Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo Ângelo - RS 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 30 questões

Q1626080 Psicologia
Um psicólogo, ao iniciar sua atividade como psicoterapeuta, busca através da divulgação promover seus serviços e tornar-se conhecido como profissional. Baseado no art.20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços deverá, exceto:
Alternativas
Q1626081 Psicologia
Todos os profissionais almejam uma justa retribuição em relação aos seus serviços prestados. Nesse sentido, analise as afirmativas, considerando o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
I. O psicólogo ao fixar a remuneração pelo seu trabalho deverá levar em conta as condições do usuário ou beneficiário. II. O psicólogo estipulará o valor de acordo com as características da atividade a ser realizada. III. O psicólogo poderá informar sobre o valor no decorrer da prestação dos serviços. IV. O psicólogo oferecerá qualidade em seu serviço conforme o valor acordado.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1626082 Psicologia
A partir do Decreto 7.508/2011, o Conselho Federal de Psicologia escreveu algumas contribuições para pensar a constituição da Rede de Atenção Psicossocial no SUS. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:
I. O maior desafio da atenção psicossocial é a superação do modelo biomédico, marcado pela lógica ambulatorial e utilização de práticas que não consideram as pessoas em sua totalidade. II. Além da prática de acolhimento, quando se trata da problemática das pessoas com transtornos mentais, na atenção psicossocial, o cuidado com as pessoas egressas do Caps deve ser pautado pela convivência e ter como meta o reconhecimento de espaços sociais. III. A atenção domiciliar efetua uma aproximação do médico com a comunidade, facilitando o processo de internação, tornando-se uma porta de entrada para o atendimento hospitalar. IV. Na atenção psicossocial, preza-se pela diminuição da autonomia e inteira responsabilização da equipe multiprofissional pelos usuários.
Estão corretas:
Alternativas
Q1626083 Psicologia
São consideradas ações terapêuticas comuns aos profissionais da Atenção Básica:
Alternativas
Q1626084 Psicologia
Em relação às equipes multiprofissionais de referência, é correto afirmar que:
I. No plano da gestão, a referência facilita um vínculo específico entre um grupo de profissionais e um certo número de usuários. Isso possibilita uma gestão mais centrada nos fins do que nos meios. II. As equipes interdisciplinares ou transdisciplinares indicam o aumento do grau de comunicação, da troca de saberes, de afetos e corresponsabilidade entre seus integrantes. III. Não há como propor humanização da gestão e da atenção sem propor um equilíbrio maior de poderes nas relações entre trabalhadores dentro da organização e na relação com o usuário. IV. As unidades de urgência e emergência também podem adotar a mesma lógica interna da divisão por equipes de referência em relação aos leitos de observação ou de espera para internação.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas
Q1626085 Psicologia
São diversos os sofrimentos associados à demanda da saúde mental; alguns sintomas se apresentam como leves a moderados, podendo chegar a ser mais intensos. Considerando as situações de saúde mental, comuns na esfera da saúde coletiva, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1626086 Psicologia

De acordo com Hutz et al (2016), as características do processo avaliativo de crianças incluem variabilidade e flexibilidade, que são termos que descrevem:


I. Quantidade, frequência dos encontros e forma de pagamento

II. Avaliações concomitantes III. Sigilo das informações


Está (estão) certo(s):

Alternativas
Q1626087 Psicologia
“Ao iniciar o processo psicodiagnóstico, é fundamental a coleta de informações aprofundadas sobre o avaliando, focando as áreas mais importantes de sua vida e os motivos que o levaram a buscar atendimento. ” (HUTZ, 2016, p 52). Em nossa prática esse tipo de entrevista inicial é chamado de entrevista de anamnese, que corresponde às seguintes descrições:
I. É um tipo de entrevista realizada para investigar a história do examinando, ou seja, aspectos de sua vida considerados relevantes para o entendimento da queixa. II. É um tipo de entrevista clínica direcionada a investigar fatos e, por isso, o psicólogo tem uma posição mais ativa nos questionamentos. III. Tem caráter investigativo, priorizando o levantamento de informações cronologicamente organizadas e que guiam a tomada de decisão sobre como prosseguir com a avaliação.
Das descrições acima:
Alternativas
Q1626088 Psicologia
Considere as descrições a seguir, acerca de como deve ser a sala de atendimento da entrevista lúdica de acordo com Hutz (2016), indicando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Possibilitar à criança uso pleno dos objetos nela dispostos, sem restrições. ( ) Permitir que a criança brinque inclusive com materiais que possam sujar a sala. ( ) Permitir que a criança possa sentir-se completamente livre, podendo movimentar-se no espaço e sentar no chão.
A ordem certa das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:
Alternativas
Q1626089 Psicologia
De acordo com Grandesso, apud Osório e Valle e colaboradores (2009), a prática da terapia familiar, organizou-se a partir da interação entre os discursos da teoria sistêmica e da cibernética, priorizando as interações e os contextos em que as famílias estão inseridas. Para tanto, a terapia familiar, a partir da cibernética, fundamentou-se em alguns conceitos que auxiliam o terapeuta a compreender a família. Esses conceitos estão corretamente descritos na alternativa:
Alternativas
Q1626090 Psicologia
Dentre as abordagens de terapia familiar, segundo Grandesso, apud Osório e Valle e colaboradores (2009), destacam-se as abordagens colaborativas de base dialógica, as terapias narrativas e as que abordam ideias construtivistas, como as terapias estruturais e as estratégicas. As teorias terapêuticas podem ser analisadas a partir de três questões. Marque a resposta correta no que diz respeito a essas três questões.
Alternativas
Q1626091 Psicologia
Segundo Gil (2010), as pessoas constituem o mais importante ativo de que dispõem as organizações; portanto, devem ser recrutadas e selecionadas com a maior competência possível, já que as falhas nesse processo podem comprometer outras ações de gestão a serem desenvolvidas posteriormente. Considere as afirmações a seguir:
I. Com base na descrição da função, o selecionador define o perfil do indivíduo adequado para preenchê-la. II. O recrutamento consiste em um processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Existem vários tipos de recrutamento e o profissional que realizar a seleção é que deverá definir o mais adequado. III.Existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais de cada candidato, com vista a possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos – os métodos de seleção – permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas também a previsão de seu comportamento no cargo a ser ocupado. IV.Os métodos de seleção incluem: análise de currículos, testes escritos, testes práticos, testes psicológicos, dinâmica de grupo e entrevista, sendo essa reconhecida como um dos mais úteis instrumentos que se dispõe para a seleção de pessoal. V. A tomada de decisão em relação à contratação implica grande responsabilidade. Assim, algumas recomendações auxiliam nessa tarefa: é mais importante considerar as realizações do que as credenciais do candidato; candidatos fortes ameaçam gerentes fracos; candidatos superqualificados costumam sentir-se desmotivados no trabalho, dentre outras.
Estão corretas:
Alternativas
Q1626092 Psicologia
No que se refere aos métodos de seleção, testes psicológicos e entrevista, de acordo com Gil (2010), analise as afirmativas a seguir, assinalando a alternativa que contemple somente as afirmativas incorretas.
I. A entrevista possibilita um contato direto com o candidato, bem como a identificação de sua capacitação para exercer o cargo que se deseja preencher. Pode ser utilizada de maneira exclusiva ou associada a outros procedimentos. II. A entrevista apresenta diversas limitações: requer mais tempo para realização, é dispendiosa sob o ponto de vista financeiro e é muito afetada pela subjetividade do entrevistador. III.A eficácia da entrevista em um processo seletivo está relacionada à competência técnica do entrevistador; então, se o entrevistador já possui experiência, não necessita planejá-la e nem submetê-la a controles e avaliação. IV.Os testes psicológicos são instrumentos muito úteis para identificar as aptidões dos candidatos, podem ser utilizados para avaliação do potencial intelectual, de suas habilidades específicas, bem como de seus traços de personalidade. V. Muito embora não se negue a importância dos testes nos processos de seleção, seu valor vem sendo relativizado, pois esses recursos não contribuem para a tomada de decisão.
Alternativas
Q1626093 Psicologia
Gil (2010) refere que o ambiente dinâmico das organizações requer o desenvolvimento de ações voltadas à constante capacitação das pessoas, com vista a torná-las mais eficazes naquilo que fazem. Com frequência cada vez maior, as empresas vêm desenvolvendo programas de formação, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Sobre essa temática julgue os itens a seguir:
I. Treinamento abarca o conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual da organização. Trata-se, portanto de um processo educacional de curto-prazo e que envolve todas as ações que visam ampliar a capacidade das pessoas para desempenhar melhor as atividades relacionadas ao cargo que ocupam na empresa. II. Desenvolvimento consiste no conjunto de experiências de aprendizagem não necessariamente relacionadas aos cargos que as pessoas ocupam atualmente, mas que proporcionam oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional. III. Quanto as falhas nos treinamentos podemos considerar: falta de comprometimento da alta direção com o investimento, falta de foco do investimento nas reais necessidades e problemas, o uso de tecnologia, falta de vínculo do investimento com o planejamento estratégico. IV.O projeto de treinamento abrange os seguintes conjuntos de dados: identificação, objetivos, justificativa, população alvo, conteúdo, carga horária, período de realização, local, instrutor, materiais equipamentos, custos e outros. V. A avaliação do treinamento se constitui uma das etapas mais relevantes e é sempre realizada para analisar se o mesmo atingiu os objetivos propostos, embora não possibilite a estimativa de reações dos participantes. São verdadeiros os itens.
Alternativas
Q1626094 Psicologia
De acordo com a Resolução do CFP nº 007/2003, a avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os princípios norteadores para a elaboração de documentos psicológicos compreendem: princípios das técnicas da linguagem escrita, princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. Sendo assim, analise a(s) afirmativa(s) a seguir: I. Quanto aos princípios técnicos da linguagem escrita, o documento deve apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical. O emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado. II. Na elaboração de documentos, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações - identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder. III. O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos desse procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas, elementos constitutivos no processo de subjetivação. O documento, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo. IV.Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão. V. A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.
Marque a alternativa que contém somente a(s) afirmativa(s) falsa(s).
Alternativas
Q1626095 Psicologia
Conforme a Resolução do CFP nº 007/2003, dentre as modalidades de documentos psicológicos encontram-se os Pareceres (P) e Laudos Psicológicos (LP). Classifique as características de cada documento respectivamente
I. É uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo documento, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. II. É um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. III.Em termos de estrutura, deve conter, no mínimo, cinco itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão. IV.Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto. V. A sua estrutura é composta por quatro itens: Identificação, Exposição de Motivos, Análise e Conclusão.
A sequência correta é a da alternativa:
Alternativas
Q1626096 Psicologia
A literatura sobre psicoterapia com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias que facilitam o acesso aos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas se sobressai o item descrito na alternativa:
Alternativas
Q1626097 Psicologia
Na psicoterapia infantil, através dos brinquedos, desenhos, jogos, modelagens e outros recursos lúdicos, a criança representa seu mundo interno. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo, indicando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) O terapeuta investiga e busca compreender a origem dessas representações ( ) A ludoterapia é um tratamento pouco eficaz para que a criança aprenda a se expressar e para que crie confiança e coragem para enfrentar situações da vida ( ) Brincando com a criança, o terapeuta poderá ajudá-la a superar obstáculos que a impedem de adaptar-se ao meio familiar ou social mais amplo.
Alternativas
Q1626098 Psicologia
Segundo Cordioli, nas psicoterapias de orientação analítica, as associações não são tão livres como na psicanálise, pois habitualmente são dirigidas pelo terapeuta para atender ao item descrito de forma correta na alternativa:
Alternativas
Q1626099 Psicologia
No livro de Aristides Volpato Cordioli, no capítulo sobre psicoterapia de adolescentes, há ênfase sobre o item descrito de forma correta na alternativa:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: D
6: A
7: D
8: A
9: D
10: A
11: A
12: C
13: D
14: B
15: A
16: C
17: B
18: D
19: C
20: C