Questões de Concurso Público TJ-SP 2019 para Enfermeiro Judiciário
Foram encontradas 58 questões
DIU no SUS: 5 passos para conseguir colocar o dispositivo de graça
Por Carolina Dantas, G1
26.10.2018
O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos disponíveis de graça no Brasil, com eficácia superior a 99%. No Sistema Único de Saúde (SUS), os médicos implementam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos, sem nenhum tipo de custo.
O DIU de cobre é um método contraceptivo não-hormonal. Ele é disponibilizado em Unidades Básicas de Saúde e hospitais com atendimento ginecológico. Pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa. É importante pesquisar na internet a UBS mais próxima da sua casa e ligar para descobrir se o procedimento está disponível.
Após encontrar a unidade mais próxima que coloca o dispositivo, a paciente precisa ir até o local. Os médicos recomendam a participação em um grupo de planejamento familiar. Ele não é obrigatório, mas é importante para conhecer todos os métodos anticoncepcionais disponíveis e entender se o perfil condiz com o DIU, por exemplo.
“A gente imagina que conhece os métodos, mas a gente não conhece. Existem muitos mitos, fantasias relacionadas a vários métodos anticoncepcionais. Então é importante a paciente ouvir e poder avaliar qual é a melhor opção para o momento de vida dela”, disse a ginecologista Cristina Guazzeli.
Se a pessoa passou pelo grupo, será encaminhada para uma consulta com o médico ginecologista disponível no local. Se não teve interesse em participar, a marcação poderá ocorrer pessoalmente na UBS ou hospital.
(https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/10/26/diu-no-sus-5-passospara-conseguir-colocar-o-dispositivo-de-graca.ghtml.
Acesso em 17.11.2018. Adaptado)
Frente a essa situação, entre outras ações, o enfermeiro deve
Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de tuberculose pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Por meio da busca ativa de sintomáticos respiratórios (SR), esforços devem ser realizados no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença e reduzindo a incidência da doença a longo prazo. (Ministério da Saúde).
Para tal, considera-se como sintomático respiratório o indivíduo com tosse por tempo igual ou superior a
Considere as Teorias de Enfermagem e relacione as duas colunas do quadro a seguir, de modo a tornar verdadeira a associação entre o teórico de enfermagem e o tema central da teoria que desenvolveu.
Teórico de Enfermagem
a. Florence Nightingale
b. Martha Rogers
c. Dorotea Orem
Tema central
I Atendimento às necessidades pessoais do paciente no ambiente.
II Ênfase na ciência e na arte da enfermagem, com a pessoa sendo o elemento central da disciplina de enfermagem.
III O autocuidado é uma necessidade humana, e déficits de autocuidado requerem ações de enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta a associação
correta.
Para responder à questão, considere o relato a seguir.
F.A., 34 anos, sexo feminino, compareceu ao ambulatório
de saúde ocupacional para realizar o exame médico de retorno à função devido ao término da licença maternidade, sendo
considerada apta pelo médico. Durante a consulta de enfermagem, informou ao enfermeiro que, até o momento de reassumir
seu trabalho, vinha praticando o aleitamento materno exclusivo,
mostrando-se muito preocupada pelo fato de que o bebê, com
quatro meses de idade, passaria a ficar em uma creche e a
receber fórmula láctea, prescrita pelo pediatra, enquanto estivesse no trabalho. Para essa situação, utilizando a taxonomia
NANDA 2015-2017, o enfermeiro estabeleceu como diagnóstico de enfermagem “Amamentação interrompida relacionada ao
emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por
amamentação não exclusiva”.
O diagnóstico de enfermagem assinalado tem como característica definidora
Para responder a questão, considere o relato a seguir.
A equipe de enfermagem do setor de ambulatórios, composta por dez funcionários, procurou o enfermeiro para conversar a respeito da escala de folgas para o mês de novembro, pois, devido à existência de dois feriados no período, um em uma quinta-feira e o outro em uma sexta-feira, havia a possibilidade de emenda totalizando, em um dos casos, um total de quatro dias. Tal situação estava gerando conflito, porque, não havendo mais possibilidade de emenda para o ano, a totalidade dos funcionários desejava ter a oportunidade de descansar por um período mais longo. Face à dificuldade para resolver a questão, o enfermeiro decidiu que os cinco funcionários mais jovens não poderiam folgar na emenda do feriado, para cobrir o serviço.
Face à situação apresentada, é correto afirmar que, para
administrar o conflito, o enfermeiro adotou a estratégia de
Em 31.01.2019, M.T., 30 anos, compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional a fim de realizar o exame admissional para ocupar o cargo de assistente judiciário. Ao solicitar a carteira de vacinação, o enfermeiro observou os seguintes registros:
Diante dessa situação, de acordo com o calendário
nacional de vacinação vigente, o enfermeiro deve