Questões de Concurso Público SES-PE 2023 para Saúde Coletiva - Nutrição

Foram encontradas 22 questões

Q2442390 Saúde Pública
Observa-se, nas narrativas acerca da Reforma Sanitária Brasileira (RSB), a presença elucidativa do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Nesse contexto, essas instituições encorparam a construção da saúde coletiva brasileira, prezando ao invés de uma perspectiva fragmentada da medicina previdenciária um (a)
Alternativas
Q2442391 Saúde Pública
Um projeto delineado através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), denominado de CuidaAPS, visa instrumentalizar os profissionais da Atenção Primária à Saúde com foco no cuidado a pessoas com condições crônicas.
Considerando a Constituição Cidadã, é CORRETO afirmar que a iniciativa consiste em uma 
Alternativas
Q2442400 Saúde Pública

Acerca do processo de planejamento em saúde, associe coerentemente as colunas abaixo.


A. Plano de Saúde

B. Programação Anual de Saúde

C. Lei Orçamentária Anual


I. Conhecimento territorial e de necessidades assistenciais de saúde

II. Estabelecimento de ações a serem executadas através de metas físicas e orçamentárias.

III. Definição de objetivos e metas em um período anual.


Assinale a alternativa que representa a CORRETA associação.



Alternativas
Q2442401 Saúde Pública
O financiamento da Atenção Primária à Saúde é realizado, atualmente, através do programa PREVINE BRASIL. Esse modelo misto de financiamento apresenta 4 componentes, a saber: Capitação ponderada; Pagamento por desempenho; Incentivo financeiro com base em critério populacional e Incentivo para ações estratégicas. Acerca do incentivo para ações estratégicas, que abrange estratégias para a melhoria do cuidado na APS e na RAS, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma ação financiável por esse componente.
Alternativas
Q2442402 Saúde Pública

Observe, abaixo, a veiculação acerca de um documentário brasileiro.


Imagem associada para resolução da questão



“Sem Tarja é um longa metragem independente, dirigido por Rafaela Uchoa, que está em fase de pós produção. O filme fala sobre a patologização da vida através de um processo conhecido como “medicalização”. Ao contrário do que muitos pensam, esse termo não se refere apenas ao consumo excessivo de medicamentos, mas, principalmente, à normatização moral e comportamental das pessoas, fazendo com que situações que antes eram vistas como normais passem a ser classificadas como transtornos (e consequentemente medicadas).”


Fonte: https://vozesdavoz.wordpress.com/2016/05/18/conhecam-o-longa-metragem-sobremedicalizacao-sem-tarja/


Considerando a história da saúde pública no Brasil, identificam-se os modelos de atenção à saúde hegemônico e aqueles que os contrapõem. Com base nos aspectos conceituais da temática, assinale a alternativa que apresenta o modelo atrelado ao referido documentário.

Alternativas
Q2442403 Saúde Pública
Assinale a alternativa que NÃO representa uma Rede Temática de Atenção do SUS.
Alternativas
Q2442404 Saúde Pública
A implementação do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados é uma atribuição
Alternativas
Q2442405 Saúde Pública
Consoante Tarlov (Social Determinants of Health: the sociobiological translation. 1996), os Determinantes Sociais de Saúde-DSS "são as características sociais dentro das quais a vida transcorre”. A respeito dos DSS, assinale alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2442406 Saúde Pública
Leia o texto abaixo:

E o que é diálogo? É uma relação horizontal de A com B. Nasce de uma matriz crítica e gera criticidade (Jaspers). Nutre-se do amor, da humildade, da esperança, da fé, da confiança. Por isso, só o diálogo comunica. E quando os dois polos do diálogo se ligam assim, com amor, com esperança, com fé um no outro, se fazem críticos na busca de algo. Instala-se, então, uma relação de simpatia entre ambos. Só ai há comunicação. (Paulo Freire, 1996)

Assinale a alternativa que apresenta o princípio da Política Nacional de Educação Popular em Saúde envolto na fala exposta acima.
Alternativas
Q2442407 Saúde Pública
Na PNAB, consta que deve haver vinculação e responsabilização territorial para cada equipe de saúde da família. Enfatiza ainda que é indispensável reconhecer o território com base nos aspectos sócio-demográficos-ambientais e econômicos.
Dessa maneira, considerar o território enquanto espaço onde a vida transcorre meio à multifatorialidade é retomar o conceito de
Alternativas
Q2442408 Saúde Pública
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de “notificação negativa”.
Alternativas
Q2442410 Saúde Pública
Sabe-se que muitos idosos são internados em decorrência da pneumonia. Em uma busca realizada no tabnet (http://tabnet.datasus.gov.br/), especificamente acerca da morbidade hospitalar no SUS, observou-se que, em 2022, foram registrados 9.288 internamentos por pneumonia em pacientes com mais de 60 anos. Esse cenário se apresenta em concomitância com a vacinação preventiva no SUS para essa faixa etária, o que pode suscitar questionamentos como: “Será que a vacina é eficaz nessa faixa etária?”
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma aplicação da epidemiologia com capacidade de responder questionamento.
Alternativas
Q2442411 Saúde Pública
Observe, abaixo, o quadro síntese elaborado pela ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE – OPAS em 2017.


Imagem associada para resolução da questão



Considerando a teoria aplicada aos estudos epidemiológicos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2442412 Saúde Pública
Leia as alternativas abaixo e assinale o indicador de saúde que avalia dados de morbidade.
Alternativas
Q2442413 Saúde Pública
Autoridades da Saúde Pública exprimem críticas ao modelo da história natural das doenças. Embasam-se, para tecê-las, no seguinte argumento: as doenças não estão restritas a agentes patógenos, ao processo agente-hospedeiro. Nesse sentido, a crítica dos estudiosos da Saúde Pública se estende também para
Alternativas
Q2442414 Saúde Pública
As doenças transmissíveis decorrem da interação entre o agente infeccioso, o processo de transmissão, o hospedeiro e o ambiente. Tratando especificamente processo de transmissão, este pode ocorrer de forma direta e indireta. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta um modo de transmissão INDIRETA.
Alternativas
Q2442415 Saúde Pública
Desde 2009, o nome social é reconhecido no SUS, especialmente para pessoas transgênero e transexuais. 


Imagem associada para resolução da questão



Face o exposto, assinale a alternativa que contraria os fatos demonstrados e os valores que fundamentam a Política Nacional de Promoção à Saúde.
Alternativas
Q2442416 Saúde Pública
Os dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2019, 54, 7% dos óbitos no Brasil foram decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Essas doenças, sobretudo as cardiovasculares, cânceres, diabetes e respiratórias crônicas, possuem causas multifatoriais atreladas às condições de vida da população. Acerca dessa temática, analise a imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030



A seguir, apresentam-se estratégias que favorecem o alcance da meta apresentada. Assinale a alternativa que NÃO corrobora com esse objetivo.
Alternativas
Q2442417 Saúde Pública
Imagine que você está realizando uma pesquisa acerca da dinâmica demográfica Pernambuco, utilizando dados de 2021. Para conseguir dados para seu constructo, você acessa DATASUS e coleta as informações abaixo: 


Imagem associada para resolução da questão



Com base nos dados encontrados, assinale a alternativa que indica o valor aproximado da Taxa Bruta de Mortalidade (TBM).
Alternativas
Q2442418 Saúde Pública
“O processo engloba três mudanças básicas: substituição das doenças transmissíveis por doenças não-transmissíveis e causas externas; deslocamento da carga de morbi-mortalidade dos grupos mais jovens aos grupos mais idosos; e transformação de uma situação em que predomina a mortalidade para outra na qual a morbidade é dominante.”
(Schramm, J. M. A. et al. Epidemiological transition and the study of burden of disease in Brazil)


Considerando o referencial teórico apresentado, observa-se, no Brasil, que o processo não se apresenta unidirecional, conforme preceitua o conceito, mas com um acúmulo epidemiológico de agravos denominado de contra-transição. Sobre a contra-transição, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: C
5: C
6: E
7: A
8: C
9: A
10: D
11: D
12: A
13: B
14: D
15: C
16: E
17: B
18: D
19: C
20: A