Questões de Concurso Público Prefeitura de Morro Agudo - SP 2020 para Agente de Controle Epidemiológico

Foram encontradas 20 questões

Q1637346 Saúde Pública
A notificação compulsória de doenças tem sido a principal fonte da vigilância epidemiológica. A lista nacional das doenças de notificação vigente está restrita a alguns agravos e doenças de interesse sanitário para o País, e compõe o Sistema de Doenças de Notificação Compulsória. Para o Sistema, a notificação deve
Alternativas
Q1637347 Saúde Pública
Diversos municípios lançam esgoto doméstico não tratado em rios, lagos ou lagoas (30,5% do total dos municípios), e utilizam estes corpos receptores para vários usos a jusante, como o abastecimento de água, a recreação, a irrigação e a aquicultura. Esta prática pode estar associada a doenças como
Alternativas
Q1637348 Saúde Pública
O gráfico a seguir mostra o número de notificações de casos autóctones de leishmaniose visceral autóctones nas regiões brasileiras.
Imagem associada para resolução da questão

Ao analisá-lo, é correto afirmar que

Alternativas
Q1637349 Saúde Pública

Considere a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Ela representa um princípio do Sistema Único de Saúde – SUS, denominado:

Alternativas
Q1637350 Saúde Pública
Duas localidades A e B apresentam anualmente cerca de 100 casos da doença X. Nos últimos dois anos o número de casos na localidade B aumentou 15 vezes, passando a mais de 1500 casos por ano. Com relação ao descrito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1637351 Saúde Pública
A transmissão da leptospirose ocorre comumente
Alternativas
Q1637352 Saúde Pública
A vigilância da dengue utiliza as definições de caso suspeito de dengue e suspeito de febre hemorrágica da dengue. Quanto ao encerramento dos casos, a ficha do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) possibilita a classificação final do caso como dengue clássico (DC), dengue com complicações (DCC), febre hemorrágica da dengue (FHD), síndrome do choque da dengue (SCD) ou descartado, conforme critério
Alternativas
Q1637353 Saúde Pública
O controle de agravos à saúde pode envolver medidas de prevenção destinadas a alcançar diferentes objetivos, como erradicação, eliminação, redução da incidência, redução da gravidade e redução da letalidade. Assinale a alternativa na qual a redução da incidência e um exemplo correspondente estão corretamente descritos.
Alternativas
Q1637354 Saúde Pública
Durante a visita a um domicílio, os profissionais observaram a presença de tocas de roedores no jardim, caracterizando primeiramente um importante risco
Alternativas
Q1637355 Saúde Pública
As ações de controle de formas imaturas do Aedes aegypti envolvem:
Alternativas
Q1637356 Saúde Pública
A leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas, cujo agente etiológico e o agente vetor são respectivamente:
Alternativas
Q1637357 Saúde Pública
Em 2017, 40,9% dos resíduos sólidos urbanos (totalizando mais de 29 milhões de toneladas) coletados no Brasil foram depositados em locais inadequados, como lixões e aterros controlados, com elevado potencial negativo de impacto ambiental e à saúde, segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, 2017. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um impacto ambiental e um agravo à saúde.
Alternativas
Q1637358 Saúde Pública
As larvas de Aedes encontradas nos focos em campo devem ser
Alternativas
Q1637359 Saúde Pública
O controle biológico do Aedes pode ser feito pela utilização de peixes larvófagos. Esses peixes devem possuir características específicas para que sejam eficazes no controle, como por exemplo:
Alternativas
Q1637360 Saúde Pública
Um fator que pode aumentar a taxa de prevalência de uma determinada doença é a
Alternativas
Q1637361 Saúde Pública
É uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%, sendo causada pelo vírus do gênero Lyssavirus. A frase se refere à
Alternativas
Q1637362 Saúde Pública
Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta em relação à distribuição e ao ciclo de vida do Aedes aegypti.
Alternativas
Q1637363 Saúde Pública
O tratamento a Ultrabaixo Volume (UBV) consiste na aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume. Nesse método, as partículas são muito pequenas, geralmente se situando abaixo de 30 micras de diâmetro, e devido ao reduzido tamanho as partículas atingem a superfície do corpo do mosquito mais extensamente do que qualquer outro tipo de pulverização. Este método de controle tem como vantagem e desvantagem, respectivamente:
Alternativas
Q1637364 Saúde Pública
As arboviroses são doenças causadas por arbovírus e transmitidas por artrópodes. Como exemplo de arboviroses pode-se citar:
Alternativas
Q1637365 Saúde Pública
A ocorrência de casos novos de uma doença ou agravo (transmissível ou não), passível de prevenção pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco. Nesta perspectiva, a Investigação Epidemiológica de Casos e Epidemias constitui-se em uma atividade obrigatória de todo Sistema Local de Vigilância Epidemiológica, seguindo roteiros de forma a obter uma resposta rápida, para que se possa instituir as medidas de controle. Assim, quando da suspeita de doença transmissível, várias indagações devem ser imediatamente consideradas, como por exemplo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: C
6: B
7: E
8: A
9: C
10: D
11: B
12: E
13: A
14: C
15: C
16: B
17: D
18: E
19: A
20: D