Questões de Concurso Público Câmara de Valinhos - SP 2017 para Jornalista
Foram encontradas 21 questões
Observe as características do seguinte texto:
“A Irmandade da Santa Casa de Valinhos obteve uma importante conquista na última quarta-feira, dia 22. A assinatura do Contrato de Prestação de Serviços com a Prefeitura dá garantias fundamentais na relação que o hospital mantém com a municipalidade. A nova relação, com base contratual, colocará um fim ao rito desgastante que a Santa Casa vivia até então, tendo que “passar o chapéu” todo mês, algumas vezes até mesmo tendo que implorar para que o dinheiro da subvenção entrasse na conta, para assim poder honrar com seus compromissos”.
A matéria de onde foi extraído esse texto foi publicada no portal da Folha de Valinhos, no dia 25 de março deste ano, e não está assinada por nenhum jornalista. Pelas suas características editoriais, é correto afirmar que se trata de
Leia o trecho a seguir.
“Quanto se tem um trabalho fixo, com carteira assinada, o fim do domingo é motivo, para muitos, de grande agonia. A espera amarga pela segunda-feira tem gosto de um arrastar de correntes, bem rotulado pelo sistema, pela sociedade, chame como quiser. E quando não se tem emprego fixo, qual o sabor do domingo? No começo tem sabor de sorvete de pistache em tarde de férias, assim de pés descalços numa grama molhada ainda pelo orvalho, balão colorido de parque e sorriso certeiro. São tantas possibilidades, tantos projetos, tanto trabalho invisível correndo aos montes, que só pode dar certo e logo. E de repente você se dá conta de que não é bem assim, talvez não seja.”
O texto completo, de autoria de Daniela Vitor, foi publicado em http://confrariando.com. O seu estilo corresponde a
Considerando que as cores primárias de impressão, como na figura a seguir, são magenta (M), Ciano (C), Amarela (A), é correto afirmar que a combinação dessas cores resulta em
O texto a seguir é o lead de uma matéria veiculada em um jornal de Valinhos:
“Ribeirinha é um mergulho na mestiçagem, na força, nas misturas de um povo e tem um sentido amplo para a intérprete Mariene de Castro. A começar pelas populações ribeirinhas, que vivem à beira dos rios. Comunidades tradicionais que construíram a identidade brasileira e que hoje sobrevivem com bravura às adversidades e desequilíbrios sociais do país. Ser ribeirinho é estar e viver à margem como sujeitos legítimos e dignos.”
(JTV Online, 31.07.2017)
A matéria foi planejada com ênfase no