Questões de Concurso Público ADAGRO 2019 para Assistente de Defesa Agropecuária
Foram encontradas 10 questões
Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.
1. No trecho: “é melhor gastar nosso dinheiro com algo palpável” (1° parágrafo), o autor quer dizer: ‘é melhor gastar nosso dinheiro com coisas intangíveis’.
2. Em: “Thomas Gilovich (...) estudou e acompanhou pessoas após a compra de algo grande” (3° parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por ‘caminhou ao lado de pessoas’, sem alteração dos sentidos.
3. No trecho: “é mais fácil nos conectarmos a pessoas devido a experiências do que devido a bens materiais em comum” (4° parágrafo), o segmento destacado equivale a ‘nos relacionarmos com’.
4. O trecho: “O investimento em novas experiências (...) é bom até quando é ruim.” (4° parágrafo) equivale semanticamente a: ‘O investimento em novas experiências (...) é bom, mesmo quando é ruim.’.
Estão CORRETAS
Uma das mais formas mais produtivas de argumentar é por meio do contraste de idéias. Assinale os trechos em que esse princípio aparece em evidência.
1. “(...) é melhor gastar nosso dinheiro com algo palpável, com longa duração, em vez de gastá-lo com eventos e experiências que passam e não voltam nunca mais.” (1° parágrafo)
2. “A felicidade é muitas vezes considerada o grande objetivo da vida e, portanto, (...) o principal indicativo de saúde e desenvolvimento de uma sociedade.” (2° parágrafo)
3. “Então, agora temos uma resposta para a pergunta: é mais feliz quem faz compras ou quem viaja?” (2° parágrafo)
4. “Thomas Gilovich (...) estudou e acompanhou pessoas após a compra de algo grande, que as fez feliz, e concluiu que bens materiais trazem felicidade, mas por um período limitado de tempo.” (3° parágrafo)
Estão CORRETOS:
Releia o trecho a seguir.
“A ciência se propôs a estudar essa questão mais uma vez, comparando a felicidade provinda da aquisição de bens materiais àquela que vem das experiências - viagens, aprendizados, tempo com a família e amigos, por exemplo. Então, agora temos uma resposta para a pergunta: é mais feliz quem faz compras ou quem viaja?” (2° parágrafo)
Considerando as relações sintático-semânticas entre o enunciado: “Então, agora temos uma resposta para a pergunta: é mais feliz quem faz compras ou quem viaja?” e a parte que o antecede, os termos sublinhados podem ser substituídos, sem alteração dos sentidos, respectivamente, por:
Observe o emprego das normas de regência em:
“Gilovich atenta para o fato de que é mais fácil nos conectarmos a pessoas”.
As normas de regência também estão cumpridas em:
Acerca das relações de referenciação e substituição entre partes do texto, analise as afirmativas a seguir.
1. No trecho: “E que isso nos trará mais satisfação a longo prazo.” (1° parágrafo), o termo destacado resume a ideia “gastar dinheiro com algo palpável e durável, em vez de gastá-lo com eventos e experiências que passam e não voltam nunca mais”.
2. No trecho: “A ciência se propôs a estudar essa questão mais uma vez (...)” (2° parágrafo), o termo sublinhado é empregado para referir o tema: “o que traz felicidade?”
3. Em: “A ciência se propôs a estudar essa questão mais uma vez, comparando a felicidade provinda da aquisição de bens materiais àquela que vem das experiências” (2° parágrafo), o termo sublinhado retoma, implicitamente, “questão”.
4. Releia: “Quem partilha dessa mesma linha de pensamento é o diretor Roko Belie, responsável pelo documentário Happy ('“Feliz”, em português). No vídeo, ele se dispõe a conhecer as mais diversas culturas do mundo (...)”. Entre as palavras “documentário” e “vídeo”, a associação de sentidos permite a substituição entre elas.
Estão CORRETAS, apenas:
Considerando algumas normas da escrita padrão, analise as afirmações abaixo.
1. A grafia da palavra sublinhada no trecho: “(...) o que traz felicidade?” (2° parágrafo) deve ser mantida, também, na palavra destacada em: “Por traz do sucesso, existe sempre muito esforço.”.
2. O acento gráfico da forma verbal destacada em: “A ciência se propôs a estudar essa questão” (2° parágrafo), pela mesma razão, é empregado na palavra sublinhada em: “O entreposto de pescado fica a 10 km daqui”.
3. Em: “Thomas Gilovich, psicólogo e professor da Cornell University, nos EUA, estudou e acompanhou pessoas após a compra de algo grande (...)” (3o parágrafo), as vírgulas delimitam informações adicionais.
4. A pontuação (aspas e vírgula) é empregada para distinguir o discurso do autor do Texto 1 da fala do personagem que ele cita, neste trecho do 4° parágrafo: “Nós somos a soma total das nossas experiências”, define ele.
Estão CORRETAS