Questões de Concurso Público SES-PE 2023 para Nutrição

Foram encontradas 19 questões

Q2442750 Nutrição
O calor é um grande aliado do homem para o preparo dos alimentos, conferindo mais segurança do ponto de vista sanitário. No entanto, o emprego de altas temperaturas pode comprometer a qualidade nutricional dos alimentos. Sobre este tema, avalie os itens abaixo:

I. O aquecimento de alimentos fonte de proteínas e açúcares redutores favorece a reação de grupos amínicos livres com grupos hidroxil-glicosidicos, em uma reação de escurecimento enzimático, denominada reação de Maillard.
II. O calor em excesso produz aminas heterocíclicas pela queima da creatina presente nas carnes. Essas substâncias têm efeito mutagênico.
III. O calor em excesso produz hidrocarbonetos aromáticos policíclicos a partir da combustão parcial das gorduras. Essas substâncias têm efeito mutagênico.
IV. O usos de temperaturas superiores ao ponto de fumaça de óleos e gorduras produz a desidratação do ácido graxo e a formação de acroleína. Essa substância é irritante para mucosas.

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2442751 Nutrição
Atuando em Unidade de Saúde da Família, USF, em conversa com os usuários da USF, a nutricionista soube que determinado estabelecimento estava comercializando galinha congelada a um preço inferior ao valor médio praticado no comércio local. Ela orientou-os a fazer um teste simples: deixar a ave descongelar na embalagem e verificar o peso do líquido que descongelou, calculando o percentual em relação ao peso original da ave adquirida. Segundo a legislação brasileira (DAS/MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária, 210 de 1998), o valor encontrado para o desgelo não deve representar, em relação ao peso inicial, mais que 
Alternativas
Q2442752 Nutrição
 A combinação de feijão e arroz melhora o valor biológico dessas fontes proteicas, adequando o escore químico de aminoácidos, pois os componentes da mistura cereal + leguminosa fornecem os aminoácidos limitantes em cada uma delas. São eles respectivamente:
Alternativas
Q2442753 Nutrição
Verifique as características da dieta:

Pobre em lipídios, sem adição de óleo nas preparações, com adição de módulos de triglicerídeos de cadeia média (TCM) como fonte da gordura, com o objetivo de melhorar a adequação nutricional.

A indicação mais precisa desta dieta é para 
Alternativas
Q2442754 Nutrição
Assinale a alternativa CORRETA sobre a Hipertensão Arterial, HA.
Alternativas
Q2442755 Nutrição
A hipocitratúria é um distúrbio metabólico presente com frequência nos indivíduos litiásicos, ocorrendo em até 60% dos casos.
Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2442756 Nutrição
O leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento da criança, além de proteger contra doenças.
Sobre a composição do leite materno, analise as afirmativas abaixo:

I. O colostro, leite produzido nos primeiros dias da amamentação, é rico em imunoglobulina, lactoferrina e agentes anti-inflamatórios.
II. O leite de transição, produzido entre o 7º e 21º dia após o parto, tem maior conteúdo de lactose quando comparado ao colostro.
III. O leite maduro produzido em torno do 15º dia após o parto tem composição semelhante em todas as mulheres, independente da idade e do estado nutricional.
IV. O leite maduro pode ser dividido em leite anterior rico em água e o leite posterior mais calórico; a mamada deve garantir a oferta dos dois tipos para suprir as necessidades da criança.

Estão CORRETAS apenas 
Alternativas
Q2442758 Nutrição
Doença transmitida por alimento, DTA, é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados. Sintomas digestivos, no entanto, não são as únicas manifestações dessas doenças, podendo atingir outros sistemas orgânicos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre DTA.
Alternativas
Q2442759 Nutrição
A transição nutricional da população brasileira é evidente, sendo observado crescimento do excesso de peso e a ocorrência de condições de carências nutricionais na população.
Associe as colunas da direita com a da esquerda, sobre as causas de deficiências de micronutrientes. 

Micronutriente

1. Cálcio
2. Vitamina D  3. Ferro  4. Zinco 5. Folato  6. Vitamina B12

Causa possível da deficiência 

( ) Exclusão de leites e derivados da dieta. ( ) Deficiência severa de vitamina  ( ) Dietas com restrição de fontes proteicas animais  ( ) Quadros diarreicos recorrentes ( ) Dietas restritas em gordura por períodos longos  ( ) Hábitos alimentares que rejeitam vegetais crus


A sequência CORRETA de cima para baixo é: 
Alternativas
Q2442760 Nutrição
As úlceras por pressão (UP) apresentam alta prevalência em idosos hospitalizados ou que vivem em instituições de longa permanência.
Sobre esse tema, avalie os itens abaixo:

I. É fator de risco para UP Idade superior a 65 anos (possivelmente por causa da redução do tecido adiposo subcutâneo e diminuição do fluxo sanguíneo capilar).
II. A desnutrição está associada à cicatrização inadequada, por redução da produção de fibroblastos, de neoangiogênese e de síntese de colágeno, além de menor capacidade de remodelação tecidual.
III. É indicada a oferta de 40 a 45 kcal/kg/dia de energia, podendo variar de acordo com as doenças concomitantes e entre 1,2-1,5 g/kg/dia de proteína para pacientes idosos com UP.
IV. A necessidade de vitaminas e minerais, estabelecida pela Ingestão Dietética de Referência (IDR), sugere que a vitamina A e a C devam ser suplementadas para favorecer a cicatrização, manter a epiderme saudável e para a síntese de glicoproteínas, além de reduzir a fase inflamatória.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2442761 Nutrição
A gestação é um período peculiar da vida da mulher e a condição nutricional é uma variável importante para qualidade de vida da mãe e para o desenvolvimento do feto.
Avalie os itens sobre este tema:

I. A avaliação nutricional inicial da gestante é importante determinar o índice de massa corporal pré-gestacional. Caso a gestante não saiba informar o peso corpóreo antes da gestação, pode ser adotada a mediana do Índice de Massa Corpórea, IMC, de 21,0 kg/m2
II. Devem ser adotadas práticas alimentares que façam restrições de alimentos fontes de ácidos graxos saturados e colesterol.
III. A deficiência de vitamina C na gestação pode trazer prejuízos para o desenvolvimento fetal e placentário, daí a importância de incluir alimentos fontes dessa vitamina na alimentação da gestante.
IV. A pirose é frequente na gestante e, para evitar o desconforto, é importante a ingestão de líquidos durante a refeição.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2442762 Nutrição
Avalie as orientações para modificações na dieta para pacientes com sinais e sintomas relacionados ao tratamento oncológico e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2442763 Nutrição
Segundo o Posicionamento Brasileiro sobre Síndrome da Quilomicronemia Familiar - SQF– 2023, a SQF é uma forma grave de dislipidemia e compreende um conjunto de múltiplos sinais e sintomas causados pela deficiência da enzima lipoproteína lipase (LPL) ou de um de seus cofatores, comprometendo o metabolismo de triglicérides.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tratamento dietético para essa condição. 
Alternativas
Q2442764 Nutrição
Mulher em amamentação exclusiva chega à Unidade Básica de Saúde com seu filho de 14 dias de vida, queixando-se de fissura em mama direita com sangramento local. O peso ao nascimento da criança foi 3,2 kg, e o peso atual é 3,400 kg. Nenhuma outra queixa foi registrada.
Assinale a alternativa que indica a conduta a ser adotada. 
Alternativas
Q2442765 Nutrição
Adolescente, sexo feminino, 15 anos é trazida à Unidade Básica de Saúde por sua mãe, com queixa de fraqueza e falta de apetite. Refere que desde os treze anos se tornou adepta da comida crua (crudovorismo/ raw food), não consome nenhum alimento de origem animal e que há dois meses passou a sentir de cansaço fácil e perda do apetite. Ao exame físico, mostrou-se emagrecida, hipocorada +/4+. O peso corpóreo era de 39 kg e altura de 154 cm, o IMC calculado foi 16,4 kg/m2 .
A hipótese diagnóstica é deficiência de
Alternativas
Q2442766 Nutrição
A doença hepática crônica cursa com sinais clínicos característicos e exige tratamento nutricional específico. Avalie os itens abaixo sobre esse tema:

I. A adinemia é sinônimo para fraqueza, prostração, astenia. Nessa condição, deve ser revista a prescrição dietética, avaliando o custo benefício de uma possível suplementação.
II. A encefalopatia hepática é decorrente da elevação da creatinina no sangue e neste caso deve ser instituída dietoterapia especializada com aminoácidos de cadeia ramificada.
III. A ascite está diretamente associada aos quadros diarreicos e devem ser incorporados na dieta os triglicerídeos de cadeia média, TCM. IV – O edema é associado à hipoalbuminemia e pode ser feita a suplementação de albumina via oral.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2442767 Nutrição
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as características da condição e o cuidado nutricional nos transtornos alimentares. 
Alternativas
Q2442768 Nutrição
De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, do Ministério da Saúde, o mel não deve ser oferecido aos menores de 2 anos.
Um motivo para essa recomendação é o risco de contaminação do mel por
Alternativas
Q2442769 Nutrição
Compareceu a uma consulta com a equipe multiprofissional na Unidade Básica de Saúde uma gestante primigesta, 23 anos de idade, com de 19,1 kg/m2 , com 12 semanas de gestação.
Assinale a alternativa CORRETA sobre características desta condição e condutas adotadas.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: B
5: A
6: C
7: E
8: E
9: A
10: E
11: A
12: E
13: D
14: B
15: D
16: D
17: A
18: B
19: E