Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2018 para Professor de Educação Básica II - Artes

Foram encontradas 21 questões

Q2035549 Educação Artística
Nos colégios jesuíticos europeus, a educação estava voltada para os nobres e burgueses abonados, deixando de lado a educação popular. No Brasil, fundaram “escolas de ler e escrever” e de doutrina em vários locais. As crianças eram atraídas principalmente pelos métodos que os jesuítas utilizavam, e que faziam do conhecimento um atrativo, caracterizado
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Q2035550 Educação Artística
“Daí ser muito reconhecida a habilidade de saber copiar as figuras, objetos ou outros desenhos que eram apresentados pelo professor. Este, apoiado em referenciais de ordem imitativa, levava aos alunos os modelos que eram selecionados da tradição clássica ou de livros, para serem repetidos pelos aprendizes. O perfeito conhecimento das formas como a reprodução de desenhos de ornatos, a cópia e o desenho geométrico visavam à preparação do estudante para a vida profissional e para as atividades que se desenvolviam tanto em fábricas como em serviços artesanais.”
(Ferraz & Fusari, Metodologia do ensino de arte, 1999)

O excerto caracteriza, segundo as autoras, o ensino de arte a partir da
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Q2035551 Educação Artística
Segundo Hernández, a revisão das abordagens de ensino de arte passou a ser operada da perspectiva disciplinar e, pela importância dada à aprendizagem conceitual, deu-se, fora do Brasil, inicialmente durante a década de
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Q2035553 Educação Artística
Segundo Barbosa (A imagem no ensino da arte, 2014), a teoria de Edmund Feldman para o ensino da arte tem como núcleo fundamental
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Q2035554 Educação Artística
Na proposta de leitura de obra de arte de Robert Saunders, propagada em 1971, há uma forte crítica ao ensino de arte praticado em salas de aula. A proposta daquele autor era, para a leitura de obras de arte, a utilização de
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Q2035555 Educação Artística
Graça Proença caracteriza o movimento concretista brasileiro a partir de suas matrizes paulistas e cariocas. Para a autora, os paulistas preocupavam-se com os princípios matemáticos da concreta, além de explorar as possibilidades do movimento como efeito óptico de linhas e cores. A referência externa fundamental para o grupo, assim como para os cariocas, foi a participação, na Bienal de São Paulo, em 1951, de
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Q2035556 Educação Artística
Segundo Coll & Teberosky, a instalação é uma obra de arte definida por ser
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Q2035557 Educação Artística
De acordo com Coll & Teberosky, em todas as épocas e culturas houve design, porque sempre foi necessário ter uma ideia ou projeto do que se queria fazer. Segundo os autores, atualmente, o design
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Q2035561 Educação Artística
“Com a aquisição da função simbólica, a criança atinge um outro nível de funcionamento intelectual. A evocação daquilo que está ausente requer o símbolo. A representação por meio de símbolos é o meio utilizado pelo ser humano para organizar sua experiência e compreendê­ -la. Logo que a criança começa a utilizar o símbolo surge o comportamento que envolve essencialmente a expressão por meio de imagens”. (Koudela, 2001)
O excerto indica que a função simbólica
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Q2035562 Educação Artística
Observe a imagem.

Imagem associada para resolução da questão
Segundo Graça Proença, uma manifestação da arquitetura modernista era a casa construída em São Paulo, na Vila Mariana, propriedade da família Klabin. Apesar das novas possibilidades do concreto armado, essa construção usou a tradicional alvenaria de tijolos e cobertura de telhas comuns, mas manteve a relação formal com o modernismo. Seu autor é o arquiteto
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Q2035563 Educação Artística
Os artistas brasileiros que frequentaram a Academia de Belas-Artes seguiam os padrões estéticos neoclássicos aqui introduzidos pela Missão Francesa. Para esses padrões, a beleza perfeita é um conceito ideal, não existente na natureza. Dessa forma, o artista acadêmico
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Q2035564 Educação Artística
Observe a imagem

Imagem associada para resolução da questão

A imagem reproduz a pintura Arrufos (1887), de Belmiro de Almeida. Aluno da Academia de Belas-Artes. Viajou pela Europa, recebendo influências dos movimentos vigentes e superando os ensinamentos acadêmicos. Sua obra é marcada por essas influências, especificamente
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Q2035565 Educação Artística
No Brasil, a divisão entre uma estética conservadora e outra, renovadora, teve seu auge na Semana de Arte Moderna, realizada em 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Como precursora dessa movimentação, está a exposição marco de uma nova concepção do fazer e compreender a obra de arte, que foi a exposição realizada em 1913, com obras expressionistas de
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Q2035566 Educação Artística
Segundo os PCN-Arte (2018), na primeira metade do século XX, a disciplina Desenho era parte dos programas das escolas primárias e secundárias. Apresentada sob a forma do Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico, caracterizava-se por
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Q2035567 Educação Artística
“Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmoniosos. (…) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento, mas através do fazer e do reconhecimento da importância do que era feito pela criança e da observação do que ela produzia.”
(Depoimento de Augusto Rodrigues, 1980, reproduzido em Fusari & Ferraz, 2001)
Segundo as autoras, o depoimento de Augusto Rodrigues demonstra seu alinhamento à
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Q2035573 Educação Artística
Segundo o PCN-Arte (1998), no que diz respeito às atividades de dança no âmbito escolar, na primeira metade do século XX,
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Q2035574 Educação Artística
Rudolf Laban desenvolveu, ao longo de sua vida, teorias para a compreensão da dança. Estudou as formas das pessoas se movimentarem nas ruas, indústrias e palcos, concluindo que as sequências de movimentos têm uma ordem, uma lógica, uma intenção. Tais estudos foram denominados por ele de
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Q2035575 Educação Artística
Rudolf Laban (Domínio do Movimento, 1978), em sua teoria, elabora a noção de que o esforço se manifesta nas ações corporais por meio dos fatores do movimento, que segundo o autor são
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Q2035576 Educação Artística
Coll e Teberosky referem os blocos compostos de pessoas ligadas à crença religiosa de origem africana, o candomblé, que participam do carnaval baiano, desfilando nas ruas. Segundo os autores, depois da obrigação religiosa nos terreiros, o grupo sai para as festividades carnavalescas cantando em dialetos africanos, acompanhados por instrumentos de percussão, como atabaques, agogôs, xerê e xequerê. O principal ritmo utilizado por esses grupos é ijexá.
Tais blocos são denominados
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Q2035577 Educação Artística
O tambor-de-crioula é uma dança
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Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: D
6: D
7: D
8: C
9: A
10: A
11: B
12: B
13: C
14: D
15: E
16: A
17: E
18: D
19: D
20: C