Questões de Concurso Público Prefeitura de Joaçaba - SC 2024 para Monitor Social
Foram encontradas 11 questões
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade singular da proteção básica, desempenhando funções importantes no território que atende.
No contexto apresentado, a função específica do CRAS que o diferencia das demais unidades, é a oferta do
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) regula e define as diretrizes para a estruturação da assistência social, que visa fornecer os mínimos sociais por meio de um conjunto coordenado de medidas promovidas tanto pelo setor público quanto pela sociedade, visando garantir a cobertura das necessidades básicas.
Em relação aos objetivos do LOAS, avalie as sentenças a seguir.
I. A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente.
II. A garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa que possui renda até 3 salários.
III. A vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.
IV. A defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.
É correto apenas o que se afirma em:
Com base nas legislações e políticas sociais no Brasil, associe corretamente os documentos às suas respectivas áreas de abrangência.
a. ( ) Política Nacional de Assistência Social (PNAS)
b. ( ) Política Nacional para a População em Situação de Rua
c. ( ) Estatuto do Idoso - Lei n.º 10.741/2003
d. ( ) Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)
I. Diretrizes para o atendimento e assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
II. Garantia dos direitos da pessoa idosa, assegurando sua dignidade, participação na comunidade e proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
III. Estratégias para a promoção, proteção e recuperação da saúde, com ênfase na prevenção de doenças e agravos.
IV. Abordagem articulada e integral para enfrentar a situação de rua, assegurando direitos e promovendo a reinserção social.
Assinale a alternativa correta.
As Residências Terapêuticas são dispositivos da política de Saúde Mental que visam promover a reinserção social de pessoas com transtornos mentais em processo de desinstitucionalização. Elas oferecem um ambiente _______________ e __________________, onde os residentes podem desenvolver autonomia e retomar o convívio comunitário. Essas moradias são acompanhadas por equipes multiprofissionais que prestam assistência psicossocial e promovem o acesso a ___________________ e tratamentos adequados.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto corretamente.
A Política Nacional de Saúde Mental, instituída em ___________ tem como principal objetivo promover ações de saúde mental pautadas nos princípios da desinstitucionalização, da integralidade do cuidado e da participação da comunidade. Dentro desse contexto, a Atenção Psicossocial visa promover o cuidado em liberdade, visando à inclusão social e à autonomia dos usuários. Nesse sentido, os _____________ são fundamentais para a efetivação dessa política, oferecendo suporte técnico e assistencial às pessoas com transtornos mentais em seu território.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.
No contexto de um órgão público de assistência social, uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas atua para garantir o atendimento adequado à comunidade. Durante uma reunião de equipe, surgem divergências entre os membros sobre a melhor abordagem para lidar com casos complexos de vulnerabilidade social. Alguns defendem a aplicação estrita das normas e regulamentos, enquanto outros enfatizam a necessidade de flexibilidade e adaptação às situações individuais dos assistidos.
Considerando a situação descrita, qual atitude demonstraria um comportamento alinhado às normas de conduta socialmente adequadas no ambiente de trabalho, promovendo a comunicação e relacionamento interpessoal eficazes?
Em um Centro de Convivência para idosos foi observado aumento nos incidentes como quedas e pequenos ferimentos durantes as atividades.
Considerando a atuação do Monitor Social, como deve proceder em termos de prevenção de acidentes e primeiros socorros?
Conforme a Resolução CNAS n.º 109/2009, Art. 1º. Aprova a Tipificação nacional de Serviços Socio-assistenciais, organizados por níveis de complexidade do SUAS:
I - Serviços de Proteção Social Básica, II - Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade e
III - Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Considerando a Resolução CNAS n.º 109/2009, avalie os itens.
I. São pertencentes Serviços de Proteção Social Básica os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) , o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
II. São pertencentes ao Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, somente o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), o Serviço Especializado em Abordagem Social e o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
III. São pertencentes ao Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade o Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Acolhimento em República, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.
IV. São pertencentes ao Serviço de Acolhimento Institucional as modalidades de abrigo institucional, casa lar, casa de passagem e residência inclusiva.
É correto apenas o que se afirma em:
A Lei n.º 12.594/2012, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, visa abordar, de maneira abrangente, a questão da dependência química no Brasil. Considerando essa legislação e a Política Nacional sobre Drogas, avalie as afirmativas a seguir.
I. A Lei n.º 12.594/2012 visa exclusivamente a repressão e criminalização dos usuários de drogas.
II. A Lei n.º 12.594/2012 tem como um de seus objetivos a promoção de ações de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas.
III. A Lei n.º 12.594/2012 desconsidera a abordagem multidisciplinar no tratamento da dependência química.
IV. A legislação não prevê a participação da sociedade civil na formulação e implementação das políticas sobre drogas.
Assinale a alternativa correta.
Em uma cidade fictícia, a Rede Assistência Social desempenha um papel vital na promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente. No âmbito da primeira infância, a Equipe de Assistência Social depara-se com um caso que envolve uma criança em situação de risco, proveniente de uma família em vulnerabilidade social. A criança apresenta sinais de negligência e maus-tratos, além de evidências de trabalho infantil.
Diante desse contexto, analise as alternativas, identificando qual a abordagem mais apropriada para lidar com esse caso.