Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Itaberaba - SC 2023 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 13 questões

Q2307238 Medicina
É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível. Inicialmente, ocorre uma infecção aguda e, na maior parte dos casos, a infecção se resolve espontaneamente até seis meses após os primeiros sintomas, sendo considerada de curta duração. Na atualidade, vários marcadores estão disponíveis para o diagnóstico e acompanhamento da infecção. Sobre alguns marcadores sorológicos para a hepatite B, avalie as afirmativas baixo e assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2307239 Medicina
A cobalamina, também conhecida como vitamina B12, é uma vitamina hidrossolúvel com um importante envolvimento no metabolismo. A organização norte-americana Food and Nutrition Board, sugere que a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4µg (microgramas) para adultos, 1,2 µg para crianças com até oito anos e 2,8 µg para gestantes e mães que amamentam. Segundo estudos, a sua forma mais eficaz de suplementação é na forma de metilcobalamina. A respeito da vitamina B12, avalie as afirmativas abaixo.
I. A deficiência de vitamina B12 se manifesta classicamente como anemia megaloblástica, mas pode também se manifestar com queixas neurológicas e neuropsiquiátricas. II. Estão em risco os idosos, pacientes com má absorção crônica, história de ressecção ou bypass gástricos e os pacientes que tomam metformina, inibidores da bomba de prótons. III. A eficácia do tratamento com altas doses orais de vitamina B12 é significativamente inferior a terapia de vitamina B12 intramuscular. IV. O ácido metilmalônico e os níveis de homocisteína podem ajudar a diagnosticar a deficiência de vitamina B12 em um estágio precoce e assintomático.
Estão corretas o que se apresenta em: 
Alternativas
Q2307240 Medicina
O Eletrocardiograma é um exame comum em check-ups uma vez que oferece uma visão clara da saúde do coração. Assim, o médico pode pedir que o paciente realize um eletrocardiograma anualmente, sem nenhuma indicação de risco, apenas como uma prevenção. A figura que melhor representa alterações da repolarização ventricular sugestivas de corrente de lesão subepicárdica - Supradesnivelamento do ponto J e do segmento ST nas derivações correspondentes à área isquêmica está na alternativa:
Alternativas
Q2307241 Medicina
A hipercalemia é, possivelmente, o distúrbio eletrolítico mais grave de todos, porém ao mesmo tempo potencialmente reversível. Pode ser classificada em 3 categorias: Leve (K > 5,5 mg/dL), moderada (K> 6,5 mg/dL) e grave (K > 7,5 mg/dL). Altos níveis séricos de potássio podem causar instabilidade na membrana das células do miocárdio e assim, arritmias. Em casos mais graves de hipercalemia, o manejo imediato é muito importante e é dado especialmente por: 
Alternativas
Q2307242 Medicina
A pancreatite aguda é um processo inflamatório do pâncreas que ocorre de maneira súbita. Na pancreatite, as enzimas digestivas, que deveriam ser liberadas no trato digestivo, acabam por danificar o próprio pâncreas e outros órgãos adjacentes, ao provocar uma autodigestão tecidual. A etiologia da pancreatite aguda é variada, mas na maioria dos casos é secundária a doenças biliares, como litíase biliar (incluindo microlitíase), ou ingesta excessiva de álcool (sendo esses responsáveis por 80 a 90% dos casos). Sobre os achados clínico laboratoriais da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2307243 Medicina
Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não. O diagnóstico varia conforme sexo e idade. A apendicite é mais comum em jovens, enquanto a doença biliar, obstrução intestinal, isquemia e diverticulite são mais comuns em idosos. Para o diagnóstico de abdome agudo o exame físico é essencial e deve ser levado em consideração, exceto: 
Alternativas
Q2307244 Medicina
Abaixo é exposto uma radiografia de tórax, incidência anteroposterior, de um menino de 3 anos de idade representando uma pneumonia não relacionada a anomalias anatômicas ou funcionais. A criança está em tratamento de constipação com óleo mineral, como adjuvante. Observa-se na imagem opacidades em ambos os pulmões, coalescentes, com distribuição dita em "asas de borboleta". No contexto clínico, este aspecto permite o diagnóstico de:
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Oliveira GA, Del Caro SR, Bender Lamego CM, et al. Radiographic plain film and CT findings in pneumonia in infants following used in treatment of bowel obstruction by Ascaris lumbricoides. Pediatr Radiol. 1985;15:157-60. 
Alternativas
Q2307246 Medicina
O Capítulo III da Lei 8.080/90 trata da organização, da Direção e da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre este quesito, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2307248 Medicina
A portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS. De acordo com esta portaria compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal, exceto:
Alternativas
Q2307249 Medicina
Paciente feminina de 28 anos, grávida de 8 semanas, apresenta ao médico em sua primeira consulta um exame de Toxoplasmose IgM reagente. Nega contato com gatos e não teve sintomas nos últimos meses. Levando em consideração o caso clínico, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2307250 Medicina
Criança de 9 anos de idade apresenta faringite com febre, edema, tumefação da epiglote e abscessos puntiformes nas criptas tonsilares, acompanhados com linfonodos na região cervical. Sabendo-se que a faringite estreptocócica é um importante desencadeador de glomerulonefrite, assinale a alternativa que apresenta a melhor alternativa de tratamento para o caso.
Alternativas
Q2307251 Medicina
Paciente de 64 anos, diabética, com sobrepeso, faz uso de hipoglicemiante oral, vai até a Unidade Básica de Saúde para uma consulta levando consigo os seguintes exames laboratoriais.
 Glicemia de jejum: 102 mg/dL HbA1c: 11% Creatinina: 1.6 mg/dL Ureia: 52 mg/dL Microalbuminúria 24 horas: 215 ug/min
A partir dos resultados apresentados pode-se concluir que: 
Alternativas
Q2307252 Medicina
É uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. É uma doença crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico. Os sintomas mais comuns são diarreia, cólica abdominal, febre frequente e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso. A dor abdominal e a diarreia frequentemente surgem após as refeições. São comuns dores nas juntas, falta de apetite, perda de peso e febre. Outros sintomas podem ser lesões da região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos. O texto refere-se a:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: D
6: E
7: A
8: C
9: E
10: C
11: A
12: D
13: B