Questões de Concurso Público SEMUL de Recife - PE 2024 para Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres - Arte Educadora

Foram encontradas 10 questões

Q3193225 Não definido
Uma das grandes figuras do teatro brasileiro, falecido em maio de 2009, foi o criador do Teatro do Oprimido, que consiste num sistema de exercícios, jogos e técnicas teatrais que visa à desmecanização física e intelectual de seus praticantes. Para esse diretor, a linguagem teatral pode ser desenvolvida por todos, sem distinção, propondo condições para que o oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral, ampliando suas possibilidades de expressão. No Teatro do Oprimido, o espectador é convidado a substituir o protagonista e mudar a condução, ou mesmo, o fim da história, conforme o olhar interpretativo e contextualizado do receptor.
Trata-se de
Alternativas
Q3193226 Não definido
Qual das opções abaixo NÃO é a função da cenografia, na encenação teatral?
Alternativas
Q3193227 Não definido
Ana Mae Barbosa enxergou nas artes muito além da estética, a criatividade ou seu potencial crítico e transformador. Viu nela a oportunidade de aprender e educar. No Brasil, é reconhecidamente a pioneira na propagação da arte-educação nas escolas do País, combatendo a noção de que só a elite pode produzir arte. Amplamente premiada, Ana Mae também lecionou em universidades inglesas e americanas, foi curadora de exposições e palestrante em mais de 30 países e recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal da Paraíba e de Ícone da Educação, pelo Instituto Europeu de Design.
MATUOKA, Ingrid. Ana Mae Barbosa e a educação por meio da arte. Disponível em https://educacaointegral.org.br/reportagens/ana-maebarbosa-e-educacao-por-meio-da-arte/. Acesso em 10 jul. 2024
O texto discorre acerca de uma das principais personalidades do ensino da arte no Brasil, que no final da década de 80 sistematizou a Abordagem Triangular. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3193228 Não definido

TEXTOS I e II para esta questão. 


TEXTO I 

Imagem associada para resolução da questão

Proposta para uma Catequese - Parte I Díptico: Morte e Esquartejamento, 1993. Adriana Varejão Óleo sobre tela 140,00 cm x 240,00 cm



TEXTO II


Adriana Varejão é uma artista plástica contemporânea que vem ganhando cada vez mais destaque no espaço nacional e internacional. A artista, que se consagrou através de obras viscerais, peles rasgadas, interiores à mostra, canibalismo e esquartejamento, começa a trilhar novos caminhos. Atualmente, é uma das artistas brasileiras de mais destaque na cena contemporânea, no Brasil e exterior. Nascida em 1964, a carioca Adriana começou sua carreira nos anos 80, ainda muito jovem. Entre 1981 e 1985 frequentou cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro e fez sua primeira exposição individual em 1988, na galeria Thomas Cohn. Nesta obra a artista reproduz elementos históricos e culturais, com temas ligados à colonização, ao barroco e à azulejaria. Investiga também a utilização do corpo humano, da visceralidade e da representação da carne como elemento estético. Apesar de remeter ao barroco, adquire forte contemporaneidade em decorrência do acúmulo excessivo de materiais, camadas de tinta e informações.


Disponível em: https://www.escritoriodearte.com/artista/adriana-varejao. Acesso em 11 Jul 2024


A artista acima traz à tona, através das suas obras, conceituações e questionamentos inerentes à produção artística contemporânea. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Q3193229 Não definido
No texto da Base Comum Curricular (BNCC, 2020) na página 196, encontramos nove competências específicas de arte para o ensino fundamental, entre as quais estão estas:

•  Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.


• Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.


• Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.


(BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020).
A partir dessas três competências, podemos inferir que
Alternativas
Q3193230 Não definido
Em meio a todas as transformações do início do século XX, alguns artistas da dança também começaram a repensar padrões tradicionais adotados até o fim do século XIX, representados principalmente pela dança clássica. Esses artistas queriam uma dança mais aberta às sugestões das transformações mundiais. O objetivo era uma dança mais livre na escolha dos movimentos.
(BOZZANO, Hugo B. Arte em Interação. São Paulo: IBEP, 2013. p. 150)
Sobre a dança moderna, é CORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3193231 Não definido
A respeito do ensino da dança na escola, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3193232 Não definido

TEXTOS III e IV para esta questão.


TEXTO III


Imagem associada para resolução da questão


Mulher vítima de violência escreve pedido de socorro com batom em toalha e joga pela varanda em SC. O caso aconteceu no período da pandemia, na cidade de Chapecó, oeste de Santa Catarina. Ameaçada por seu marido, tendo sofrido uma tentativa de assassinato por estrangulamento, o celular escondido, mulher escreve com batom numa toalha uma mensagem de socorro e joga pela janela. Um vizinho vê e aciona a polícia.


https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/04/20/mulher-vitima-de-violencia-escreve-pedido-de-socorro-com-batom-em-toalha-ejoga-pela-varanda-em-sc.ghtm (adaptado) 


TEXTO IV


No trabalho da brasileira Dora Longo Bahia, a arte traz a possibilidade de ressignificação da situação de violência doméstica vivida por várias mulheres, quando através de algumas de suas obras a artista pinta a si mesma na situação de mulheres agredidas, acompanhando legendas de fotos que chamam atenção os “motivos” para a agressão, onde detalhes de uma relação íntima são expostos nas páginas policiais e beiram a irrealidade.

Imagem associada para resolução da questão


Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q3193233 Não definido
Em busca de um maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em um novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo.

Imagem associada para resolução da questão


MONET, Mulher com Sombrinha.1875/www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/almoco-dos-remadores-pierre-auguste-renoir/

Sobre o Impressionismo analise as afirmativas a seguir:
I. Enquanto a arte acadêmica, valorizava os grandes temas históricos e mitológicos; os pintores impressionistas abordavam fatos da vida cotidiana.
II. Para os artistas impressionistas a pintura não deve ter contornos nítidos, pois as linhas não existem na natureza.
III. Na pintura impressionista, o tema deve ser coerente e completo sob o ponto de vista da unidade compositiva.
IV. O Impressionismo inspirou outras vertentes ao negar a representação fiel da realidade e valorizar a fragmentação e o subjetivismo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3193234 Não definido
Uma das abordagens contemporâneas do ensino da Arte na escola visa abordar os efeitos sociais da proliferação sem precedentes da imagética comercial que, atualmente, satura a vida diária em várias partes do mundo. A proliferação de imagens, ao mesmo tempo em que resulta de novas tecnologias, é também motivada pela combinação de demanda econômica e necessidades humanas assentadas sobre novos arranjos sociais. Por esta e outras razões não menos importantes, o ensino de Arte precisa ampliar o seu interesse para além das obras de arte, dos artistas e de espaços expositivos como galeria e museus, sejam eles em ambientes abertos ou fechados.
(Adaptado de: DUNCAN, Paul. Aesthetics, popular visual culture and design capitalism. The Internacional Journal of Art & Design, v. 26, n 3, p. 285-295, 2007).
Estamos falando especificamente da abordagem denominada.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: D
5: A
6: B
7: D
8: B
9: D
10: A