Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2015 para Analista em Gestão Municipal - Ciências Contábeis
Foram encontradas 5 questões
Procuradores suíços fazem busca e apreensão no HSBC em Genebra
Procuradores suíços fizeram hoje (18 de fevereiro) uma busca e apreensão de documentos na filial de Genebra do HSBC. Trata-se de uma operação relacionada a um inquérito que investiga possível participação do banco em crimes – o caso SwissLeaks. Os promotores declararam que estavam investigando o HSBC Private Bank e pessoas suspeitas. O banco informou que estava “cooperando com as autoridades suíças”.
(UOL, 18 fev.15. Disponível em:<http://goo.gl/sYtihm> . Adaptado)
O escândalo SwissLeaks
Após certa acomodação em janeiro, o dólar mostrou forte aceleração em relação ao real nas duas primeiras semanas de fevereiro. O movimento foi tão intenso que o real passou a ser a quarta divisa que, no acumulado de 2015, mais perdeu valor em comparação ao dólar, considerando um total de 47 moedas negociadas à vista.
(Estadão, 18 fev.15. Disponível em:<http://goo.gl/ebCpPO> . Adaptado)
Um dos fatores que contribuiu para a valorização do dólar foi
O ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, preso na 10ª fase da Operação Lava Jato, chegou a Curitiba nesta segunda-feira (16 de março), onde deve ficar detido. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal e foi detido junto com outros sete investigados por desvios de dinheiro da Petrobras. Esta é a segunda vez que ele termina preso durante as investigações da Lava Jato. Em dezembro, quando os policiais deflagraram a sétima fase da operação, o ex-diretor foi detido, mas conseguiu um habeas corpus dias depois.
(G1, 16 mar.15. Disponível em:<http://goo.gl/rxhDtP> . Adaptado)
O que motivou a segunda prisão de Renato Duque foi a denúncia de que o ex-diretor da Petrobras
Governo anuncia pacote anticorrupção e oficializa entrega ao Congresso
O governo entregou simbolicamente nesta quarta-feira (18 de março) ao Congresso Nacional o chamado “pacote anticorrupção”, conjunto de propostas elaboradas pelo Executivo para inibir e punir irregularidades na administração pública.
(G1, 18 mar.15. Disponível em:<http://goo.gl/QOi9F> Adaptado)
Entre os principais pontos do pacote está
Por fé e lucro, Estado Islâmico promove onda de destruição de patrimônio histórico
O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâmico” (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico. A antiga cidade de Hatra foi fundada durante o Império Parta, há mais de dois mil anos, e é considerada pela Unesco, órgão da ONU, um patrimônio histórico da humanidade. Relatos também dão conta de que extremistas incendiaram uma biblioteca, junto com mais de 8 mil manuscritos. Essa onda de destruição de patrimônios históricos e culturais gerou revolta entre autoridades e pesquisadores.
(UOL, 7 mar.15. Disponível em:<http://goo.gl/0PQqNV> . Adaptado)
A destruição do patrimônio pelo EI ocorreu