Questões de Concurso Público UFABC 2019 para Engenheiro - Mecânica
Foram encontradas 60 questões
Redes pessoais e vulnerabilidade social
Redes sociais têm sido cada vez mais consideradas como elementos importantes na construção de uma grande variedade de processos, desde a mobilização política em movimentos sociais ou partidos políticos, até as ações e a estrutura de relações formais e informais entre as elites políticas e econômicas ou na estruturação de áreas de políticas públicas, entre muitos outros temas. Número significativo de estudos tem examinado as redes pessoais, aquelas que cercam os indivíduos em particular. Essas análises visam a estudar os efeitos da sociabilidade de diversos grupos sociais, para compreender como os laços sociais são construídos e transformados e suas consequências para fenômenos como integração social, imigração e apoio social.
No caso específico da pobreza, a literatura tem estabelecido de forma cada vez mais eloquente como tais redes medeiam o acesso a recursos materiais e imateriais e, ao fazê-lo, contribuem de forma destacada para a reprodução das condições de privação e das desigualdades sociais. A integração das redes ao estudo da pobreza pode permitir a construção de análises que escapem dos polos analíticos da responsabilização individual dos pobres por sua pobreza (e seus atributos), assim como de análises sistêmicas que foquem apenas os macroprocessos e constrangimentos estruturais que cercam o fenômeno.
A literatura brasileira sobre o tema tem sido marcada por uma oposição entre enfoques centrados nesses dois campos, embora os últimos anos tenham assistido a uma clara hegemonia dos estudos baseados em atributos e ações individuais para a explicação da pobreza. Parece-nos evidente que tanto constrangimentos e processos supraindividuais (incluindo os econômicos) quanto estratégias e credenciais dos indivíduos importam para a constituição e a reprodução de situações de pobreza. Entretanto, essas devem ser analisadas no cotidiano dos indivíduos, de maneira que compreendamos de que forma medeiam o seu acesso a mercados, ao Estado e às trocas sociais que provêm bem-estar.
(Eduardo Marques, Gabriela Castello e Renata M. Bichir. Revista USP, n° 92, 2011-2012. Adaptado)
Para responder a questão, considere esta passagem do texto:
(I) A literatura brasileira sobre o tema tem sido marcada por uma oposição entre enfoques centrados nesses dois campos, (II) embora os últimos anos tenham assistido (III) a uma clara hegemonia dos estudos baseados em atributos e ações individuais (IV) para a explicação da pobreza.
As palavras “hegemonia” e “atributos” têm sinônimos adequados ao contexto em:
Considere a seguinte tabela, editada no MS-Excel 2010 em sua configuração padrão.
A célula C2 contém a fórmula:
Na figura, tem-se o esquema de um objeto esférico e maciço de centro S e raio SQ ≡ SP.
Sabendo-se que o arco PQ da circunferência máxima
que contém os pontos P e Q tem comprimento igual a
vigésima parte do perímetro dessa circunferência, é correto afirmar que a medida do ângulo PSQ é igual a
O gráfico representa a potência (em cv) em função da velocidade angular (em rpm) de dois motores: um a diesel e outro a gasolina.
Com base nas informações apresentadas no gráfico, assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.
Considere que a representação a seguir, em que a parte quadriculada é vazada, seja de uma junta que está sendo testada no protótipo de um novo motor que está sendo idealizado.
Supondo-se que a parte vazada corresponda a um
quadrado inscrito em uma circunferência, de diâmetro
igual a 6 cm, e que o diâmetro da circunferência máxima
da junta é de 8 cm, a área de uma das faces planas
dessa junta mede, aproximadamente,
Na tabela, constam informações sobre a distribuição do número de engenheiros formados em uma instituição de ensino superior, nos ramos de mecânica e de elétrica, nos anos de 2016 e 2017:
Com base nas informações apresentadas, assinale a
alternativa que contém uma afirmação necessariamente
correta, a respeito do número de engenheiros formados
nessa instituição.
No gráfico, são apresentadas as quantidades de litros de óleo utilizados em uma oficina mecânica, em 3 dias de certa semana:
Sabendo-se que na quinta-feira dessa semana o número
de litros de óleo utilizados nessa oficina correspondeu a 7/8 do número de litros de óleo utilizados na sexta-feira,
e que o número médio de litros de óleo utilizados nesses
5 dias foi 76, o número de litros de óleo utilizados na
segunda-feira correspondeu, do número de litros de óleo
utilizados na sexta-feira, a
Em um concurso somente para os cargos de engenheiro mecânico e engenheiro de automação, a razão entre o número de candidatos para o cargo de engenheiro mecânico e o número de candidatos para o cargo de engenheiro de automação podia ser representada por 10/9 . No dia do concurso, 75 candidatos faltaram à prova, sendo 25 deles, candidatos ao cargo de engenheiro de automação, e a razão entre o número de candidatos que fizeram a prova para o cargo de engenheiro mecânico e o número de candidatos que fizeram a prova para o cargo de engenheiro de automação foi 18/17.
Com essas informações, pode-se corretamente afirmar que o número de candidatos que fizeram a prova para o cargo de engenheiro de automação foi
Em uma indústria, as máquinas A, B e C fabricam uma mesma peça, e sabe-se que, em média, são descartadas, por conterem defeitos, 0,5% das peças fabricadas pela máquina A, 1% das peças fabricadas na máquina B, e 1,5% das peças fabricadas pela máquina C.
Em determinado lote de peças, as máquinas A, B e C fabricaram, respectivamente, 80%, 14% e 6% das peças, e foi descartado 0,9% das peças fabricadas. Se as máquinas A e B funcionaram como o esperado, é correto afirmar que o número de peças com defeito e que foram fabricadas pela máquina C, em relação ao esperado, sofreu um aumento de
O conforto térmico ambiental depende da taxa metabólica que – em sua expressão simplificada, no equilíbrio, sem trabalho e desconsiderado o calor gerado pela respiração –, é calculada por M = ± C ± R + E, onde:
M = taxa metabólica, C = convecção, R = radiação, E = evaporação
A velocidade do ar influencia