Questões de Concurso Público UPE 2017 para Biólogo
Foram encontradas 6 questões
Texto para responder a questão.
Trabalho mata mais do que epidemia no Brasil
Há uma tragédia em curso no Brasil, da qual pouco se fala e que nada tem a ver com guerras ou desastres naturais. O setor de atenção à saúde humana registra o maior índice de acidentes laborais no Brasil, segundo o anuário estatístico do INSS. O trabalhador da saúde sofre acidentes com material biológico, com uma potencialidade de danos muito grande. Hepatite e AIDS estão envolvidas nesses acidentes. Ele executa suas tarefas muitas vezes em condições inadequadas e insuficientes para garantir sua segurança, fica exposto a uma situação e lança mão daquele ferramental inadequado, agulhas e seringas, e infelizmente se acidenta muitas vezes.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/acidentes-de-trabalho-no-brasil/index.jpp Reportagem: Mauri
Konig. Adaptado.
I. No interior do laboratório, os frequentadores deverão utilizar roupas apropriadas, como jalecos, batas, gorros ou uniformes de proteção. A vestimenta deve ser fornecida com ônus para o empregado. Os trabalhadores podem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, desde que se responsabilizem pela higienização destas. II. O empregador deve assegurar capacitação aos trabalhadores antes do início das atividades e de forma continuada, devendo ser ministrada: sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos; durante a jornada de trabalho; por profissionais de saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos. III. Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabão em barras, toalha descartável ou não e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual. O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos. IV. As agulhas descartáveis usadas não deverão ser dobradas, quebradas, reutilizadas, removidas das seringas ou manipuladas antes de desprezadas; deverão ser cuidadosamente acondicionadas em um recipiente resistente a perfurações, localizado convenientemente e utilizado para recolhimento de objetos cortantes desprezados. V. Em todo local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores instruções escritas, em linguagem acessível, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. Os trabalhadores devem comunicar imediatamente todo acidente ou incidente, com possível exposição a agentes biológicos, ao responsável pelo local de trabalho e, quando houver, ao serviço de segurança e saúde do trabalho e à CIPA.
Estão CORRETAS
CORES VERDE BRANCA PÚRPURA AMARELA VERMELHA
FUNÇÕES I. Deverá ser empregada em canalizações para identificar gases não liquefeitos. Também pode ser empregada para indicar cuidado, assinalando, por exemplo, meios-fios, corrimãos e cavaletes. II. Deverá ser empregada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares, como em porta e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam matérias radioativas ou materiais contaminados por radioatividade. III. Deverá ser empregada para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio e excepcionalmente com sentido de advertência de perigo, como em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência. IV. Deverá ser empregada para indicar canalizações de água, localização de EPI, fontes lavadoras de olhos, mangueiras de oxigênio (soldas oxiacetilênica). V. Deverá ser empregada em passarelas e corredores de circulação, localização de bebedouros, coletores de resíduos, áreas destinadas à armazenagem, zonas de segurança, etc.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Leia o texto a seguir:
Coreanos presos na cidade de Canarana (MT) vivem nos Estados Unidos, e um deles trabalha para uma empresa de cosméticos. Eles fizeram um acordo com os Kamaiurá, do Alto Xingu, e pagaram para obter raízes e plantas, usadas pelos índios para fins cosméticos. Alertados pelo cacique Kamaiurá Kotoki, que deveriam pedir autorização da Funai e do Cgen, os estrangeiros alegaram que se pedissem teriam de pagar por isso. O acesso aos recursos genéticos e conhecimentos tradicionais, sua proteção e a repartição de benefícios associados são regidos pela Medida Provisória nº 2186/16, de 23 de agosto 2001, com autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Cgen), que autoriza e regulamenta o uso, a comercialização e o aproveitamento de recursos genéticos vegetais para quaisquer fins. “Houve uma superarticulação entre a Funai e o Ibama com apoio da Associação Terra Indígena Xingu (Atix) para que pudéssemos realizar a operação”, conta a Bióloga da Funai e conselheira do Cgen, Maira Smith. “Isso foi extremamente positivo porque é difícil apanhar alguém fazendo biopirataria”.
Fonte: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/coreanos-sao-presos-em-mato-grosso-por-biopirataria-noparque-indigena-do-xingu
(Adaptado).
Analisando a situação acima e de acordo com o Código de Ética do Profissional Biólogo, do Conselho Federal de Biologia - CFBio, leia as seguintes afirmativas:
I. É vedado ao Biólogo o envio e recebimento de material biológico para o exterior sem a prévia autorização dos órgãos competentes.
II. O Biólogo não pode alterar, falsear, deturpar a interpretação, ser conivente ou permitir que sejam alterados os resultados de suas atividades profissionais ou de outro profissional que esteja no exercício legal da profissão.
III. O Biólogo deve cumprir a legislação competente, que regula coleta, utilização, manejo, introdução, reprodução, intercâmbio ou remessa de organismos, em sua totalidade ou em partes ou quaisquer materiais biológicos.
IV. Não ser conivente com os empreendimentos ou atividades que possam levar a riscos, efetivos ou potenciais, de prejuízos sociais, de danos à saúde ou ao meio ambiente, denunciando o fato formalmente, mediante representação ao CRBio de sua região e/ou aos órgãos competentes, com discrição e fundamentação.
V. Exercer sua atividade profissional com dedicação, responsabilidade, diligência, austeridade e seriedade, somente assumindo responsabilidades para as quais esteja capacitado, não se associando a empreendimento ou atividade que não se coadune com os princípios de ética desse Código e não praticando nem permitindo a prática de atos que comprometam a dignidade profissional.
São DEVERES do profissional biólogo, apenas,
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/55709/72075527a0dba97bcb67.png)
Assinale a alternativa que apresenta o CORRETO procedimento diante da situação-problema.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/55709/219f8a85d39fdea2db62.png)
Fonte: www.googleimages.com
Sobre ELISA, analise as proposições a seguir:
I. Elisa 1 - Direto - uma enzima se liga a um anticorpo, que reconhece um antígeno alvo. A enzima reage com um substrato incolor para produzir um produto colorido. Se o antígeno estiver presente, o complexo anticorpoenzima irá ligar-se a ele, e a enzima catalisará a reação. Então, a presença de produto colorido indica a presença de antígeno. II. Elisa 2 - Sanduíche - o anticorpo se liga ao antígeno adsorvido no poço; anticorpos ligados à enzima se ligam aos anticorpos primários. O substrato é adicionado e convertido pela enzima a uma cor determinada. A coloração é inversamente proporcional à quantidade de anticorpo. III. Elisa 3 - Indireto - o anticorpo de captura é, inicialmente, adsorvido no poço. Depois, a amostra com o antígeno é adicionada e se liga a esse anticorpo. Adiciona-se outro anticorpo específico para o antígeno. Um terceiro anticorpo ligado à enzima é adicionado. Esse anticorpo irá reagir com o substrato adicionado, gerando cor. IV. Elisa 4 - bloqueio ou competição - a presença de anticorpos em determinado soro é revelada pela competição com um anticorpo específico (mono ou policlonal) dirigido contra o antígeno. Igualmente, o resultado é dado pela adição de um conjugado, porém a coloração aparecerá nos poços onde não havia anticorpos.
Assinale a alternativa cujas proposições correspondem, CORRETAMENTE, às imagens, ao tipo de ELISA e a sua descrição.