Questões de Concurso Público UPE 2017 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
No Brasil, a política educacional não se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir, mas se reveste hoje, sob a marca das inversões que são necessárias à reprodução do sistema metabólico do capital. Sobre a atuação do Serviço Social na Educação, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) O grupo de Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS Serviço Social na Educação elaborou os Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A vinculação do Serviço Social com a política de Educação foi sendo forjada desde os primórdios da profissão como parte de um processo de requisições postas pelas classes dominantes quanto à formação técnica, intelectual e moral da classe trabalhadora.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia do acesso à educação escolarizada tem sido a marca da inserção de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da política de educação constitui-se em uma dimensão, cuja construção depende, essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos, que orientam o projeto profissional da profissão.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
No que concerne aos desafios atuais do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro, analise os itens abaixo:
I. Em consonância com os projetos societários, o projeto ético-político do serviço social se concretiza na conservação da ordem social.
II. Um dos elementos constitutivos do projeto ético-político é a matriz teórica-metodológica em que se ancora.
III. O projeto ético-político se concretiza, visto que há uma relação de identidade entre o que projetamos e o que realizamos efetivamente.
IV. A sociedade capitalista impõe limites, mas não inviabiliza a consecução plena dos princípios que norteiam o projeto ético-político.
Está(ão) CORRETO(S)
Atuando nas questões mais contundentes da questão social, os Assistentes Sociais na contemporaneidade se deparam com:
I. A tendência de fragmentar os usuários das políticas públicas, baseando-se nas características de geração (jovens, idosos, crianças), de gênero e ético-culturais (mulheres, negros e índios).
II. Uma conjuntura adversa para os trabalhadores, os quais carecem de maior organicidade para terem força na cena pública.
III. Unificação das bandeiras de luta dos trabalhadores, gerando uma harmonia e uma consciência de classe.
IV. Uma ampla investida ideológica por parte do capital e da força sindical voltada à cooptação dos trabalhadores, agora travestidos em “parceiros” solidários aos projetos do grande capital.
Está(ão) CORRETO(S)
Especialistas apontam que a crise do capital não se trata apenas de uma crise financeira, mas sim, de uma crise estrutural do capital.
No Brasil, a proposta de Reforma da Previdência é uma tentativa de
Um dos elementos constitutivos do debate sobre instrumentalidade do serviço social refere-se aos instrumentos, às técnicas e habilidades utilizadas pelo profissional. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:
I. Os instrumentos e técnicas, de fato, são mais importantes que os objetivos da ação profissional.
II. Um dos recursos básicos do trabalho do serviço social é a linguagem.
III. A visita domiciliar deve ser feita com muito cuidado, sendo recomendado que seja utilizada como afirmação de direitos.
IV. Parecer social é uma descrição dos fatos, seguida de uma opinião profissional, que deve estar fundamentada em uma perspectiva teórica de análise.
Está(ão) CORRETO(S)
A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas.
Analisando a questão social no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o sigilo do profissional do serviço social, analise os itens abaixo:
I. O sigilo profissional não pode vir separado da reflexão ética como se fosse uma simples questão técnica, ou mesmo, procedimental.
II. No Código de Ética de 1993, o sigilo profissional é um direito do Assistente Social.
III. No Brasil, todos os Códigos de Ética do Assistente Social trataram da questão do sigilo ou de seu sinônimo segredo, ainda que representasse uma forte vinculação moral da doutrina cristã.
IV. De acordo com o Código de Ética em vigor, não é permitida, sob hipótese alguma, a quebra do sigilo profissional.
Estão CORRETOS
Sobre a organização da Assistência Social, analise os itens abaixo:
I. A assistência social tem por objetivos, dentre outros, a vigilância socioassistencial, que visa analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela, a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.
II. Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas com ou sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por essa Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.
III. Dentre os princípios que regem a assistência social, está o do respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
IV. O Sistema Único da Assistência Social - SUAS é integrado pelos entes federativos, pelos respectivos conselhos de assistência social e pelas entidades e organizações de assistência social abrangidas pela Lei nº 8.742/93.
Estão CORRETOS
“Nas últimas décadas, o processo de envelhecimento das populações, via de regra, observado em escala mundial, adquiriu o status de fenômeno e tem sido considerado um marco na história da humanidade, exigindo novas posturas do poder público e da sociedade para atender às demandas impostas a partir do processo de transição demográfica em curso. Para efeito de pesquisa científica, a literatura geriátrica e gerontológica aceita o ponto de corte aos 60 anos, idade a partir da qual os indivíduos seriam considerados idosos. Este é o corte etário adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os países em desenvolvimento. Para os países desenvolvidos, onde a expectativa média de vida é maior, adota-se o ponto de corte dos 65 anos como a idade de transição das pessoas para o segmento idoso da população.”
(PAIVA, Sálvea de Oliveira Campelo de, Envelhecimento, Saúde e Trabalho no Tempo do Capital).
Diante do cenário exposto pela autora, o governo brasileiro adotou medidas importantes de proteção e garantia dos direitos das pessoas idosas, dentre estas, o “Estatuto do Idoso”, um dos marcos legais mais significativos. Com base na referida legislação, assinale a alternativa CORRETA.
Ainda com base no “Estatuto do Idoso”, analise os itens abaixo:
I. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
II. Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais.
III. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, não se admitindo nenhuma exceção.
IV. Aos idosos, a partir de 60 anos, que não possuam meios para prover sua subsistência nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de um salário-mínimo nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social.
Estão CORRETOS, apenas,
A Lei Nº 11.340/06, “Lei Maria da Penha”, criou inúmeros mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.