Questões de Concurso Público Prefeitura de Pindamonhangaba - SP 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 25 questões

Q2230927 Veterinária
As zoonoses podem ser classificadas quanto ao modo de transmissão ou segundo os ciclos de manutenção do agente etiológico. Aponte a alternativa cuja definição e exemplo estejam de acordo com a classificação.
Alternativas
Q2230928 Veterinária
“Articulação sistemática com serviços e instituições públicas e privadas que, de alguma forma, trabalham com animais ou amostras biológicas de animais, tais como: consultórios, clínicas e hospitais veterinários, pet shops, órgãos ambientais, órgãos da agricultura, órgãos e entidades de proteção animal, laboratórios, universidades, entre outros, de modo que se identifique oportuna e precocemente a introdução de uma zoonose em uma determinada área ou seu risco iminente.”
Essa frase propõe uma ação de:
Alternativas
Q2230929 Veterinária
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Em relação à raiva, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2230930 Veterinária
Em áreas urbanas com circulação de variante do vírus rábico de morcego, caso cães e gatos previamente vacinados contra a raiva tenham contato com morcegos, deve-se
Alternativas
Q2230931 Veterinária
Uma das principais ações de combate à dengue são as medidas de controle vetorial. Os municípios são categorizados em dois estratos, em função da presença ou não do vetor Aedes aegypti ou Aedes albopictus.
Uma atividade preconizada em municípios categorizados como Estrato I, seja em períodos epidêmicos e não epidêmicos, é:
Alternativas
Q2230932 Veterinária
Para que se tenha um caso confirmado de dengue clássica, deve-se ter:
Alternativas
Q2230933 Veterinária
“A febre amarela é causada por um ___________ cujos vetores artrópodes de transmissão envolvidos podem ser _________  . ”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
Alternativas
Q2230934 Veterinária
Entre as medidas de prevenção e controle da Leptospirose, em relação às vias de transmissão, é correto destacar
Alternativas
Q2230935 Veterinária
A infecção humana com o agente causador da Leptospirose possui uma modalidade comum e outras mais raras. Pode ser considerada uma transmissão humana comum
Alternativas
Q2230936 Veterinária
Em relação à vacinação contra a brucelose, é correto afirmar que
Alternativas
Q2230937 Veterinária
“Para o diagnóstico da tuberculose, a tuberculinização deve ser realizada em _________ com idade igual ou superior a _________ semanas. Um teste de rotina é o _________ , sendo que o __________ é utilizado como teste confirmatório. ” 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
Alternativas
Q2230938 Veterinária
Em relação ao agente etiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2230939 Veterinária
Para evitar os riscos de transmissão da leishmaniose, algumas medidas preventivas de ambientes individuais ou coletivos devem ser estimuladas, entre elas:
Alternativas
Q2230940 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta o agente de uma infecção fúngica sistêmica que pode se apresentar desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada com evolução para óbito. Os indivíduos geralmente adquirem a infecção pela inalação (entrada) de partículas infectantes do fungo decorrente do manuseio do solo, frutas secas e cereais e nas árvores. O fungo também é isolado nos excrementos de morcegos e aves, como galinhas e outras gregárias.
Alternativas
Q2230941 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma doença causada por uma bactéria transmitida por picada de carrapatos (Ixodidae):
Alternativas
Q2230942 Veterinária
As populações de cães, extensíveis para as populações de gatos, apresentam importância para a saúde pública, podendo ser classificados em estratos.
“Dependem parcialmente da intervenção de pessoas para sua alimentação, cuidados básicos de higiene e de prevenção de doenças, respondendo ou não a comandos simples. São parcialmente restritos, podendo circular pelas ruas e logradouros públicos sem supervisão.
Em virtude da falta de controle sistemático por parte dos proprietários, estes animais representam um dos mais importantes estratos de populações canina e felina envolvidos na transmissão de doenças a seres humanos e a outros espécimes. Devido à expansão de seu território, à falta de comando e ao constante contato com animais estranhos nas circunvizinhanças em que permanecem, se envolvem em agressões, oferecem riscos de acidentes de trânsito e podem se infectar e transmitir doenças a seres humanos e a outros espécimes animais.”
O estrato descrito no texto é:
Alternativas
Q2230943 Veterinária
Os métodos de eleição para o controle da reprodução de cães e gatos em machos e fêmeas, respectivamente, são:
Alternativas
Q2230944 Veterinária
Ante à importância dos agravos por morcegos para a saúde humana e animal, fazem-se necessários o monitoramento e o controle populacional desse mamífero. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2230945 Veterinária
Os morcegos são passíveis de adquirir e transmitir várias enfermidades sendo que a mais importante é a Raiva. Em relação a essa informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2230946 Veterinária
“A espécie Tityus serrulatus ( ________ ) reproduz-se por ________ . Este fenômeno __________ sua dispersão e proliferação.”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: E
6: B
7: D
8: A
9: E
10: D
11: B
12: C
13: E
14: A
15: D
16: B
17: C
18: E
19: A
20: C