Questões de Concurso Público Prefeitura de Maravilha - SC 2022 para Professor de Educação Física, Edital nº 2

Foram encontradas 13 questões

Q2024487 Educação Física
Na ginástica, a intensidade atribuída a formação corporal e/ou à formação de seus movimentos corporais, são dois enfoques utilizados no ensino-aprendizagem, separadamente (com destaque parcial em um deles) ou integrados, também se vinculam ao tratamento, localizado ou global, dado a uma análise profunda da unidade corpo-movimento. Os enfoques são determinantes do critério metodológico que configura “o que” se deve fazer para desenvolver a estrutura corporal e a capacidade de seus movimentos. De outro lado a forma ou o “como acionar” por meio de exercícios – define a técnica a ser utilizada para alcançar determinados efeitos positivos. Com isso, os objetivos dos diferentes tipos de ginástica como as técnicas dos movimentos-exercícios utilizados procuram responder às características próprias das necessidades relacionadas à faixa etária, às condições sociais e ao sentido outorgado à atividade. Definiram-se, assim, enfoques que orientaram as formas de trabalho em ginástica: DALLO, A. R. A ginástica como ferramenta pedagógica: o movimento como agente de formação. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2007.
I. Escolar formativa.
II. De formação-manutenção.
III. Recreativa.
IV. Para a saúde.
V. De rendimento ou de competição esportiva.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2024488 Educação Física
Nas provas de atletismo, a definição do ritmo, da técnica, do tempo da distância e das fontes energéticas empregadas no desenvolvimento das corridas é fundamental para a sua classificação em provas de velocidade, meio-fundo e fundo. Nesse sentido, consideram-se provas de meio-fundo: MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Alternativas
Q2024490 Educação Física
Durante o jogo de basquetebol, sempre que um jogador ganha o controle de uma bola viva na quadra de defesa, ou em uma reposição, a bola toca ou é legalmente tocada por qualquer jogador na quadra de defesa, e a equipe do jogador que está fazendo a reposição permanece com o controle da bola na sua quadra de defesa, esta equipe deve fazer a bola ir para a sua quadra de ataque dentro de: 
Alternativas
Q2024491 Educação Física
O nome da maioria dos músculos esqueléticos consiste em combinações das raízes das palavras de suas características distintas. É possível aprender os nomes dos músculos lembrando-se dos termos que se referem às suas características, como o padrão dos fascículos musculares, o tamanho, a forma, a ação, o número de origens, a localização e os locais de origem e inserção. Em se tratando da ação principal do músculo: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
I. Tensor: enrijece uma parte do corpo, exemplo tensor da fáscia lata.
II. Abdutor: movimenta o osso para perto da linha média, exemplo adutor longo.
III. Extensor: aumenta o ângulo articular, exemplo extensor ulnar do carpo.
IV. Abaixador: abaixa ou deprime uma parte do corpo, exemplo abaixador do lábio inferior.
V. Pronador: vira a palma da mão posteriormente, exemplo pronador redondo.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2024494 Educação Física
O atletismo tem as provas combinadas como as mais tradicionais da história, são conhecidas como decatlo e heptatlo. A competição conta com várias provas que são realizadas pelos atletas em dois dias consecutivos, a prova premia o atleta mais versátil, que consegue um bom desempenho e maior pontuação geral. Fazem parte das provas do heptatlo, realizada pelas mulheres: MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 
Alternativas
Q2024495 Educação Física
Situação geralmente resultante de um esforço excessivo que envolvem o estiramento e a ruptura de fibras musculares. Ocorre quando os músculos são forçados além de seu alcance normal ou quando músculos frios ou tensos são exercitados subitamente. Marcado por edema rápido, dor extrema e perda de função do músculo lesado, caracterizada como: KEITH, J. K et al. Primeiros socorros para estudantes. Barueri, SP: Manole, 2013.
Alternativas
Q2024497 Educação Física
Em uma partida de futebol, existem dois momentos distintos que se denominam ataque e defesa. Quando uma equipe está com a posse da bola, encontra-se em uma situação de ataque; ao contrário, quando uma equipe está sem a posse da bola, pode-se dizer que está em uma situação defensiva. Uma equipe que está na situação ofensiva têm as seguintes possibilidades de ação: ARRUDA, M. et al. Futebol: ciências aplicadas ao jogo e ao treinamento. São Paulo: Phorte, 2013.
( ) Conservação da posse da bola.
( ) Impedimento da progressão do adversário.
( ) Progressão da posse da bola.
( ) Recuperação da posse da bola.
( ) Realização do ponto quando a bola é direcionada ao gol.
A sequência correta de cima para baixo é: 
Alternativas
Q2024499 Educação Física
Os mecanismos termorreguladores do corpo protegem principalmente contra o superaquecimento. A dissipação eficiente do calor torna-se crucial durante a atividade física realizada em um clima quente, quando há uma competição inerente entre os mecanismos que mantêm um grande fluxo sanguíneo muscular e os mecanismos termorreguladores. A perda de calor corporal ocorre por meio dos processos físicos: McARDLE, W. D. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
I. Radiação.
II. Pectição.
III. Condução.
IV. Convecção.
V. Evaporação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024500 Educação Física
Nas modalidades esportivas coletivas, o praticante tem a necessidade de integrar-se em uma ação de grupo, caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se dispõe pelo terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Especificamente nesta modalidade coletiva, durante determinada ação do jogo acorre o ponto realizado direto, através do ace, ou a quebra na recepção adversária, impedindo a utilização de bolas de primeiro tempo: ROSE JUNIOR, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Alternativas
Q2024501 Educação Física
Em se tratando da educação do movimento, as implicações biológicas, socioafetivas e culturais facilitam a aprendizagem motora em relação direta com a programação adequada, contínua, variada das atividades físicas nas rotinas de dança, onde o enfoque nas habilidades biológicas resulta em melhoria das estruturas físicas e funcionais e nas habilidades complexas são importantes no desenvolvimento da Dança/Educação. A programação deverá abranger: NANNI, D. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
I. Socioafetivo: motivação e emoção.
II. Hereditariedade: aspectos lúdicos.
III. Cultural: vivências de experiências variadas.
IV. Biológico: melhoria das estruturas físicas e funcionais (complexidade das habilidades).
V. Psicológico: aprimoramento motor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024502 Educação Física
É fundamental que a pedagogia do handebol, assim como a de outras práticas esportivas, seja arrojada e apresente consonância com políticas esportivas nas esferas municipal, estadual e nacional. Essa política deve favorecer a concretização de programas visando à democratização do acesso ao handebol nos mais diferentes nichos de prática (ambiente escolar: contraturno letivo ou como conteúdo da educação física; fora do ambiente escolar: clubes, associações), intento que deverá ser efetivado com parcerias para a utilização de espaços públicos e/ou privados para o desenvolvimento da modalidade, com perspectivas de enriquecimento na formação integral dos praticantes. A opção por um programa que contemple as características educativas do handebol se fundamenta nos seguintes aspectos: GRECO, P. J.; ROMERO, J. J. F. Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012.
( ) Desenvolvimento de valores sociais.
( ) Melhora das capacidades físicas e habilidades motoras.
( ) Conscientização da prática esportiva seletiva assegurando o direito preferencial aos mais aptos fisicamente.
( ) Melhora da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde).
( ) Diminuição da exposição aos riscos sociais (exposição da vida de crianças e adolescentes a perigo constante: drogas, prostituição, criminalidade).
A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q2024504 Educação Física
As articulações são classificadas estruturalmente, com base nas características anatômicas, e funcionais de acordo com o tipo de movimento que possibilitam. A classificação estrutural das articulações é baseada na existência ou não de espaço entre os ossos integrantes da articulação, chamado de cavidade articular; e do tipo de tecido conjuntivo que une os ossos. Do ponto de vista estrutural, as articulações são classificadas como: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
I. Articulações fibrosas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos unidos por tecido conjuntivo denso não modelado e rico em fibras de colágeno.
II. Articulações cartilagíneas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos juntos por cartilagem.
III. Articulações sinoviais: os ossos que formam a articulação apresentam cavidade articular e são unidos pelo tecido conjuntivo denso não modelado de uma cápsula articular e, muitas vezes, por ligamentos acessórios.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2024506 Educação Física
O músculo esquelético não contém apenas um grupo homogêneo de fibras com propriedades metabólicas e contráteis semelhantes. Em vez disso, contém dois tipos principais de fibras, os quais diferem nos mecanismos primários que utilizam para produzir ATP (adenosina trifosfato), no tipo de ativação dos neurônios motores e no tipo de cadeia pesada de miosina expressada. As proporções de cada tipo de fibra muscular variam de um músculo para outro e de uma pessoa para outra. As fibras de contração lenta (tipo I) geram energia para a ressíntese do ATP predominantemente pelo sistema aeróbio de transferência de energia, suas características diferenciais incluem: McARDLE, W. D. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. RJ: Guanabara Koogan, 2016.
I. Baixa atividade de miosina ATPase.
II. Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas.
III. Capacidade glicolítica menos bem-desenvolvida que as fibras de contração rápida.
IV. Mitocôndrias grandes e numerosas.
V. Alta taxa de renovação (turnover) das pontes cruzadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: A
6: A
7: A
8: C
9: B
10: A
11: A
12: D
13: B