Questões de Concurso Público Prefeitura de Presidente Prudente - SP 2022 para Farmacêutico
Foram encontradas 25 questões
As curvas de dose-resposta a seguir mostram os efeitos resultantes da interação entre fármacos e seus receptores. Considerando que a droga A é um agonista, a droga
“Considera-se biodisponibilidade como sendo a taxa e a extensão na qual uma molécula ativa é absorvida e torna-se disponível no Considerando-se que a quantidade do fármaco contida no fluido biológico está em equilíbrio com o sítio de ação, a biodisponibilidade é determinada através da medida da concentração do princípio ativo da droga em sangue total, soro ou outro fluido biológico apropriado, em função Os principais parâmetros farmacocinéticos utilizados para a avaliação da biodisponibilidade são o pico de concentração máxima, o tempo para ocorrer o pico e a área sob a curva. Essas medidas são obtidas diretamente das curvas de concentração versus tempo, construídas no estudo. A bioequivalência entre medicamentos administrados pela mesma via extravascular pode ser avaliada pela comparação de parâmetros farmacocinéticos relacionados à biodisponibilidade, ou seja, à quantidade absorvida e à velocidade do processo de absorção. Compara-se dois produtos, administrados por via , tendo um deles como referência.
Analise o texto a seguir, extraído de uma publicação do (MS) Ministério da Saúde.
“Estudos populacionais têm demonstrado a idade como fator de risco para exposição e utilização de medicamentos, principalmente os de uso crônico. Isso se dá em decorrência da alta utilização, como é de se esperar, em relação à transição epidemiológica e ao aumento das condições crônicas desse segmento. Outro elemento a destacar é a ocorrência de comorbidades nas faixas etárias mais altas, que se refletem no consumo simultâneo de maior número de fármacos. Um estudo nacional constatou a alta prevalência de doenças, alcançando 60% dos idosos com quatro ou mais doenças crônicas, o que agrava ainda mais o quadro da polifarmácia. Entre essas doenças, a hipertensão arterial sistêmica é a mais prevalente e configura-se um dos maiores problemas de saúde na atualidade, em especial nos mais idosos, aumentando progressivamente conforme a idade. Dados da população idosa brasileira encontraram prevalência de polifarmácia de 18%.”
Esse texto diz respeito
“Arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Têm como proposta lidar com projetos e processos complexos de gestão e atenção à saúde, onde há interação de diferentes agentes e onde se manifesta uma crescente demanda por ampliação do acesso aos serviços públicos de saúde e por participação da sociedade civil organizada.”
Esse texto diz respeito
Trata-se de uma representação do método