Questões de Concurso Público SES-PE 2023 para Nutrição Clínica

Foram encontradas 30 questões

Q2442360 Nutrição
As dietas orais podem ser modificadas com relação à consistência. Analise a refeição (almoço) descrita abaixo:


“Legumes cozidos regados ao azeite (batata, chuchu e cenoura), carne moída e ovo cozido, purê de abóbora com gema de ovo e uma colher de leite em pó; pudim de leite”. Esta refeição oferece 750 kcal, em média.


Analisando as informações contidas acima, esta refeição tem características para ser incluída em um plano alimentar de uma dieta
Alternativas
Q2442361 Nutrição
Dentre os fatores da dieta e da função do trato gastrointestinal relacionados abaixo qual deles NÃO influencia negativamente a disponibilidade do ferro alimentar? 
Alternativas
Q2442362 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo conforme os dados do Vigitel (VIGITEL BRASIL 2021 VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO TELEFÔNICO). Sobre o conjunto das 27 cidades investigadas, foi encontrado que 


I. a frequência de excesso de peso foi de 57,2%, sendo maior entre os homens (59,9%) do que entre as mulheres (55,0%).

II. no total da população, a frequência do excesso de peso aumentou com a idade até os 54 anos e reduziu com o aumento da escolaridade.

III. a frequência de adultos obesos foi de 22,4%, semelhante entre as mulheres (22,6%) e os homens (22,0%).

IV. a frequência de obesidade aumentou com a idade até os 64 anos para mulheres.

V. entre as mulheres, a frequência de obesidade diminuiu com o aumento da escolaridade, com seu menor valor entre aquelas com 12 e mais anos de estudo.


Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2442363 Nutrição
Sobre os métodos de medidas do gasto energético, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2442364 Nutrição
Sobre a avaliação dietética, analise os itens abaixo:

I. A melhor medida da necessidade nutricional de um individuo é dada pela EAR (estimated average requirements).

II. Existem variações das necessidade nutricionais, mesmo entre indivíduos do mesmo sexo e estágio da vida.

III. A melhor estimativa da ingestão usual de um individuo é a média da ingestão observada desse mesmo indivíduo.

IV. A variabilidade intrapessoal da ingestão alimentar é demonstrada pelo desvio padrão da mediana da ingestão habitual.

Assinale alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2442365 Nutrição
Sobre planejamento e recomendações da ingestão de micronutrientes, avalie os itens abaixo:

I. É indicado o consumo de 400 mg de ácido fólico por dia para mulher em idade fértil.

II. É indicado para fumantes um acréscimo de 35 mg de vitamina C diariamente.

III. Para população em geral, a recomendação de micronutrientes deve utilizar a RDA (Recommended Dietary Allowances) ou AI (Adequate Intake), conforme o sexo e a idade.

IV. As necessidades de ferro para os vegetarianos é 1,8 vez maior por causa da biodisponibilidade do ferro presente nos vegetais.

V. Para as mulheres, mesmo as que não menstruam, deve ser considerado um acréscimo de 2,5mg/dia de ferro.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2442366 Nutrição
Considere as fontes alimentares dos compostos bioativos com propriedades benéficas e associe a coluna da direita com a da esquerda. 

1. Ácido oleico (C18:1) 2. Fruto-oligassacarídeos e inulina 3. B-glucana  4. Gomas  5. Ácido linoleico (w-6) 6. Pectina 

( ) Farelo de aveia, farelo de cevada
( ) Macaxeira, floco de aveia, milho e trigo, leguminosas
( ) Óleo de milho, de girassol, de soja 
( ) Sementes oleaginosas, óleo de canola . 
( ) Batata yacon, cebola, alho, banana. 
( ) Aveia, cevada e algas 


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2442367 Nutrição

A antropometria é utilizada para avaliar a distribuição da gordura corporal.


Assinale a alternativa CORRETA sobre o uso das medidas e indicadores da gordura corporal.

Alternativas
Q2442368 Nutrição
Todos abaixo constituem critério para diagnóstico clínico da Síndrome Metabólica, EXCETO um deles. Assinale-o.
Alternativas
Q2442369 Nutrição
Ao praticar o aconselhamento nutricional na prática clínica, o nutricionista deve entender qual o seu papel para permitir que o paciente/cliente possa participar da mudança esperada.
Nesse contexto, assinale a alternativa que traz uma atitude/ação que NÃO é do Nutricionista e sim do Paciente/cliente.
Alternativas
Q2442370 Nutrição
A Sociedade Brasileira de Diabetes (https://diabetes.org.br/) afirma que a dietoterapia é uma das partes mais desafiadoras no tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2), destacando o papel das proteínas neste contexto. Avalie os itens abaixo sobre as recomendações e o papel das proteínas para pessoas com DM2.


I. A ingestão de proteínas para as pessoas com Diabetes (sem doença renal) deve variar de 1 a 1,5 g/kg de peso corporal/dia ou de 15-20% das calorias totais diárias.

II. Consumir proteínas pré-refeição que contenham carboidratos, pode melhorar o controle e reduzir o índice glicêmico da alimentação, pois estimulam a produção de insulina e diminuem o esvaziamento gástrico, reduzindo, assim, a curva de glicose pós-prandial (pós-refeição).

III. O consume excessivo de proteínas pode afetar, significativamente, a glicemia, aumentando a chance de hiperglicemia tardia, ou seja, de 2 a 6 horas após a refeição.

IV. Indivíduos com comprometimento renal e/ou com necessidades proteicas elevadas devem seguir recomendações específicas para o quadro clínico.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2442371 Nutrição
O ganho de peso ao longo da gestação sofre variações, dependendo do estado nutricional inicial da gestante, trimestre de gestação e alterações hormonais. Com base nas novas recomendações de ganho de peso do Ministério da Saúde (2023), uma gestante classificada como baixo peso no período pré- gestacional (IMC < 18,5kg/m2) poderá ganhar em torno de
Alternativas
Q2442372 Nutrição
Leia o texto contido no quadro abaixo:


Dieta low carb: especialista conta tudo o que você precisa saber antes de adotar Especialista em nutrologia fala sobre os benefícios da redução de carboidrato na rotina alimentar

“No fundo, não se trata de uma dieta, mas de uma estratégia nutricional que consiste apenas na redução do carboidrato - nutriente presente em grande quantidade em alimentos como pães, massas e raízes - da alimentação habitual. Essa diminuição pode acontecer em diversos níveis. Ou seja, uma estratégia low carb pode ter o consumo de carboidrato diário variando entre 20g e 130g. Esse cálculo pode ser feito também em porcentagem: os carboidratos devem representar entre 5% e 44% do valor energético total do dia a recomendação normal seria de 45% a 55%. Isso permite que a alimentação seja adotada nas mais diferentes configurações, dependendo do objetivo de cada paciente”. .

Fonte: https://panelinhafit.com.br/blog/dieta-low-carb, Acessado em 14/10/23



Quantos gramas de carboidratos devem ser retirados da dieta ao dia, considerando uma redução de 50% para 5% do valor calórico ofertado pelos carboidratos, em uma dieta de 2000 Kcal?
Alternativas
Q2442373 Nutrição
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, DPOC, é uma enfermidade de prevalência elevada em adultos com mais de 40 anos no Brasil.
A DPOC está associada a alterações metabólicas e nutricionais. Sobre este tema, avalie os itens abaixo:

I. A depleção muscular esquelética em pessoas com DPOC é mais evidente nos membros inferiores.

II. O comprometimento da massa magra em condições de DPOC compromete, também, os músculos respiratórios.

III. A utilização do Índice de Massa Corpórea, IMC, para avaliação nutricional em condições de DPOC é diferenciada, sendo considerada depleção IMC abaixo de 21kg/m2

IV. Uma medida importante na avaliação nutricional de pessoas com DPOC é a massa corporal magra.


Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2442374 Nutrição
A amamentação envolve uma série de fatores relacionados à mãe e ao recém-nascido, e o sucesso dessa prática depende do conhecimento de seu manejo. Problemas comuns associados à amamentação, como a presença de fissura e trauma dos mamilos, estão associadas ao desmame precoce. Esses problemas estão, muitas vezes, relacionados a(à)
Alternativas
Q2442375 Nutrição
A relação perímetro torácico/perímetro cefálico (PT/PC) é um parâmetro para a avaliação nutricional na criança. Uma relação de 0,8 numa criança com 1 ano e 1 mês é indicativo de 
Alternativas
Q2442376 Nutrição
A combinação das medidas antropométricas, expressas pelos indicadores antropométricos, permite traçar um diagnóstico nutricional por meio da interpretação do grau de adequação do crescimento e do desenvolvimento infantil. Qual o diagnóstico nutricional de uma criança de 4 anos com os seguintes parâmetros antropométricos:


A/I < Escore z -3; P/A  Escore z -2 e  Escore z + 1; P/I  Escore z -3 e  Escore z - 2.
Alternativas
Q2442377 Nutrição
Sobre a avaliação antropométrica na criança, analise as afirmativas abaixo, colocando V para Verdadeiras e F para Falsas.

( ) O indicador E/I reflete o crescimento linear alcançado para a idade específica. Estima o estado nutricional passado ou crônico. Não deve ser utilizado isoladamente, pois pode subestimar desnutrição aguda.

( ) Os índices antropométricos, recomendados pela OMS e adotados pelo Ministério da Saúde na avaliação do estado nutricional de uma criança de 7 anos, são: P/I; A/I; P/A; IMC/I.

( ) O indicador P/I apresenta limitação, pois crianças com baixo peso para a idade, embora adequado para a estatura, podem ser erroneamente classificadas como desnutridas.

( ) O indicador P/A reflete o estado nutricional atual da criança, podendo diagnosticar casos de desnutrição aguda. 


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2442378 Nutrição
De acordo com as recomendações nutricionais propostas pelo Institute of Medicine, IOM, para o cálculo das necessidades energéticas da gestante, é necessário acrescentar aos valores de necessidade estimada de energia (EER) para mulheres não grávidas um adicional de energia para o segundo e para o terceiro trimestre de gestação. Esses valores correspondem a
Alternativas
Q2442379 Nutrição
A anemia ferropriva é um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência. No Brasil, a prevalente de anemia é maior entre as crianças na faixa etária de 6 a 23 meses (19,0%), de acordo com os dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019).

Entre as principais causas da anemia ferropriva nessa faixa etária, podemos destacar
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: B
6: C
7: D
8: A
9: B
10: B
11: E
12: D
13: B
14: D
15: B
16: A
17: A
18: B
19: A
20: A