Questões de Concurso Público Prefeitura de Olinda - PE 2024 para Médico Pediatra - Urgência e Emergência

Foram encontradas 25 questões

Q3082927 Medicina
Mãe leva seu filho de 10 anos e 1 mês ao pediatra com queixa de que ele “não come direito”, pois não aceita as refeições da família e “lancha o dia todo”. Após a aferição do peso (50 kg) e altura (150 cm), foi calculado o IMC, cujo valor (22,22 kg/m2 ) ficou situado entre os escores-z +2 e +3.
De acordo com os gráficos de crescimento da OMS, como podemos classificar o estado nutricional deste paciente? 
Alternativas
Q3082928 Medicina
Menina com oito meses de idade pesa 5kg e está intensamente emagrecida, com fácies senil, atrofia muscular e do tecido subcutâneo. Não foi amamentada ao seio materno. Apresenta choro constante e muita fome. Na curva de Peso/Idade, o escore - z é menor que - 3. Considerando o diagnóstico mais provável, assinale a alternativa CORRETA sobre as repercussões sistêmicas na menor.
Alternativas
Q3082929 Medicina
Paciente de 7 anos, sexo feminino, é atendido em emergência pediátrica, com queixa de poliúria, náuseas, cefaleia occipital e dispneia aos esforços há 24 horas, com piora progressiva. Era acompanhado no ambulatório de cardiologia pediátrica de Olinda (genitora não sabia informar o motivo e não estava com exames), com perda de seguimento há 3 anos. Ao exame físico, apresentava ausculta pulmonar com estertores difusos, ausculta cardíaca com ritmo de galope e PA > P95 + 35 mmHg.
Qual é a hipótese diagnóstica do paciente e a conduta emergencial mais adequada?
Alternativas
Q3082930 Medicina
Na avaliação do pediatra, um recém-nascido recebeu a hipótese diagnóstica de trissomia do cromossomo 13 (síndrome de Patau). Ao exame físico, apresentava palidez cutâneo-mucosa, irritabilidade e dispneia. Havia assimetria de pulsos, e na ausculta foi detectado um sopro sistólico em região interescapular e infraclavicular à esquerda, sendo solicitado um ecocardiograma. De acordo com o exame físico e dados epidemiológicos das anomalias abaixo citadas, qual está mais comumente associada à síndrome referida acima? 
Alternativas
Q3082931 Medicina
Menina com 6 anos de idade, previamente saudável, está em atendimento na sala de emergência por um quadro de choque séptico. Após as expansões volêmicas, no total de 60 ml/kg, há melhora da perfusão, com tempo de enchimento capilar de 2 segundos, pulsos cheios, FC = 110 bpm, porém PA = 85 x 30 mmHg.
Qual das medicações abaixo seria mais apropriada nesse momento? 
Alternativas
Q3082932 Medicina
No plantão da emergência, é recebida uma criança de 5 anos de idade com quadro de sepse com foco pulmonar e insuficiência respiratória.
Em relação ao quadro de insuficiência respiratória e choque séptico pediátrico, é INCORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3082933 Medicina
Escolar de 7 anos, acompanhado no ambulatório, foi levado à emergência por dispneia. Mãe relatou que filho estava há 2 dias com mialgia, febre e coriza, evoluindo nas últimas 12 horas com piora da febre e dispneia progressiva. Ao exame, estava febril (39ºC), taquidispneico, PA no percentil 90 e com SpO2 = 88% em ar ambiente. Realizada radiografia de tórax (abaixo). O resultado de RT-PCR foi positivo para influenza A e negativo para Covid-19. Os exames laboratoriais mostraram leucocitose com linfopenia, PCR elevada, e pró-calcitonina baixa. 



Imagem associada para resolução da questão



Diante do caso, qual a principal suspeita diagnóstica e a conduta adequada?
Alternativas
Q3082934 Medicina
Mãe leva seu filho de 7 meses, saúdavel, para atualizar cartão vacinal em UBS. É informada pelo médico que menor também deve realizar vacinação para Covid-19.
Segundo orientação atual do Ministério da Saúde, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3082935 Medicina
O pediatra plantonista da UPA atende um lactente de 15 meses. A mãe refere que há dois dias ele estava com febre, tosse discreta e coriza nasal hialina, mas que vem apresentando rouquidão e “tosse de cachorro” há 12 horas e nas últimas 4 horas está mais irritado e chorando. Ao exame: estado geral bom, corado, acianótico e hidratado. FR= 26ipm; FC= 80bpm; AR: MV rude com roncos de transmissão em AHT.
Qual é o agente etiológico mais provável do caso acima?
Alternativas
Q3082936 Medicina
Durante um plantão na emergência pediátrica, o médico atende um escolar de seis anos, com febre, coriza e irritabilidade há 48 horas, sem histórico doenças anteriores relevantes. Ao exame físico, apresenta: estatura e IMC entre 0 e +1 escore-z, estado geral regular, corado, eupneico. A orofaringe está hiperemiada, e a otoscopia demonstra a membrana timpânica direita de aspecto normal e a esquerda hiperemiada
Qual o manejo mais apropriado para essa criança? 
Alternativas
Q3082937 Medicina
Durante consulta na UPA, é atendida uma criança com 8 anos que vem apresentando febre há um dia associada à odinofagia. Ao exame, está com estado geral preservado, exibindo hiperemia de orofaringe, hipertrofia amidaliana bilateral moderada com pontos purulentos, além de gânglios submandibulares aumentados. Não apresenta outras alterações.
Qual o diagnóstico e a conduta mais apropriados para este caso, contando-se com condições ideais de atendimento? 
Alternativas
Q3082938 Medicina
Lactente do sexo masculino, 3 meses, chega à emergência pediátrica com história de coriza, tosse, espirros e obstrução nasal há 3 dias e febre baixa no primeiro dia do quadro. No momento, genitora refere que o bebê está “cansando” e por isso procurou o pronto-socorro. Afirmou que nunca havia cansado antes e referiu diminuição da ingesta oral. Ao exame: EGR, irritado, dispneico (++/4+), afebril. AR: MV + em AHT, com sibilos difusos e aumento do tempo expiratório. FR= 60ipm. Presença de tiragem intercostal leve, ausência de batimento da asa do nariz e saturação de O2 de 88% em ar ambiente.
Diante do caso apresentado, qual a conduta mais adequada a ser adotada pelo plantonista?
Alternativas
Q3082939 Medicina
Adolescente de 12 anos, sem comorbidades, apresentou contato domiciliar de tuberculose pulmonar e vem para investigar infecção latente por M. tuberculosis. No momento, está assintomática. Realizou PPD com resultado de 10mm e radiografia de tórax demonstrada abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão


Diante do caso, qual a conduta mais aceitável?
Alternativas
Q3082940 Medicina
Criança de 6 anos é admitida na emergência pediátrica, com quadro de diarreia aguda sem muco ou sangue há 2 dias. Ao exame físico, o plantonista não notou sinais de desidratação e prescreveu o plano A para domicílio, orientando para retornarem em caso de piora clínica. No outro dia, o paciente apresentou aumento da frequência das dejeções líquidas, vômitos frequentes, recusa para ingestão de líquidos e piora do estado geral. Os genitores o levaram novamente ao serviço. Ao exame, o menor encontrava-se comatoso, com olhos muito fundos, ausência de lágrimas, sinal da prega cutânea desaparecendo em 4 segundos, pulso rápido e tempo de enchimento capilar de 6 segundos.
Diante deste caso, qual a conduta mais importante nesse momento?
Alternativas
Q3082941 Medicina
Criança foi hidratada após ser submetido ao plano C por desidratação grave.
Qual das substâncias a seguir deve estar inclusa na fase de manutenção endovenosa?
Alternativas
Q3082942 Medicina
Escolar com 8 anos de idade chega na emergência pediátrica, com quadro de polidipsia, poliúria, polifagia, náuseas, vômitos e dor abdominal. Genitora relatou emagrecimento nos últimos meses. Ao exame físico, a criança encontrava-se: traquicárdica, taquipneica (++/4+) e desidratada (++/4+).
O plantonista solicitou alguns exames, dentre eles: 

Glicemia: 350 mg/dL Gasometria arterial: pH = 7,28; PCO2 = 30mmHg; HCO3 - = 18 mEq/L; BE = - 6 mEq/L; K+ = 5,0 mEq/L  Função renal normal Diurese = 2ml/kg/h

Diante deste caso, qual a conduta mais adequada? 

Alternativas
Q3082943 Medicina
Gestante, 42 anos, 37 semanas de gestação, deu entrada na emergência, com sangramento vaginal escuro, hipertonia uterina importante e fortes dores. O obstetra observou BCF de 80bpm e realizou o parto cirúrgico de emergência. Recém-nascido nasceu com vitalidade comprometida, sendo necessário manobras de reanimação neonatal, incluindo intubação e massagem cardíaca pelo neonatologista. Após a reanimação, paciente foi encaminhamento à UTI neonatal. Após 13 dias, a criança foi a óbito. Esse óbito deve ser contabilizado no seguinte indicador:
Alternativas
Q3082944 Medicina
Lactente foi avaliado por pediatra com história de perda do apetite e adinamia, associada à diurese concentrada. Foi solicitada urocultura por punção suprapúbica. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3082945 Medicina
A síndrome nefrótica por lesão mínima costuma cursar com proteinúria maciça, edema, dislipidemia e hipoalbuminemia sérica. Além do quadro típico, esses pacientes podem entrar em estado de hipercoagulabilidade e, consequentemente, em risco para eventos trombóticos.
Qual é a causa mais associada ao estado de hipercoagulabilidade nestes pacientes?
Alternativas
Q3082946 Medicina
O pediatra atende uma menina de três anos e meio numa UBS, com anorexia e hipoatividade há três meses, sem outras queixas. Tratou parasitose intestinal três meses atrás. Ao exame físico: IMC= -1,5 escore-Z, estatura= -1 escore-Z , pálida (+/4), sem outras alterações. Hemograma realizado há uma semana: Hemácias= 3,5 x1012/L, Hb= 10,7g% Ht= 29% VCM= 72fl, HCM= 20pg, RDW= 16,1% e reticulócitos= 0,5%
Qual o tipo de anemia mais provável desta paciente? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: C
6: D
7: D
8: B
9: A
10: A
11: E
12: E
13: D
14: E
15: B
16: D
17: C
18: B
19: A
20: C