Questões de Concurso Público Prefeitura de Pindamonhangaba - SP 2023 para Médico Ambulatorial em Clínicas Básicas e Especialidades - Pediatra

Foram encontradas 23 questões

Q2224010 Medicina
Pré-escolar, sexo masculino, 8 anos de idade, previamente hígido, é trazido à Unidade de Saúde por artralgia em joelhos, impedindo-o de jogar bola há 2 dias. Na semana anterior, estava com coriza hialina e apresentou diarreia, sem vômitos. Hoje, acordou com epistaxe e presença de petéquias em tórax e pescoço. O hemograma revela hemoglobina de 13 g/dL, plaquetas de 25000/mm3 , leucócitos de 9400/mm3 e ausência de formas jovens. A radiografia de abdome é normal. O mais provável diagnóstico para esse quadro é: 
Alternativas
Q2224011 Medicina
Lactente, sexo feminino, 3 meses de idade, com 5500 g, nascida de parto normal a termo, com peso de 3200 gramas, em aleitamento materno exclusivo, é trazida para consulta de rotina. Ao exame físico, é observado que está discretamente descorada. Fígado e baço não estão palpáveis. A mãe nega outras queixas. Foi solicitado um hemograma com hemoglobina de 9,5 g/dL e hematócrito de 27. Teste do pezinho (triagem neonatal) sem alterações. Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e a conduta correta.
Alternativas
Q2224012 Medicina
Adolescente, sexo masculino, com 14 anos de idade, obeso, dislipidêmico, apresenta três medidas, em ocasiões diversas, de pressão arterial de 138 x 84 mmHg. De acordo com as recomendações mais recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria, como esse paciente é classificado de acordo com sua pressão arterial?
Alternativas
Q2224013 Medicina
Recém-nascido, sexo feminino, no nono dia de vida, comparece à Unidade Básica de Saúde para checagem dos testes de triagem neonatal, colhidos no terceiro dia de vida (60 horas de vida), na ocasião de sua alta da maternidade. Foi RN de termo, com peso de nascimento de 2870 g. O “teste do pezinho” para o hipotireoidismo congênito foi “positivo”, com resultado de TSH maior que 10 mUI/L. Sobre esse resultado e sua conduta adequada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2224014 Medicina
Adolescente, 13 anos, sexo masculino, procura o pronto-atendimento com quadro de febre baixa, cefaleia e mal-estar há 72 horas. Refere que, há duas semanas, vem apresentando tosse inicialmente seca, tornando- -se mais produtiva há dois dias. O exame físico revela orofaringe hiperemiada e estertores finos em bases pulmonares. A radiografia de tórax revela presença de infiltrado intersticial nos lobos inferiores, bilateralmente. Dos microrganismos a seguir, qual o agente etiológico mais provável relacionado com esse quadro? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: A