Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo André - SP 2024 para Arquiteto

Foram encontradas 6 questões

Q2524638 Engenharia Civil
Um conjunto de edifícios multifamiliares de habitação de interesse social será executado em alvenaria estrutural, havendo preocupações quanto à estanqueidade das juntas de assentamento da alvenaria, especialmente nos últimos pavimentos. Estudos prévios indicaram que o material de revestimento mais econômico, por metro quadrado, para as paredes de salas, corredores e dormitórios, seria o gesso, aplicado diretamente sobre a superfície do bloco, desde que para isso sejam adquiridos blocos de boa qualidade, com controle dimensional adequado, e que sejam respeitados rigorosamente o alinhamento e o prumo no assentamento da alvenaria.

Considerando-se as limitações do gesso como material de revestimento, seria adequado, no que diz respeito ao revestimento de paredes,
Alternativas
Q2524639 Engenharia Civil
Em análise de um projeto de edificações a ser implantado no estado de São Paulo, o consultor de segurança contra incêndios apontou que (i) alguns dos materiais propostos para revestimento das fachadas dessa edificação não apresentariam resistência ao fogo, podendo sofrer ignição ou combustão quando sujeitos a calor, e poderiam, portanto, contribuir para a propagação e radiação do fogo. Por conta disso, o consultor propôs alternativas de (ii) materiais que, submetidos à ignição ou combustão, não apresentam rachaduras, derretimento, deformações excessivas e não desenvolvem elevada quantidade de fumaça e gases.

Nos regulamentos de incêndio vigentes, os materiais previstos originalmente no projeto, descritos no item (i), e as alternativas propostas pelo consultor, descritas no item (ii), são denominados, respectivamente, materiais
Alternativas
Q2524648 Engenharia Civil
Um edifício será construído em ambiente urbano, em área industrial, com estrutura convencional em concreto armado e lajes maciças em panos de 11 x 5 m (medidas entre eixos estruturais), com armadura de 8 mm em um sentido. Os eletrodutos serão metálicos, com diâmetro externo variando entre as seções 16 mm, 25 mm e 32 mm. O dimensionamento atual das lajes considerou espessura da laje e = L/40, sendo L o vão teórico. Esse vão teórico foi reduzido em 10% em relação à medida entre eixos estruturais, devido ao engastamento (a laje sempre é contínua em pelo menos uma borda). O cobrimento da armadura da laje requerido pela situação da obra (condições do ambiente urbano) é de 35 mm. Na análise preliminar do projeto de instalações elétricas, a equipe de coordenação do projeto, encarregada da análise de interferências (clash detection) verificou que, por necessidade de dimensionamento de circuitos, foi previsto o cruzamento de eletrodutos caminhando horizontalmente pela laje.

Nas condições descritas, tal cruzamento
Alternativas
Q2524649 Engenharia Civil
A degradação de impermeabilizações flexíveis – como mantas asfálticas – de lajes de concreto armado em coberturas, em função da perda localizada de elasticidade e consequente ruptura, gerando vazamentos de águas pluviais, pode ocorrer mesmo quando se garantiu proteção mecânica adequada para a impermeabilização.

Nessa situação, a degradação pode ser causada, dentre outras,
Alternativas
Q2524650 Engenharia Civil
Hipoteticamente, uma Prefeitura da Região Metropolitana de São Paulo padroniza as estruturas dos pavimentos flexíveis asfálticos convencionais, em projetos de pavimentação do sistema viário do município, em função das características de tráfego previstas, observadas declividades máximas admissíveis.

Nessas condições, restaria definir, para esses pavimentos, em função de cada situação específica,
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: E
5: B