificial?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A