Questões de Concurso Público Prefeitura de Maravilha - SC 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q1906349 Veterinária
O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal) é uma ferramenta de gerenciamento de risco adotada pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA) com o objetivo de:
Alternativas
Q1906350 Veterinária
"Em 2016, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) e do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), após denúncia anônima, verificaram uso de cama de frango em alimentação de ruminantes (bovinos) o que é proibido por lei. A situação foi verificada em quatro propriedades rurais do município de Cafezal do Sul, a 30 quilômetros de Umuarama". A proibição do tipo de alimento para o gado se deve ao risco destes animais desenvolverem Encefalopatia espongiforme bovina, doença causada por:
Alternativas
Q1906351 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta um conceito errado sobre os processos de limpeza e desinfecção de aviários.
Alternativas
Q1906352 Veterinária
Abaixo estão relacionados quatro gêneros de ectoparasitas. Qual deles é diretamente relacionado a infestação em galinhas de postura?
Alternativas
Q1906353 Veterinária
Das doenças de aves relacionadas abaixo, qual possui vacinação obrigatória nos Estabelecimentos Incubatórios de Reprodução, antes da expedição das aves de um dia? 
Alternativas
Q1906354 Veterinária
“As estomatites necrosantes ocorrem em bovinos, ovinos e suínos. Nos bovinos, é algumas vezes referida como difteria dos terneiros. A estomatite necrosante é o estágio final de todas as outras formas de estomatite quando elas são complicadas pela infecção por uma bactéria anaeróbia Gram-negativa com formas variando de cocos a bastonetes filamentosos. A estomatite necrosante é caracterizada por foco arredondado de cor amarelo-acinzentado circundado por halo de tecido hiperêmico localizado na cavidade oral, laringe, faringe ou língua; se caracteriza histologicamente por foco bem delimitado de necrose de coagulação.” De qual bactéria o texto acima se refere:
Alternativas
Q1906355 Veterinária
Sobre doenças de aves, das alternativas abaixo, assinale a que contém uma informação errada: 
Alternativas
Q1906356 Veterinária
Parte do aparelho justaglomerular de um néfron, formada a partir de células epiteliais proximamente agrupadas de uma porção da parede do túbulo retorcido distal. Sua função é detectar variação de volume e composição do fluido tubular, importante para o controle do fluxo sanguíneo renal e ritmo de filtração glomerular.
Alternativas
Q1906357 Veterinária
Dentre os microrganismos relacionados abaixo, qual não é frequentemente associado a ocorrência de artrite em suínos em idade de abate:
Alternativas
Q1906358 Veterinária
A rinite atrófica é uma doença de alta transmissibilidade e enzoótica em certas regiões. Compromete animais na faixa de três a oito semanas de idade. Embora seja considerada uma doença multifatorial qual alternativa apresenta os microrganismos incriminados como agentes primários.
Alternativas
Q1906359 Veterinária
“A autofagia é um processo catabólico celular que dá origem à degradação de componentes da própria célula. É um processo estreitamente regulado que desempenha uma função normal no crescimento celular, diferenciação, e na homeostase, e ajuda a manter um equilíbrio entre a síntese, a degradação e o reciclado dos produtos celulares. Consiste num dos principais mecanismos por meio dos quais uma célula em estado de desnutrição redistribui os nutrientes dos processos menos necessários aos essenciais.” O mecanismo de autofagia é mediado por qual das organelas relacionadas abaixo.
Alternativas
Q1906360 Veterinária
“Enfermidade que ocorre geralmente pelo consumo de alimentos crus de origem animal contaminados, exteriorizando-se pelas suas características de endemicidade, alta morbidade e, sobretudo, pela dificuldade da adoção de medida no seu controle. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa enfermidade constitui um dos mais comuns problemas de saúde pública. As ações de profilaxia e de polícia sanitária são a base da metodologia de saneamento preventivo. Entre essas ações estão: controle da sua presença nos alimentos, prevenção da contaminação nos animais, aumento da higiene durante o abate e, posteriormente, no processamento da carne e implementação de medidas efetivas de higiene. A recontaminação dos alimentos após a preparação, definida como contaminação cruzada, pode ocorrer a partir do contato do alimento pronto com superfícies contaminadas ou produtos crus. Além da importância das medidas preventivas para evitar o risco de infecção na população humana, o controle desta doença é de grande interesse para a economia dos países em que ocorrem esses surtos”. De qual enfermidade a afirmativa acima está se referindo: 
Alternativas
Q1906361 Veterinária
Das alternativas abaixo, qual não apresenta corretamente um fato atribuído à degeneração celular:
Alternativas
Q1906362 Veterinária
Durante a insuficiência cardíaca congestiva direita, a ocorrência de edema generalizado é atribuída: 
Alternativas
Q1906363 Veterinária
Das alternativas abaixo, qual apresenta duas espécies de plantas tóxicas que, ao serem consumidas, podem causar aborto em vacas: 
Alternativas
Q1906364 Veterinária
Qual a lesão pulmonar observada durante a necropsia de um cão criado na zona urbana que morreu de parvovirose e apresentava, além das lesões características da doença, áreas puntiformes enegrecidas, distribuídas aleatoriamente na superfície pleural dos pulmões?
Alternativas
Q1906365 Veterinária
Das alternativas abaixo, qual apresenta apenas os fenômenos cadavéricos imediatos: 
Alternativas
Q1906366 Veterinária
O mormo é uma doença infectocontagiosa que acomete equídeos, podendo também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. Esta enfermidade é conhecida há vários séculos e, nos anos de 1968, foi considerada extinta no Brasil. No entanto, estudos sorológicos recentes detectaram a presença da doença em alguns estados brasileiros. Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à espécie bacteriana responsável pelo mormo em equinos. 
Alternativas
Q1906367 Veterinária
Nos equinos, as bolsas guturais correspondem a divertículos caudoventrais da tuba auditiva. O acúmulo de exsudato purulento, advindo de contaminação bacteriana de uma ou ambas as bolsas, é denominado:
Alternativas
Q1906368 Veterinária
 “Acidentes com animais peçonhentos são frequentemente relatados nas áreas rurais do Brasil por fazendeiros, vaqueiros e também veterinários de campo, que acreditam que picadas de serpentes são responsáveis por mortes de animais, gerando assim perdas econômicas aos pecuaristas. Casos esporádicos de acidentes com serpentes desse gênero podem ocorrer em equinos, ovinos, bovinos, caprinos, suínos, caninos e felinos. Os ofídios desse gênero habitam lugares úmidos, plantações, pastagens e lugares não habitados pelo homem. Possuem hábitos noturnos, alimentam-se principalmente de pequenos roedores e atacam subitamente, erguendo o terço anterior do corpo sem serem percebidos. Os constituintes do veneno dos ofídios desse gênero causam inflamação local, necrose e dano ao epitélio vascular; ademais possui, também, ação proteolítica ou necrosante; coagulante; hemorrágica e nefrotóxica”. A qual gênero de serpente o texto se refere:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: A
6: B
7: D
8: A
9: D
10: B
11: C
12: D
13: D
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A
19: A
20: A