Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2019 para Professor II - Arte

Foram encontradas 19 questões

Q1319040 Educação Artística

Segundo Barbosa (2012), em 1971 a Lei Federal n° 5.692, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “estabeleceu uma educação tecnologicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na sétima série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Esta foi uma maneira de proporcionar mão de obra barata para as companhias multinacionais que adquiriram grande poder econômico no país sob o regime da ditadura militar (1964 a 1983). No currículo estabelecido em 1971, as artes eram aparentemente a única matéria que poderia mostrar abertura em relação às humanidades e ao trabalho criativo, porque mesmo filosofia e história foram eliminadas do currículo”.


Para a autora, no que diz respeito à oferta de cursos de arte-educação, no mesmo período,

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Q1319041 Educação Artística
Desde 1948, havia um movimento no Brasil bastante ativo que tentava desenvolver a autoexpressão da criança e do adolescente por meio do ensino das artes. (Barbosa, 2012). Esse movimento era denominado
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Q1319042 Educação Artística
Rita Bredariolli (In: Barbosa e Cunha, 2010) aponta que “a ‘leitura’, aliada à contextualização daquilo que é ‘lido’, deve ser entendida como ‘questionamento, busca, descoberta’, e não como preleção discursiva, um equívoco interpretativo (…)”. Para a autora, essa abordagem guarda a ideia de pedagogia problematizadora de
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Q1319043 Educação Artística

Uma influência importante na Abordagem Triangular é o trabalho de David Thistlewood, envolto em um campo de pesquisa abrangente, composto por uma variedade de objetivos e métodos relacionados à apreciação da arte. (Rita Bredariolli, In: Barbosa e Cunha, 2010)


Esse campo de pesquisa é denominado

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Q1319044 Educação Artística

A ausência de contato com padrões avaliativos da arte através da sua história impede que aquele que apenas realiza sua catarse emocional através da arte seja capaz de ser um consumidor crítico da arte não só de agora mas da arte do futuro também. (Barbosa, 2012)


A partir do excerto, conclui-se que, para a autora,

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Q1319045 Educação Artística
Experimentalismo, liberdade de traço e composição permitiram a descoberta do que há de artístico nas manifestações populares e na arte tradicional dos povos. Para Costa (2004), isso permitiu uma mudança no cenário artístico que promoveu a profissionalização de artistas de origem popular ou daqueles provenientes de atividades artesanais. Para a autora, isso ocorre graças
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Q1319046 Educação Artística
A invenção de novos equipamentos fáceis de serem utilizados – câmeras fotográficas, vídeos, sintetizadores, teclados eletrônicos – transformaram cada cidadão em um artista amador em potencial. Para Costa (2004), esse desenvolvimento se dá articulado a industria cultural, definida pela autora como
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Q1319048 Educação Artística
A análise ativa formulada por Eugênio Kusnet no Brasil é considerada por Japiassú (2001) como um desdobramento do método sistêmico para formação teatral, elaborado por
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Q1319052 Educação Artística

“(…) pretendia saudar a máquina e o desenvolvimento industrial. Otimistas, (…) desenvolviam uma arte em sintonia com as cidades, com a vida cosmopolita e com a nova sociedade tecnológica.”

Segundo Costa, o manifesto do movimento foi publicado em 1909 e seu criador e propagador foi F. T. Marinetti.


Trata-se do

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Q1319054 Educação Artística

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão


A imagem mostra a obra Composição (1967) de Manabu Mabe. Segundo Costa (2004), Manabu Mabe foi um importante pintor da abstração informal e seu estilo, de forte tendência oriental, é também chamado

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Q1319055 Educação Artística

Para Barbosa (2012), “arte-educação é (…) a investigação dos modos como se aprende arte na escola de 1° grau, 2° grau, na universidade e na intimidade dos ateliers.”


Para a autora, isso significa que arte-educação é

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Q1319056 Educação Artística
Entre os gregos, predominavam critérios críticos os quais foram posteriormente chamados de clássicos. É considerado princípio clássico, em termos formais, segundo Costa (2004),
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Q1319058 Educação Artística
Segundo Fonterrada (2008), a busca do valor da música e da educação musical inicia-se
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Q1319060 Educação Artística

O procedimento básico do método é ensinar uma coisa de cada vez, progressivamente. As crianças são submetidas a um intenso estímulo auditivo; ouvem muitas vezes a gravação que acompanha o livro de exercícios, até que conheçam perfeitamente o que vão tocar. (Fonterrada, 2008)


O excerto caracteriza o método de

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Q1319062 Educação Artística

“O isolamento e impessoalidade dos dançarinos (…) não desperta sequer a identificação e o envolvimento cinestésico da platéia” (Marques, 2012). E, segundo Marques, já não valeria mais o verso de Yeats “como podemos distinguir o dançarino da dança?”.


Essa descrição caracterizaria o trabalho de

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Q1319063 Educação Artística
Segundo Marques (2012), a dança moderna enfatizava
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Q1319064 Educação Artística
O documento BNCC define a Dança como
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Q1319065 Educação Artística
O documento BNCC apresenta, no que diz respeito ao 1° ao 5° anos no Eixo Temático da Dança, como “Habilidades a serem desenvolvidas no Objetos de conhecimento Elementos da Linguagem” o
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Q1319066 Educação Artística
Segundo Marques (2012), Rudolf Laban foi influenciado diretamente pelas ideias de John Dewey. Para a autora, a proposta do coreógrafo resultante dessa influência era um ensino de dança no qual
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Respostas
1: B
2: E
3: D
4: C
5: B
6: E
7: A
8: C
9: D
10: D
11: A
12: C
13: D
14: B
15: D
16: A
17: A
18: C
19: C