Questões de Concurso Público EPC 2023 para Locutor Apresentador
Foram encontradas 39 questões
Art. 1° – Destina-se a radiodifusão ao entretenimento e à informação do público em geral, assim como à prestação de serviços culturais e educacionais.
Art. 2° – A radiodifusão______________ a forma democrática de governo e, especialmente, a liberdade de imprensa e de expressão do pensamento._______________ , igualmente, a unidade política do Brasil, a aproximação e__________________ com a comunidade internacional e os princípios da boa educação moral e cívica.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Tal emissora permaneceu como o veículo de maior penetração e audiência por todo o país na Era de Ouro do Rádio; pelos registros de popularidade e eficiência financeira atingidos, converteu-se, em especial no período compreendido entre 1945 e 1955, numa espécie de modelo seguido pelas demais rádios em todo o país. Também foi responsável por memoráveis peças radiofônicas brasileiras, como as radionovelas Em busca da felicidade e O direito de nascer.
(Lia Calabre. “A Era do Rádio”. Adaptado)
O texto refere-se a seguinte emissora:
As formas desta linguagem específica são:
(BALSEBRE, Armand. “A linguagem radiofônica”. In: MEDITSCH, Eduardo. Teorias do Rádio – Textos e contextos, 2005)
Todas as lacunas do texto são preenchidas com a mesma palavra. Trata-se do seguinte elemento da linguagem radiofônica:
Ele permite que cada um crie imagens únicas, pessoais. Um locutor pode emocionar o ouvinte apenas pela maneira como interpreta um texto ou pela forma como constrói uma ideia. O sentimento de impacto gerado no ouvinte será diretamente proporcional à maneira como o comunicador exterioriza sua emoção.”
(Cyro César. “Rádio – a mídia da emoção”)
Qual é a característica do rádio como meio de comunicação salientada pelo radialista Cyro César nesse fragmento?
(ORTRIWANO, 1985)
A característica do rádio assinalada pela pesquisadora nesta citação é:
AGORUM resumo das notícias do dia…” “A bolsa de valores ESTEVEMBAIXA a SEMANINTEIRA…” “Na FILINTERA ninguém ajudou o aposentado…”
(Agnaldo Ribeiro. “No Ar – Locução profissional no Rádio e na TV”)
Segundo especialistas, a supressão de letras, sobretudo as vogais, é considerada um dos erros mais comuns na prática de locução. Este erro se chama:
“Os locutores do jornal da manhã apresentam muitos problemas! O locutor A fala às vezes com a língua entre os dentes e muito apressado. Já o locutor B tem uma voz sem expressão, não consegue transmitir qual é a intencionalidade de cada notícia.”
De acordo com este relato, quais são respectivamente os problemas na performance dos locutores A e B?
A possibilidade de os ouvintes-internautas acessarem conteúdos radiofônicos digitalizados com facilidade de localização se deve graças ao fomento de:
“Parte do conjunto da apresentação sonora de uma emissora é o modo como ela vende a si própria. A atividade promocional não deve ser negligenciada, mas cuidadosamente planejada a se harmonizar com uma noção geral de estilo. ‘Vender’ os próprios programas no ar é como fazer marketing de qualquer outro produto (…) A tarefa é descrever um programa futuro sendo tão interessante e atraente que o ouvinte resolva sintonizar de novo”.
(Robert McLeish. “Produção de Rádio – um guia abrangente de produção radiofônica”)
O texto refere-se à seguinte prática radiofônica:
Esta intersecção de sons concomitantes promovida na abertura do podcast se chama:
(Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima. “Manual do Radiojornalismo”)
Segundo profissionais da área, dentre as funções e as responsabilidades do setor de produção no segmento de radiojornalismo estão: