Questões de Concurso Público SUAPE 2010 para Auxiliar Administrativo

Foram encontradas 2 questões

Q2872707 Português

TEXTO 01 para as questões de 01 a 07.


INCLUSÃO DIGITAL, PROGRAMA DE ÍNDIO CONECTADO À WEB


ILHÉUS (Bahia) – Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, localizada a 465 quilômetros de Salvador, vai encontrar índios que frequentam escolas, surfam nas praias ilheenses e navegam na Internet. Se essa imagem não era possível há alguns anos, hoje faz parte da realidade de grande parte das tribos indígenas.

Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados, de amianto. Em vez de fogueiras, energia elétrica. Não foi apenas o urbanismo e outras facilidades do mundo moderno que invadiram as aldeias indígenas. Hoje, a inclusão digital também é realidade.

Sete nações indígenas estão em processo de inclusão digital por meio do site Índios On Line (www.indios.org.br), um portal de diálogo intercultural.

O site Índios On Line é uma forma de fazer com que o próprio índio seja o seu historiador, fotógrafo e seu próprio jornalista”, afirma Jaborandy Yandé, índio tupinambá de Olivença e um dos coordenadores do projeto.

Para o gestor da rede, Alexandre Pankararu, do Estado de Pernambuco, o site é uma grande conquista para os índios. “Só o fato de a gente mostrar nossa cara, como a gente vive hoje, já é uma grande mudança na forma como as pessoas nos olham”, diz Alexandre Pankararu.


Oliveira, Camila. Agência A Tarde. Jornal do Commercio. Caderno C. 28 de março de 2010. p.16.

Sobre o trecho abaixo:


“O site Índios On Line é uma forma de fazer com que o próprio índio seja o seu historiador, antropólogo, fotógrafo e seu próprio jornalista”, afirma Jaborandy Yandê, índio tupinambá de Olivença e um dos coordenadores do projeto.”
é CORRETO afirmar que

Alternativas
Q2872719 Português

TEXTO 04 para as questões de 16 a 19.


Suape , ao contrário do que muita gente pensa, não é uma sigla. Ele remonta à língua dos índios Caetés da tribo tupi-guarani da região, que usava a palavra para designar os “caminhos sinuosos” da região, atravessada pelos rios Massangana, Ipojuca e Tatuoca.

Os atrativos que fazem do porto algo viável para os investidores nacionais e estrangeiros são inúmeros. A localização privilegiada permite às empresas escoarem e receberem produtos através das rotas que levam a mais de 160 portos no mundo todo, sem falar nos investimentos em pesquisas, promovidas pelas universidades da região, que buscam o desenvolvimento e a modernização da produção.


Disponível no site www.pe360graus.globo.com

Sobre ACENTUAÇÃO, analise os itens abaixo.


I. “Suape, ao contrário do que muita gente pensa...” – justifica-se o acento do termo sublinhado, por se tratar de paroxítona terminada em ditongo. II. “Ele remonta à língua dos índios Caetés ...” – a palavra sublinhada é acentuada por ser oxítona terminada em e seguida de s. III. “Os atrativos que fazem do porto algo viável para os investidores ...” – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba, e o acento se justifica por terminar em l. IV. “para os investidores nacionais e estrangeiros são inúmeros.” – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: C
2: D