Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibaté - SP 2019 para Dentista

Foram encontradas 30 questões

Q1139085 Odontologia
A principal artéria da língua é a artéria lingual. Após entrar no assoalho da cavidade oral, a artéria lingual segue para frente até o ápice da língua, no plano entre os músculos
Alternativas
Q1139086 Odontologia
As glândulas parótidas são irrigadas por um ramo da artéria auricular. Essa artéria é um dos ramos da artéria
Alternativas
Q1139087 Odontologia
A dosagem de fosfatase alcalina é de grande valia no pré-operatório de cirurgias de implante. Em relação a essa enzima, assinale a alternativa que apresenta informação correta.
Alternativas
Q1139088 Odontologia

As secreções das glândulas salivares são misturadas com componentes do fluido do sulco gengival, células epiteliais descamadas e bactérias bucais, formando o que se chama de saliva total.


Em relação à saliva, é correto afirmar que

Alternativas
Q1139089 Odontologia
De acordo com o diagrama que mostra as associações de espécies bacterianas que participariam da formação do biofilme subgengival, os colonizadores iniciais são representados pelos complexos:
Alternativas
Q1139090 Odontologia

Entende-se por lesão pré-cancerosa, o tecido benigno, morfologicamente alterado, que apresenta um risco maior do que o normal de transformação maligna.

A lesão pré-cancerosa da mucosa oral de maior potencial de transformação maligna é

Alternativas
Q1139091 Odontologia
De acordo com a sua origem, os cistos odontogênicos são subclassificados em cistos de desenvolvimento ou inflamatório. Um exemplo de cisto odontogênico inflamatório é o cisto
Alternativas
Q1139092 Odontologia
Paciente de 35 anos relata ser portador do HIV. Clinicamente, observam-se múltiplos grupamentos de nódulos exofíticos e papilares no lábio e crescimentos róseos semelhantes à couve-flor na mucosa jugal e gengiva. De acordo com as informações contidas na descrição, a hipótese de diagnóstico e o respectivo tratamento para as lesões bucais são:
Alternativas
Q1139093 Odontologia

Paciente, 21 anos, apresenta dor aguda, lancinante e intensa no dente 34. Clinicamente, observa-se restauração extensa MOD em resina composta fotopolimerizável no dente em álgico. Ao exame radiográfico, vê-se imagem sugestiva de grande lesão cariosa sob a restauração e imagem uniforme de radiopacidade aumentada adjacente ao ápice do dente referido (radiopacidade não está separada do ápice) e aumento do espaço do ligamento periodontal.


A descrição da lesão periapical sugere

Alternativas
Q1139094 Odontologia
A variável mais importante para avaliar se uma bolsa (ou sulco profundo) é progressiva é o nível de inserção periodontal, cujo ponto mais coronário é medido em milímetros da
Alternativas
Q1139095 Odontologia
A eliminação de bactérias e de seus subprodutos do sistema de canais é um dos objetivos do tratamento endodôntico, mas se sabe que tanto as soluções para irrigação quanto as medicações utilizadas durante esse tratamento podem afetar a adesão dos procedimentos adesivos subsequentes, resultando em menor resistência de união. Em relação à remoção da medicação intracanal e a sua relação com os procedimentos adesivos, assinale a alternativa que apresenta informação correta.
Alternativas
Q1139096 Odontologia
Paciente de 75 anos relata ser portador de diabetes mellitus tipo II e ter sido submetido à cirurgia abdominal recente. Queixa-se de febre e aumento de volume bilateral facial, acompanhado de dor (principalmente durante as refeições, devido à maior produção de saliva) nas superfícies pré-auriculares. No exame clínico extraoral, nota-se a pele sobrejacente quente e eritematosa. Diante de massagem da glândula, observa-se intraoralmente, drenagem purulenta a partir do orifício do ducto de Stensen. Com os resultados dos exames de ultrassonografia e radiográficos, confirmou-se o diagnóstico de sialoadenite supurativa aguda nas glândulas parótidas, sendo o tratamento indicado:
Alternativas
Q1139097 Odontologia
A radiografia é um auxiliar valioso no diagnóstico da doença periodontal, na determinação do prognóstico e na avaliação do resultado do tratamento. Em relação às imagens radiográficas observadas na doença periodontal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1139098 Odontologia
Nas anestesias por condução ou por bloqueio à distância, a solução anestésica é depositada junto a um ramo ou filete nervoso principal. Em relação à anestesia por condução pós-túber, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1139099 Odontologia

As onlays estéticas, de resina ou porcelana, estão indicadas quando o dente apresenta grande perda de estrutura dental e/ou existe a necessidade de proteção do remanescente dental.


Com relação ao preparo para onlays estéticas (mésio-ocluso-distal), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1139100 Odontologia
Em relação às propriedades da resina composta fotopolimerizável, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1139101 Odontologia
As proteções do complexo dentino/pulpar consistem na aplicação de um ou mais agente protetor, tanto em tecido dentinário quanto sobre a polpa que sofreu exposição, a fim de manter ou recuperar a vitalidade desses tecidos. Para a proteção dentino/pulpar em dentes com cavidades bastante profundas (com 0,5 mm ou menos de dentina remanescente) que serão restaurados com resina composta indicam-se:
Alternativas
Q1139102 Odontologia
Os elastômeros conseguem reproduzir as estruturas bucais com alta precisão e nível de detalhes, sendo recomendados para os casos clínicos que exigem alta precisão. O elastômero que apresenta maior recuperação elástica (capacidade que o material de moldagem tem de voltar à sua forma original após a remoção da força) é:
Alternativas
Q1139103 Odontologia
Os analgésicos anti-inflamatórios (AINES) seletivos são mais específicos, pois dificultam principalmente a formação de prostaglandinas que participam do processo inflamatório, inibindo principalmente a cicloxigenase -2, com menor interferência sobre a cicloxigenase-1.
Assinale a alternativa que apresenta apenas analgésicos anti-inflamatórios (AINES) seletivos.
Alternativas
Q1139104 Odontologia
Anestésico local de rápido início de duração, baixa lipossolubilidade e alta taxa de ligação proteica. É metabolizado no fígado e no plasma sanguíneo. Como a biotransformação começa no plasma, sua meia-vida plasmática é mais curta (aproximadamente, 40 minutos), propiciando a eliminação mais rápida pelos rins. Seu uso em técnicas de bloqueio regional tem sido associado a um aumento na incidência de parestesia, provavelmente, devido à maior concentração plasmática do que a dos demais anestésicos disponíveis no Brasil.

A descrição refere-se a
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: E
6: D
7: E
8: A
9: B
10: C
11: A
12: D
13: B
14: E
15: E
16: C
17: B
18: A
19: E
20: D