Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 19 questões
I. São indicações para o cateterismo de bexiga: cateterismo intermitente, de demora de curto prazo e de demora de longo prazo. A retenção urinária grave, com episódios de recorrentes de infecção do trato urinário, é uma das indicações de cateterismo de demora de curto prazo.
II. Após a inserção de um cateter de demora, está indicado manter um sistema de drenagem urinária aberto para minimizar o risco de infecção. As bolsas coletoras de urina padrão são de plástico e comportam cerca de 1000 a 1500 mL de urina.
III. A duração prevista do cateterismo determina a seleção do material do cateter. Os cateteres de látex são recomendados para uso por até três semanas. O tamanho do balão é importante na escolha do cateter de demora. Os tamanhos de balão variam de 3 mL (pediátricos) a grandes volumes de pós-operatório (75 mL).
IV. O acúmulo de secreções ou incrustações no local da inserção do cateter é uma fonte de irritação e potencial infecção. A higiene perineal deve ser realizada, pelo menos, três vezes ao dia ou conforme necessário.
Estão CORRETAS apenas
( ) Está prescrito: administrar 750 mg de keflin e diluir em 5 mL (apresentação do Keflin 1g). Para Atender a prescrição, o enfermeiro aspirou 3,5 mL.
( ) Está prescrito: administrar penicilina cristalina 3.500.000 UI e diluir em 10 mL (apresentação da penicilina 5.000.000). Para atender a prescrição, o enfermeiro aspirou 7 mL.
( ) Está prescrito: administrar decadron 6 mg (apresentação do decadron 4 mg/mL, sendo que o FA tem 2,5 mL). Para atender a prescrição, o enfermeiro aspirou 1,25 mL.
( ) Está prescrito: administrar 60 mg (apresentação 80 mg/2mL). Para atender a prescrição, o enfermeiro aspirou 1,5mL.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
( ) Na primeira consulta de puericultura ao recém-nascido, que deve ser realizada, preferencialmente, na primeira semana de vida, deve-se avaliar a presença de situações de risco e vulnerabilidade à saúde, como a idade gestacional de nascimento, a idade materna e o escore de Apgar menor que 7 no quinto minuto.
( ) A avaliação antropométrica da criança é um dos itens abordados na consulta de enfermagem em puericultura. Podemos considerar com comprimento/altura adequados para a idade as crianças que apresentarem escore z > +2 desvios padrão.
( ) Na consulta de puericultura, quando o profissional observar a ausência de um ou mais marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária, deve-se considerar que existe um provável atraso no desenvolvimento infantil, e a criança será encaminhada para a avaliação neuropsicomotora.
( ) No aconselhamento sobre a introdução alimentar de crianças amamentadas até os seis meses, o enfermeiro deve orientar a oferta diária dos alimentos da seguinte forma: ao acordar, leite materno sob livre demanda; no meio da manhã, papa de frutas; ao meio-dia, papa salgada; no lanche da tarde, papa de frutas; e à noite, leite materno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) O enfermeiro utiliza o processo de enfermagem como metodologia assistencial para o planejamento e a implementação dos cuidados de enfermagem no período perioperatório.
( ) A assistência de enfermagem perioperatória possibilita a melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente, pois se torna um processo individualizado, planejado, avaliado e, principalmente, contínuo, ou seja, abrange os períodos pré, intra e pós-operatório da experiência cirúrgica do paciente.
( ) A visita pré-operatória de enfermagem ao paciente cirúrgico é o início da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória. Esse procedimento é indispensável para o preparo físico e emocional do paciente.
( ) A última fase da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória é o período pós-operatório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
I. A asma brônquica é uma doença bastante prevalente no mundo todo, e a sua prevalência tem aumentado, principalmente, nos países em desenvolvimento devido à crescente urbanização.
II. A asma é uma doença crônica, embora com sintomatologia episódica. Sua classificação mais nova divide os pacientes em três grupos ou níveis de controle: controlado, parcialmente controlado ou não controlado.
III. Sendo a asma uma doença inflamatória crônica, a base terapêutica são as drogas com efeito anti-inflamatório sobre as vias aéreas, com maior destaque para os corticoides inalatórios.
Está CORRETO o que se afirma em
I. São a principal causa de morte no Brasil, perdendo para o AVCE como maior causa de óbito.
II. Insuficiência cardíaca é uma condição, em que o coração não consegue bombear o sangue de acordo com a demanda tecidual ou só faz às custas de aumento na pressão de enchimento.
III. A hipertensão arterial pulmonar é uma vasculopatia proliferativa, caracterizada por um fenômeno de vasodilatação associada à fibrose e trombose.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
( ) O câncer não invasivo ou carcinoma in situ é o primeiro estágio em que o câncer pode ser classificado. Essa classificação se aplica, também, aos cânceres do sistema sanguíneo. Nesse estágio, as células cancerosas estão somente na camada de tecido na qual se desenvolveram e ainda não se espalharam para outras camadas do órgão de origem.
( ) Independentemente da exposição a agentes cancerígenos, as células sofrem processos de mutação espontânea. As alterações podem ocorrer nos proto-oncogenes, que, a princípio, são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes se transformam em oncogenes, responsáveis pela malignização das células normais.
( ) A evolução do tumor maligno depende da velocidade do crescimento tumoral, do órgão em que o tumor está localizado, de fatores constitucionais de cada pessoa e de fatores ambientais.
( ) Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é relativamente bom. O envelhecimento é seu principal fator de risco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
I. As localizações mais comumente envolvidas são: os ovários, fundo de saco posterior e anterior, folheto posterior do ligamento largo, ligamentos uterossacros, útero, tubas uterinas, cólon sigmoide, apêndice e ligamentos redondos.
II. As apresentações clínicas mais comuns são: infertilidade e dor pélvica – dismenorreia, dispareunia, dor pélvica cíclica. Podem ser encontrados sintomas relacionados a localizações atípicas do tecido endometrial – dor pleurítica, hemoptise, cefaleias ou convulsões, lesões em cicatrizes cirúrgicas com dor, edema e sangramento local.
III. O exame físico pouco auxilia no diagnóstico, por não haver achado patognomônico. Dor à palpação de fundo de saco e de ligamentos uterossacros, palpação de nódulos ou massas anexiais, útero ou anexos fixos em posição retrovertida podem ser alguns dos achados ao exame físico.
IV. A escolha do tratamento deve levar em consideração a gravidade dos sintomas, a extensão e localização da doença, o desejo de gravidez, a idade da paciente, efeitos adversos dos medicamentos, taxas de complicações cirúrgicas e custo.
Está CORRETO o que se afirma em
Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
( ) O modelo de Vigilância da Saúde (VS) estabelece uma ampliação do conceito operacional de Vigilância Epidemiológica (VE), integrando as práticas coletivas e individuais em diferentes necessidades sociais de saúde, subsidiando a gerência no processo de definição dos problemas prioritários e das possíveis respostas sociais para enfrentá-los.
( ) As ações de controle e prevenção das doenças transmissíveis baseiam-se em intervenções que atuam sobre as conexões conhecidas da cadeia epidemiológica, sendo capazes de vir a interrompê-la oportunamente. Contudo, a interação entre o homem e o ambiente é complexa, envolvendo determinantes totalmente conhecidos que podem se modificar no momento em que se desencadeiam as ações do homem.
( ) A Vigilância Epidemiológica - VE é definida como um conjunto de ações, que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos à saúde.
( ) A vigilância tem como propósito fundamental fornecer a orientação técnica para os que respondem pela execução das ações de controle dos agravos e danos, tornando disponíveis, para esse fim, as informações atualizadas sobre a ocorrência desses eventos como também dos seus determinantes numa dada área geográfica ou em população específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
I. A ciência da enfermagem está baseada em uma ampla estrutura teórica, e o PE é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem.
II. O PE é o paradigma científico, sem alternativa até o momento atual, de que a enfermagem deve lançar mão para ser reconhecida e consolidada como ciência.
III. O PE se desenvolveu em um processo de cinco fases sequenciais e inter-relacionadas: histórico, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.
Está CORRETO o que se afirma em
I. Antissepsia é o mesmo que desinfecção e consiste no emprego de produtos antimicrobianos em objetos inanimados; a assepsia consiste no uso de campos estéreis, luvas e roupas estéreis.
II. A temperatura e o pH não interferem na sobrevida dos microrganismos patógenos humanos.
III. Os álcoois, o cloro e seus derivados, compostos fenólicos e glutaraldeídos, são exemplos de produtos esterilizantes. IV. O óxido de etileno e o plasma de peróxido de hidrogênio são opções seguras para a esterilização de materiais termossensíveis.
Está CORRETO o que se afirma em
( ) Deve ser considerado caso suspeito de intoxicação exógena todo paciente (bebê, criança ou adulto) que apresente quadro súbito e inexplicado de alteração do nível de consciência, convulsões, alteração hemodinâmica ou respiratória, sem causa claramente definida.
( ) A síndrome colinérgica, relacionada à intoxicação por carbamatos, fisostigmina, organofosforados e pilocarpina, apresenta quadro típico de bradicardia, miose, hipersalivação, diarreia, vômitos, broncorreia, lacrimejamento, sudorese intensa, fasciculações.
( ) O enfermeiro deverá, ao atendimento, realizar exame físico detalhado, da cabeça aos pés, com atenção adicional para: hálito e exame da cavidade oral; temperatura corpórea e glicemia capilar. Em seguida, deve monitorizar a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco, oximetria de pulso e glicemia capilar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.