Questões de Concurso Público Prefeitura de Pindamonhangaba - SP 2023 para Médico Ambulatorial em Clínicas Básicas e Especialidades - Cirurgião

Foram encontradas 25 questões

Q2222645 Medicina
As lesões esplênicas são frequentemente observadas na prática cirúrgica.
Com relação ao trauma esplênico, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2222646 Medicina
Pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico são tradicionalmente avaliados no atendimento inicial (etapa Disability) de acordo com a escala de coma de Glasgow e pela análise das pupilas. Recentemente, tem sido empregado um método não invasivo para identificação precoce de aumento da pressão intracraniana, especialmente nos pacientes que não têm condições clínicas de serem transportados ao serviço de radiologia.
Esse método é o(a)
Alternativas
Q2222647 Medicina
Homem de 45 anos procurou pronto-atendimento com história de náuseas, vômitos e distensão abdominal há 2 dias. Não elimina flatos ou fezes desde então. Foi submetido a uma laparotomia exploradora aos 40 anos por ferimento abdominal por arma de fogo (FAF). Foi uma operação extensa, segundo relato do paciente, em que foi removido mais de 1 metro de intestino delgado. Ao exame físico: em regular estado geral, um pouco desidratado, PA: 110 x 80 mmHg, FC: 85 bpm, RHA aumentados, abdome globoso, timpânico, globalmente doloroso, sem sinais de peritonite. Apresenta RX abdome (posição supina e ortostática) a seguir.
Imagem associada para resolução da questão


Qual o diagnóstico sindrômico e etiológico mais provável e a conduta inicial mais indicada?
Alternativas
Q2222648 Medicina
Mulher de 23 anos, com atraso menstrual de 2 meses, apresentou dor súbita abdominal em região hipogástrica, seguida de tontura há cerca de 1 hora. Encaminhada ao Pronto-Socorro, foi atendida, submetida a exame físico e realizado exame HCG e ultrassom abdominal que detectaram gravidez ectópica rota. Que sinal se espera observar à inspeção do abdome, nesse caso, e o que ele indica?
Alternativas
Q2222649 Medicina
No abdome agudo, alguns achados físicos isolados são associados a condições específicas e são descritos como “sinais” de exame físico. Vários sinais ajudam a identificar o local da peritonite subjacente; outros ajudam a diferenciar patologias de origem intra-abdominal daqueles da parede abdominal. O sinal de Fothergill é uma ferramenta propedêutica que pode ser empregada em qual das patologias a seguir?
Alternativas
Q2222650 Medicina
Com relação ao emprego dos exames de imagem no diagnóstico do abdome agudo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2222651 Medicina
Homem de 70 anos, negro, tabagista e hipertenso há muitos anos, apresenta-se com claudicação intermitente e dor na panturrilha direita há alguns meses, aliviada com repouso. Feita a hipótese diagnóstica, assinale a alternativa que contém o sinal que deve ser pesquisado no exame físico do paciente para comprovar o seu diagnóstico. 
Alternativas
Q2222652 Medicina
Com relação aos aneurismas de artérias periféricas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2222653 Medicina
Com relação à epidemiologia das neoplasias de cabeça e pescoço, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2222654 Medicina
As cadeias linfáticas cervicais contêm entre 50 e 70 linfonodos por lado e dividem-se em sete níveis. Os tumores da subglote, da tireoide, da hipofaringe e do esôfago cervical propagam-se para os níveis
Alternativas
Q2222655 Medicina
Paciente de 82 anos, com anemia grave, foi internada após um episódio de síncope e ao realizar exames de imagem para a elucidação do quadro, foi constatada a presença de uma hérnia paraesofágica. Afirma-se que esse achado de exame 
Alternativas
Q2222656 Medicina
Em termos amplos, a maioria das hernias da parede abdominal pode ser separada em hernias inguinais e ventrais.
Com relação às hérnias inguinais, é correto afirmar que
Alternativas
Q2222657 Medicina
O Carcinoma Hepatocelular (CHC) é o tumor maligno primário mais frequente do fígado e uma das neoplasias mais comuns em todo o mundo, respondendo por mais de 1 milhão de mortes anualmente. Sabe-se que
Alternativas
Q2222658 Medicina
Com relação às lesões polipoides da vesícula biliar, é correto concluir que 
Alternativas
Q2222659 Medicina
Os sintomas do câncer gástrico são geralmente inespecíficos, o que contribui, frequentemente, para seu diagnóstico em fase avançada de doença. Uma história completa e um exame físico minucioso devem ser realizados, com atenção especial para quaisquer evidências de doença avançada. Assinale a alternativa que denomina corretamente algumas dessas principais evidências.
Alternativas
Q2222660 Medicina
Mulher, 38 anos, apresentando, há 2 anos, dor em queimação mesoepigástrica bem localizada, tolerável, aliviada com a alimentação. Refere ter acordado mais de uma vez à noite com dor, piora durante os períodos de primavera e outono, e em situações de estresse emocional. De um mês para cá, passou a sentir a dor constante, irradiando para as costas. Qual seria a mais provável hipótese diagnóstica e qual o exame de eleição para a confirmação do diagnóstico?
Alternativas
Q2222661 Medicina
O conceito de câncer colorretal familiar é relativamente novo. Assinale a observação correta relativa a esse tema.
Alternativas
Q2222662 Medicina
O termo doença intestinal inflamatória é geralmente usado para descrever duas doenças de causa desconhecida com aspectos gerais semelhantes: a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2222663 Medicina
Mulher de 27 anos, com diagnóstico prévio de colelitíase, à ultrassonografia abdominal, dá entrada no PS, com dor epigástrica de forte intensidade, irradiando para as costas, associada a náuseas e vômitos há 3 horas. Colhidos os exames de sangue, entre os valores alterados, estava a amilase sérica, num nível de 687 mg/dL (valor de referência = de 20 a 104 mg/dL).

Dentre os critérios prognósticos de Ranson para a afecção do paciente, assinale aquele que não demonstra sinal de gravidade à admissão.
Alternativas
Q2222664 Medicina
O sangramento gastrointestinal do trato superior é um problema relativamente comum e a maioria dos sangramentos não varicosos (70%) é atribuída à úlcera péptica. A endoscopia alta flexível é o melhor procedimento inicial para o diagnóstico nesses casos. Os pacientes que apresentam sangramento ativo com jato arterial à endoscopia são de alto risco e a intervenção é necessária.
A classificação desses pacientes, segundo Forest, é 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: B
5: D
6: A
7: A
8: B
9: C
10: E
11: D
12: E
13: A
14: B
15: D
16: C
17: B
18: C
19: A
20: B