Questões de Concurso Público SES-PE 2023 para Nutrição Clínica

Foram encontradas 13 questões

Q2442360 Nutrição
As dietas orais podem ser modificadas com relação à consistência. Analise a refeição (almoço) descrita abaixo:


“Legumes cozidos regados ao azeite (batata, chuchu e cenoura), carne moída e ovo cozido, purê de abóbora com gema de ovo e uma colher de leite em pó; pudim de leite”. Esta refeição oferece 750 kcal, em média.


Analisando as informações contidas acima, esta refeição tem características para ser incluída em um plano alimentar de uma dieta
Alternativas
Q2442361 Nutrição
Dentre os fatores da dieta e da função do trato gastrointestinal relacionados abaixo qual deles NÃO influencia negativamente a disponibilidade do ferro alimentar? 
Alternativas
Q2442362 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo conforme os dados do Vigitel (VIGITEL BRASIL 2021 VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO TELEFÔNICO). Sobre o conjunto das 27 cidades investigadas, foi encontrado que 


I. a frequência de excesso de peso foi de 57,2%, sendo maior entre os homens (59,9%) do que entre as mulheres (55,0%).

II. no total da população, a frequência do excesso de peso aumentou com a idade até os 54 anos e reduziu com o aumento da escolaridade.

III. a frequência de adultos obesos foi de 22,4%, semelhante entre as mulheres (22,6%) e os homens (22,0%).

IV. a frequência de obesidade aumentou com a idade até os 64 anos para mulheres.

V. entre as mulheres, a frequência de obesidade diminuiu com o aumento da escolaridade, com seu menor valor entre aquelas com 12 e mais anos de estudo.


Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2442368 Nutrição
Todos abaixo constituem critério para diagnóstico clínico da Síndrome Metabólica, EXCETO um deles. Assinale-o.
Alternativas
Q2442370 Nutrição
A Sociedade Brasileira de Diabetes (https://diabetes.org.br/) afirma que a dietoterapia é uma das partes mais desafiadoras no tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2), destacando o papel das proteínas neste contexto. Avalie os itens abaixo sobre as recomendações e o papel das proteínas para pessoas com DM2.


I. A ingestão de proteínas para as pessoas com Diabetes (sem doença renal) deve variar de 1 a 1,5 g/kg de peso corporal/dia ou de 15-20% das calorias totais diárias.

II. Consumir proteínas pré-refeição que contenham carboidratos, pode melhorar o controle e reduzir o índice glicêmico da alimentação, pois estimulam a produção de insulina e diminuem o esvaziamento gástrico, reduzindo, assim, a curva de glicose pós-prandial (pós-refeição).

III. O consume excessivo de proteínas pode afetar, significativamente, a glicemia, aumentando a chance de hiperglicemia tardia, ou seja, de 2 a 6 horas após a refeição.

IV. Indivíduos com comprometimento renal e/ou com necessidades proteicas elevadas devem seguir recomendações específicas para o quadro clínico.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: E