Questões de Concurso Público EBSERH 2020 para Enfermeiro - Cardiologia

Foram encontradas 30 questões

Q1621038 Enfermagem
De acordo com o Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde de 2013, são objetivos da Atenção Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências e Emergências:
Alternativas
Q1621039 Enfermagem
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, qual o período mínimo de manutenção de dupla antiagregação plaquetária em paciente com Síndrome Coronária Aguda submetido a Intervenção Coronária Percutânea?
Alternativas
Q1621040 Enfermagem
A trombose de stent é a complicação grave que pode ocasionar a morte do paciente. Caracteriza-se pela oclusão súbita de uma artéria tratada com stent em decorrência da formação de trombos. Ela pode ser classificada de acordo com o tempo de ocorrência após o implante do stent. A trombose tardia é aquela que ocorre
Alternativas
Q1621041 Enfermagem
Sr. Albino, 62 anos, encontra-se internado na unidade coronariana com cardiomiopatia dilatada, evolui com taquicardia de complexo estreito estável. Acesso venoso periférico já estabelecido, refratário às manobras vagais e à primeira dose de adenosina.
Conforme preconizado pela American Heart Association (AHA, 2015), a dose que deve ser administrada em seguida é
Alternativas
Q1621042 Enfermagem
Sr. Juvenal, 50 anos, nega comorbidades e medicações de uso prévio, admitido no pronto-socorro com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda (IAM).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a dose oral recomendada de aspirina para o paciente citado é de:
Alternativas
Q1621043 Enfermagem
O coração é irrigado por artérias coronarianas provenientes da artéria aorta. Os ramos coronarianos que se originam da artéria coronária esquerda recebem os nomes de
Alternativas
Q1621044 Enfermagem
A angioplastia é o tratamento padrão ouro para pacientes com Síndrome Coronariana Aguda. As vias de acesso que podem ser utilizadas para a realização desse procedimento são:
Alternativas
Q1621045 Enfermagem
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os critérios valorizados para a realização de cineangio-coronariografia precoce (< 2 horas), em pacientes com infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento do seguimento ST, são os seguintes:
Alternativas
Q1621046 Enfermagem
Pacientes submetidos a cineangiocoronariografia estão expostos a risco de complicações hemodinâmicas. As características clínicas identificadas como preditores estatísticos de sangramento são:
Alternativas
Q1621047 Enfermagem
Sr Bonifácio, 81 anos, proveniente de Uberaba, admitido no pronto-socorro cardiológico relatando dor retroesternal há cerca de 10 horas, apresentando PA = 80 x 65, saturação de oxigênio: 90%, frequência cardíaca 90 batimentos por min. Realizado ECG de 12 derivações que evidenciou infarto do miocárdio (IAM) com supradesnivelamento do segmento ST de parede anterior.
Dentre as condutas a seguir, qual não é recomendada para o Sr. Bonifácio?
Alternativas
Q1621048 Enfermagem
De acordo com a lei do exercício profissional da enfermagem (Lei n° 7.498/1986 – Regulamentada pelo Decreto n° 94.496/1987), é uma ação privativa do Enfermeiro:
Alternativas
Q1621049 Enfermagem
A nefropatia induzida por contraste é uma das causas de insuficiência renal aguda adquirida no ambiente hospitalar, sendo uma complicação potencial de paciente submetido a cineangiocoronariografia.
O tempo de vida médio para depuração dos meios de contraste em um rim com funcionamento normal é de
Alternativas
Q1621050 Enfermagem
A relação entre a bioética e a enfermagem ainda é pouco estudada, mas tanto a bioética quanto a enfermagem têm muito a contribuir uma com a outra e a ponte entre elas é o cuidado.
Assinale a alternativa correta em relação aos princípios básicos da bioética.
Alternativas
Q1621051 Enfermagem
Homem, 60 anos, pós angioplastia com 2 stents em coronária direita (CD), por via femoral direita. Horas após a retirada do introdutor, evolui com dor intensa em flanco direito, palidez e diaforese, no local da punção, não apresenta sopros sistólicos nem abaulamentos. Realizada expansão volêmica e coleta de exames laboratoriais, que evidenciou diminuição da hemoglobina em comparação ao exame anterior ao procedimento.
Qual a possível complicação que o paciente apresenta relacionada ao procedimento realizado?
Alternativas
Q1621052 Enfermagem
De acordo com a Resolução COFEN n° 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do Processo de Enfermagem (PE), a etapa do PE que descreve a determinação dos resultados que se espera alcançar; ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem é a seguinte:
Alternativas
Q1621053 Enfermagem
O perfil que retrata o trabalho em conjunto, em que todos são informados sobre os propósitos da organização e do processo que está sendo desenvolvido, bem como qual seu papel dentro desse contexto, trabalham com as pessoas não pelo domínio, mas pela sugestão, persuasão e pelo ensino, são características do líder
Alternativas
Q1621054 Enfermagem
O coração é um órgão muscular localizado na parte inferior do mediastino, na cavidade torácica posteriormente ao osso esterno e superiormente ao músculo diafragmático. As paredes do coração são constituídas, principalmente, por músculo estriado cardíaco. A camada fina que envolve o músculo cardíaco é denominada
Alternativas
Q1621055 Enfermagem
Senhora, 70 anos, refere dor torácica, retroesternal há 2 horas, sendo atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Após realização de Eletrocardiograma, foi evidenciado supradesnivelamento do segmento ST em parede anterior. Diante da impossibilidade de transferência para hospital com serviço de hemodinâmica em menos de 120 minutos, a conduta mais apropriada para a reperfusão da artéria culpada é:
Alternativas
Q1621056 Enfermagem
Com relação ao código de ética dos profissionais de enfermagem, assinale a alternativa que define as responsabilidades e deveres do profissional na execução de suas tarefas.
Alternativas
Q1621057 Enfermagem
De acordo com o código de ética profissional, o ato que se refere a descuido, prática de ação irrefletida ou precipitada, resultante de imprevisão do agente em relação ao ato que podia e devia pressupor, ou, ainda, quando o profissional age com excesso de confiança desprezando as regras básicas de cautela são situações em que o profissional atua sem a devida precaução, e que acabam por expor o paciente a riscos desnecessários. Esta é a descrição de atos de
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: B
5: D
6: C
7: A
8: B
9: D
10: E
11: A
12: A
13: C
14: D
15: C
16: B
17: B
18: C
19: A
20: E