Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2019 para Professor II - Arte
Foram encontradas 19 questões
Segundo Barbosa (2012), em 1971 a Lei Federal n° 5.692, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “estabeleceu uma educação tecnologicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na sétima série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Esta foi uma maneira de proporcionar mão de obra barata para as companhias multinacionais que adquiriram grande poder econômico no país sob o regime da ditadura militar (1964 a 1983). No currículo estabelecido em 1971, as artes eram aparentemente a única matéria que poderia mostrar abertura em relação às humanidades e ao trabalho criativo, porque mesmo filosofia e história foram eliminadas do currículo”.
Para a autora, no que diz respeito à oferta de cursos de arte-educação, no mesmo período,
Uma influência importante na Abordagem Triangular é o trabalho de David Thistlewood, envolto em um campo de pesquisa abrangente, composto por uma variedade de objetivos e métodos relacionados à apreciação da arte. (Rita Bredariolli, In: Barbosa e Cunha, 2010)
Esse campo de pesquisa é denominado
A ausência de contato com padrões avaliativos da arte através da sua história impede que aquele que apenas realiza sua catarse emocional através da arte seja capaz de ser um consumidor crítico da arte não só de agora mas da arte do futuro também. (Barbosa, 2012)
A partir do excerto, conclui-se que, para a autora,
“(…) pretendia saudar a máquina e o desenvolvimento industrial. Otimistas, (…) desenvolviam uma arte em sintonia com as cidades, com a vida cosmopolita e com a nova sociedade tecnológica.”
Segundo Costa, o manifesto do movimento foi publicado em 1909 e seu criador e propagador foi F. T. Marinetti.
Trata-se do
Observe a imagem.
A imagem mostra a obra Composição (1967) de Manabu
Mabe. Segundo Costa (2004), Manabu Mabe foi um
importante pintor da abstração informal e seu estilo, de
forte tendência oriental, é também chamado
Para Barbosa (2012), “arte-educação é (…) a investigação dos modos como se aprende arte na escola de 1° grau, 2° grau, na universidade e na intimidade dos ateliers.”
Para a autora, isso significa que arte-educação é
O procedimento básico do método é ensinar uma coisa de cada vez, progressivamente. As crianças são submetidas a um intenso estímulo auditivo; ouvem muitas vezes a gravação que acompanha o livro de exercícios, até que conheçam perfeitamente o que vão tocar. (Fonterrada, 2008)
O excerto caracteriza o método de
“O isolamento e impessoalidade dos dançarinos (…) não desperta sequer a identificação e o envolvimento cinestésico da platéia” (Marques, 2012). E, segundo Marques, já não valeria mais o verso de Yeats “como podemos distinguir o dançarino da dança?”.
Essa descrição caracterizaria o trabalho de