Questões de Concurso Público UNIFESP 2024 para Físico | Física Médica
Foram encontradas 8 questões
A grande maioria dos elétrons incidentes sobre o alvo em um tubo de raios X perde energia cinética nas inúmeras colisões, convertendo-a em energia na forma de calor. Uma pequena fração dos elétrons incidentes no alvo aproxima-se dos núcleos dos átomos que constituem o alvo e podem, de uma só vez, perder uma fração considerável de sua energia, emitindo um fóton de raio X. Os raios X gerados quando os elétrons sofrem desacelerações bruscas devido à atração causada pelo campo coulombiano do núcleo são chamados de radiação de freamento (do alemão, Bremsstrahlung). Além dos raios X de freamento, outros fótons, chamados raios X característicos, podem ser simultaneamente produzidos.
Diferentemente dos fótons de freamento, os raios X característicos


A atividade radioativa do após 40 dias, em relação à inicial (100%), e o nuclídeo formado nesse processo de desintegração são, respectivamente:
Os efeitos biológicos da radiação ionizante podem ser classificados quanto ao mecanismo de ação: direto ou indireto. Sabe-se que, por meio desses mecanismos, a radiação ionizante pode danificar uma determinada molécula.
O mecanismo indireto mais importante é:
A principal motivação para o contínuo desenvolvimento e aprimoramento da mamografia é a alta incidência de câncer de mama, que é o tipo de câncer mais frequente em mulheres. A técnica radiográfica da mamografia é bastante diferente em relação à técnica radiográfica convencional.
Uma das razões para essa diferença é que
A tomografia computadorizada é um exame não invasivo de diagnóstico que, com imagens geradas via radiação e produzidas por computador, permite a visualização de órgãos, estruturas e tecidos de forma muito mais detalhada que uma radiografia comum.
Os dois tipos de detectores utilizados na tomografia computadorizada e que se distinguem pelas suas capacidades de absorção de fótons são:
A ressonância magnética é a propriedade física exibida por núcleos de determinados elementos que, quando submetidos a um campo magnético forte e excitados por ondas de rádio em determinada frequência, emitem rádio sinal, o qual pode ser captado por uma antena e transformado em imagem.
Essa frequência de precessão é uma grandeza importante na ressonância magnética nuclear e é conhecida por frequência
Radiação é uma forma de transferência de energia por meio de ondas eletromagnéticas (fótons) ou partículas. Ao se expor a uma determinada radiação, inúmeros fatores são importantes, e, dependendo deles, uma mesma quantidade de radiação poderá ou não ter um efeito biológico.
A radiação não ionizante cujos possíveis efeitos são vibrações mecânicas nos tecidos, cavitação, efeitos térmicos, como elevação da temperatura local, necrose e lesões teciduais, é denominada de
Um fóton de raios gama com energia de 2,754 MeV, emitido por uma fonte de calibração de 24Na, ao interagir com a matéria, cria um par elétron-pósitron no campo de um núcleo.
A energia cinética total do par elétron-pósitron é: