Questões de Concurso Público Prefeitura de Pombos - PE 2017 para Nutricionista
Foram encontradas 39 questões
I. No 1º parágrafo, para compreender a informação de que “o que o escritor tão bem percebeu é que...” o leitor deve inferir que “o escritor” faz referência a “Guimarães Rosa”, citado no início do texto. II. No exemplo inserido no 3º parágrafo – “Por isso, quando alguém diz „fiquei muito satisfeito com você‟” –, o termo sublinhado, claramente, faz referência explícita ao leitor do texto. III. No seguinte trecho do 4º parágrafo: “Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela...”, a compreensão do segmento destacado é possibilitada pela relação que, na nossa cultura, fazemos entre “tela” e “filme”. IV. No 8º parágrafo, na afirmação de que “Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira.”, o leitor deve compreender que o termo sublinhado, apesar da ausência do artigo, corresponde à forma pronominal “a gente”.
Estão CORRETAS, apenas:
E vamos à luta
Eu acredito é na rapaziada Que segue em frente e segura o rojão Eu ponho fé é na fé da moçada Que não foge da fera e enfrenta o leão Eu vou à luta é com essa juventude Que não corre da raia a troco de nada Eu vou no bloco dessa mocidade Que não tá na saudade e constrói a manhã desejada [...]
Gonzaguinha. Letra disponível em: https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/259335. Acesso em: 30/09/17. Excerto.
Do ponto de vista temático, é possível identificar pontos de contato entre os Textos 1 e 2. Assim, é CORRETO afirmar que, em ambos esses textos:
E vamos à luta
Eu acredito é na rapaziada Que segue em frente e segura o rojão Eu ponho fé é na fé da moçada Que não foge da fera e enfrenta o leão Eu vou à luta é com essa juventude Que não corre da raia a troco de nada Eu vou no bloco dessa mocidade Que não tá na saudade e constrói a manhã desejada [...]
Gonzaguinha. Letra disponível em: https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/259335. Acesso em: 30/09/17. Excerto.
Nós, falantes de uma língua, temos variadas maneiras de dizer o que queremos dizer, dependendo da situação comunicativa em que nos encontramos e de nossas intenções na interação. Considerando que os sentidos se fazem na situação interativa, é CORRETO afirmar que, no Texto 2:
Com base no modo como o Texto se organiza e no conteúdo que veicula, é CORRETO afirmar que ele
está apoiado, prioritariamente, no discurso
Estado de nascimento: Ceará, Paraíba ou Pernambuco Profissão: Engenheira, fisioterapeuta ou professora A engenheira não é paraibana Fernanda não é pernambucana A candidata cearense é fisioterapeuta Clarissa é engenheira Ilda não é cearense
Assim, pode-se concluir CORRETAMENTE que
1. Transitar com velocidade superior à permitida em até 20% 2. Transitar com velocidade superior à permitida em mais de 20% a 50% 3. Estacionar veículo em local/hora proibida 4. Estacionar em desacordo com a regulamentação 5. Avançar o sinal
O gráfico a seguir apresenta, em valores aproximados, a média de ocorrências das principais infrações de trânsito e o preço de cada multa. Qual é a média aproximada do valor dessas multas nesse período?
Toda pessoa que passa em nossa vida leva um pouco de nós.
Toda pessoa que leva um pouco de nós deixa um pouco de si.
I. Com o verbo „dever‟, no trecho: “não devemos esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina;” (2º parágrafo), o autor apresenta a ação de „esquecer‟ como uma possibilidade. II. O verbo „ter‟ expressa „obrigatoriedade‟, no trecho: “Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim.” (5º parágrafo). III. No trecho: “Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição.” (6º parágrafo), a ideia veiculada no segmento “ter nisso alguma dose de ambição” é dada como „necessária‟. IV. No conjunto de formas verbais destacado no trecho: “Para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…” (8º parágrafo), as formas verbais „ter‟ expressam, ambas, „obrigatoriedade‟ no tempo passado.
Estão CORRETAS, apenas:
O resultado das medidas antropométricas simples, peso e altura, permite caracterizar a condição nutricional de indivíduos e populações. Índices compostos por essas medidas têm sido utilizados para a avaliação nutricional. Sobre esses índices, analise as afirmativas abaixo:
I. A relação peso/altura é adequada como instrumento de triagem, porém não fornece dados da composição corporal.
II. O índice de massa corpórea, IMC, também chamado de Índice de Quetelet, tem um alto nível de correlação com a gordura corporal.
III. O índice ponderal de Khosla-Lowe é calculado pela fórmula peso/(altura)3 , e sua utilização traz informações semelhantes às obtidas pelo IMC.
É CORRETO afirmar que